5 estratégias de marketing comprovadas para nutricionistas

Neste artigo, mostraremos 5 estratégias de marketing comprovadas para nutricionistas.

Acredite, porque é verdade!

As estratégias de vendas e marketing são essenciais para um negócio bem-sucedido, sustentável e lucrativo. Mas os nutricionistas muitas vezes se sentem confusos sobre esse assunto.

O marketing eficiente pode, no entanto, ser usado em todas as áreas de prática, desde a assistência para encontrar novos empregos, ganhar dinheiro como empreendedor, entrar em um estágio ou programa de mestrado! É como você se apresenta ao mundo e como consegue convencer as pessoas de que elas precisam de você ou de seus serviços.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é marketing?

O objetivo do marketing é atrair potenciais clientes e pessoas interessadas em seus produtos e/ou serviços.

Puro e simples, o marketing de boa nutrição significa ser capaz de comunicar maneiras de melhorar a vida das pessoas com o seu trabalho. Isso, por sua vez, faz com que as pessoas o conheçam, gostem de você e confiem em você o suficiente para querer trabalhar com você!

Marketing não é apenas vender, é sobre maneiras criativas de mostrar o quão incrível e experiente você é.

Alguns exemplos de marketing são: criar receitas, escrever postagens em blogs, criar um podcast, postar conteúdo valioso nas mídias sociais, postar trabalhos/trabalhos de pesquisa em que você esteve envolvido, etc.

5 estratégias de marketing comprovadas para nutricionistas

Agora vamos passar por 5 estratégias comprovadas que você pode começar a usar HOJE para se comercializar como um profissional.

1. Defina sua marca pessoal

Branding para nutricionistas é o processo de criação de dicas visuais (como o nome da empresa, logotipo, cores da marca ou fontes) que são reconhecíveis como associadas a você.  

Por que o branding é para o seu negócio? 

  • A marca muda a forma como as pessoas percebem você e sua oferta.
  • O branding ajuda a agilizar seu processo criativo para que você saiba EXATAMENTE o que postar em seu site, blog, mídia social e muito mais.
  • Uma marca coesa faz você parecer mais profissional, o que impulsiona os negócios e aumenta o reconhecimento da marca.
  • As marcas registradas são reconhecidas! Quando as pessoas se lembrarem de você pela sua marca, elas estarão mais propensas a recorrer a você no futuro quando precisarem de seus serviços.

Como você começa com o processo de branding? 

Pergunte a si mesmo - como você quer ser percebido pelo seu público?

Alguns exemplos de palavras descritivas podem ser estimulantes, bem-humorados, sérios, acessíveis, femininos, masculinos, empoderadores, autodepreciativos. Isso realmente deve ser a espinha dorsal da sua marca pessoal e realmente ajudará como você escreve e como se apresenta online.

Digamos que Carlos tenha seu próprio consultório particular de nutrição e queira ajudar jovens de 20 anos com nutrição fitness. Sabendo que seu público-alvo são homens na casa dos 20 anos, ele pode escolher palavras como: masculino, poderoso e motivacional.

Agora que Carlos conhece essas informações, isso o ajudará a entender como ele se comunicará com seu público. Então, quando ele cria seus gráficos para publicação no Canva, ele escolhe cores e fontes que se comunicam com seu público e transmitem poder, masculinidade e motivação. Ele também agora sabe quais mensagens dele devem ser dirigidas diretamente a esses jovens de 20 anos.

Veja o que quero dizer? O poder da marca pode ser incrivelmente poderoso se você pensar um pouco e prestar atenção. 

2. Seja ativo nas mídias sociais 

Todo mundo deve estar interessado em começar um negócio e se tornar ativo nas mídias sociais.

Independentemente de você adquirir clientes por meio das mídias sociais ou não, isso ajuda você a ser mais visível e a fortalecer sua marca.

Também ajuda na validação social. Por exemplo, se um cliente em potencial encontrar você em seu site, provavelmente também o procurará nas mídias sociais ao decidir se quer trabalhar com você.

As pessoas recorrem às mídias sociais para obter informações sobre tudo, incluindo saúde. Quando os nutricionistas não estão nas redes sociais, esta é uma grande oportunidade PERDIDA. Sabemos que tem muita gente sem qualificação falando sobre nutrição nas redes sociais, então os verdadeiros nutricionistas devem estar lá.

O LinkedIn é uma ferramenta de marketing muito boa. Ao compartilhar histórias e projetos em que você está trabalhando, ou até mesmo artigos que você escreveu, você torna seu trabalho acessível a mais pessoas. Isso, por sua vez, ajuda potenciais empregadores ou clientes em potencial a entender o valor que você pode trazer para eles ou para a organização.

3. Construa um site e use SEO estrategicamente 

Um site é incrivelmente importante para dar às pessoas a chance de descobrir você organicamente ou aprender mais sobre seu trabalho.

Eu gosto de dizer que enquanto seu site é sua casa, a mídia social é como um carretel de destaque. Seu site funciona como um balcão único para garantir que alguém possa obter todas as informações necessárias sobre você de maneira acessível.

No entanto, queremos garantir que nosso site seja facilmente encontrado no Google. Para fazer isso, usamos uma ferramenta chamada Search Engine Optimization para obter uma classificação mais alta em mecanismos de pesquisa como o Google.

Embora o SEO possa ser complicado, um lugar fácil para começar é garantir que você esteja usando as seguintes palavras-chave em seu site:

  • Nutricionista em [inserir cidade]
  • Nutricionista em [inserir província/estado]
  • Nutricionista em [inserir nicho]

4. Defina um nicho

Quando se trata de administrar um negócio de sucesso, acredito firmemente que você DEVE ter um nicho. Mas quando digo nicho, não me refiro apenas a uma condição relacionada à dieta, como diabetes, saúde digestiva ou alergias alimentares. Um nicho pode ser aplicado de forma mais ampla a um grupo de pessoas ou uma faixa etária que você está genuinamente interessado em apoiar.

Um nicho não significa que você se limita - eu acredito firmemente que se você não fala com alguém, você não fala com ninguém. Um nicho ajuda você a entender quem é seu cliente ideal e quais desafios eles têm (que você pode ajudar a resolver).

Um nicho especifico também ajuda a atrair seu cliente ideal. Mostrar que você tem experiência única em uma área específica prova que você pode ajudar a resolver os desafios únicos de alguém (que eles estarão muito mais dispostos a pagar para você fazer!)

5. Faça sua estratégia baseada neles e não em VOCÊ

Quando se trata de marketing, queremos sempre fazer a pergunta: quais desafios meu público-alvo precisa resolver?

Muitas vezes, enquadramos nossas mensagens de marketing em torno de coisas que achamos interessantes, em vez de nos colocarmos no lugar de nosso mercado-alvo.

Maneiras de descobrir sobre o que seu mercado-alvo deseja saber mais:

  • Encontre pessoas em seu mercado-alvo e faça sua pesquisa – quem mais eles estão seguindo? quais tópicos você publica? Que lutas você tem em sua vida?
  • Preste atenção aos tipos de perguntas que as pessoas fazem a você
  • Pergunte-lhes! - Por exemplo, costumo usar as histórias do Instagram para pesquisar e perguntar ao meu público o que eles querem saber mais
  • O que sua concorrência está indo bem ou não? e você quer fazer diferente?

Aqui estão - 5 estratégias de marketing comprovadas para nutricionistas.

O marketing eficaz pode ser usado em todas as áreas de prática, desde ajudá-lo a encontrar novos empregos, ganhar dinheiro como empreendedor, entrar em um estágio ou programa de mestrado! É como você se apresenta ao mundo e como consegue convencer as pessoas de que elas precisam de você ou de seus serviços.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

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