Aeróbico ou musculação: qual ajuda a emagrecer mais?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o tipo de exercício que ajuda a emagrecer mais rapidamente. Escolher entre aeróbico ou musculação é um processo muito importante para você alcançar os objetivos desejados com seu peso.

O processo de emagrecimento leva uma série de questões em conta, principalmente em questão de alimentação e atividade física com aparelhos para academia de pilates. Por isso, é importante que você saiba qual tipo de exercício deve ser sua prioridade, ainda que você possa fazer os dois em sua rotina.

Para conseguir lidar com esse tipo de ação, é preciso identificar as diferenças e as vantagens que cada tipo de exercício pode trazer para seu corpo, além de pensar em quais atividades complementares devem ser trabalhadas para objetivamente fazer você perder peso.

Isso ajuda você a entender suas possibilidades e identificar o que pode ser a rota mais efetiva para o emagrecimento, uma vez que as atividades físicas corretas são muito importantes para garantir uma estrutura de qualidade.

Em muitos casos, contar com ajuda profissional é uma excelente opção. Através de personal trainers e instrutores de academia você pode identificar exatamente o que deseja, e receber um treinamento de acordo com sua necessidade e a utilização de equipamentos como uma faixa abdominal elástica com velcro.

Este profissional entende as variações de atividades, e pode criar rotinas baseadas em sua necessidade de exercícios, ajudando-o a entender melhor o que pode ser aproveitado tanto nos exercícios aeróbicos quanto na musculação em si.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são muito comuns para quem deseja perder peso, por isso normalmente estão na rotina de qualquer pessoa que está de dieta. Trata-se de uma série de exercícios de baixa intensidade, mas que possuem longa duração.

Dentro desse modelo, existem diversos exercícios que podem ser citados, como:

  • Pular corda;
  • Corrida;
  • Escalada;
  • Bicicleta.

Estas atividades são muito importantes para a perda de peso, e também ajudam a aumentar a resistência do organismo, preparando o corpo para passar mais tempo realizando uma atividade física em particular acompanhado por um centro de medicina do trabalho.

Normalmente, esse tipo de exercício demanda muita repetição para efetivamente gerar uma diminuição no peso, e por isso é muito importante criar mais resistência e disposição para que você consiga trabalhar por mais tempo com estes elementos.

Algumas das atividades aeróbicas podem ser feitas em qualquer lugar, como caminhadas e corridas. Você pode realizá-las na rua, ou se morar no litoral, na orla da praia, tornando a atividade mais prazerosa e satisfatória.

Com o tempo, você conseguirá aumentar a intensidade do exercício e o tempo que o pratica, o que é importante para garantir um condicionamento físico mais efetivo para a perda de peso e para melhorar sua qualidade de vida, junto com mudanças na alimentação como o consumo de açaí atacado salvador.

Para quem gosta de piscina, existem atividades que podem ser realizadas dentro da água, como a natação e a hidroginástica. Estas atividades são muito interessantes, e geram um impacto baixo no corpo, o que acaba reduzindo os danos.

Atividades na água são ótimas para quem tem problemas nos ossos e músculos, e é ideal para pessoas com mais idade que optam por fazer esse tipo de exercício.

Uma outra atividade que alinha a perda de peso com o lazer e com a arte é a dança. Dançar é uma excelente atividade física, e dependendo da modalidade, ajuda na elasticidade e na agilidade de movimentos, tornando-a uma excelente maneira de perder peso.

Além disso, você pode escolher um estilo de dança que seja satisfatório, tornando a atividade física um momento divertido que trabalha seu corpo inteiro de uma vez. Dependendo da coreografia escolhida, a atividade pode ser individual ou em grupo.

A dança é, além de um excelente exercício, uma atividade social, que permite que você conheça e interaja com novas pessoas e crie um grupo de amizades. Mudar sua alimentação também é importante, começando com um pão de forma integral valor.

Por fim, algumas atividades específicas em academias podem ajudar muito as atividades aeróbicas. Estas atividades têm ganhado muito espaço por serem diferentes e estimulantes, desde o spinning até treinamentos de pulo e levantamento de peso.

Estas atividades são diferenciadas pelo estímulo feito pelo instrutor, acompanhado de músicas escolhidas especificamente para ditar o ritmo da atividade, o que estimula ainda mais os participantes a buscar resultados com esse tipo de ação.

Engana-se quem pensa que os exercícios aeróbicos são apenas para perder peso. Eles também ajudam a prevenir uma série de doenças, como diabetes e hipertensão, além de fortalecer o organismo e melhorar até mesmo a qualidade de seu sono.

Musculação

A musculação, também conhecida como exercício anaeróbico, é focada na resistência e no desenvolvimento dos músculos. Por isso, ela é normalmente ligada a definição corporal e manutenção de peso, principalmente quando aliada a alguns alimentos, como a alga marinha para sushi.

Entretanto, a verdade é que com a carga correta de exercícios, e com uma rotina adequada, ela pode ser muito importante para queimar gorduras e ajudar no emagrecimento. Existem diversos modelos de treino que podem ser aplicados.

O primeiro deles é o treino metabólico, que se foca no gasto de calorias. Normalmente, esse tipo de treino possui exercícios com mais repetições e uma intensidade alta, na prática das atividades.

O foco do treino metabólico é aumentar sua frequência cardíaca, permitindo que o corpo queime mais gorduras durante o processo e ajudando-o a perder peso de maneira considerável.

Já a hipertrofia busca aumentar o tamanho de seus músculos. O objetivo é tonificar e definir os músculos corporais, usando a musculação para conseguir atingir esse objetivo. Neste caso, as atividades aeróbicas devem ser reduzidas.

Vale lembrar que a hipertrofia lida com definição, por isso você nem sempre perderá peso ao usar esse formato de exercício, mas sim adaptar seu corpo para uma definição mais expressiva, deixando-o do seu agrado.

Os nutrientes recebidos da alimentação também impactam a hipertrofia, sendo interessante conseguir um bom contato de atacadista de frutos do mar para melhorar sua alimentação.

O treino conhecido como intervalado é um formato de alta intensidade e se baseia em períodos de exercício intenso seguidos de períodos de recuperação. Eles ajudam a aumentar a resistência física, e são ideais para que você passe para outro exercício posteriormente.

Esse modelo também é mais eficiente na queima de calorias, por isso é muito interessante sua utilização para quem deseja reduzir a gordura corporal, conseguindo trabalhar com ela de maneira mais objetiva.

Também há uma melhora significativa com o treino intervalado em questões cardio respiratórias, tornando-o um modelo muito importante para atividades físicas como um todo.

Por fim, os treinos funcionais são aqueles realizados em circuitos, normalmente uma série de exercícios que deve ser feito em um período específico de tempo.

Esse modelo é muito relevante quando você trabalha com um instrutor, uma vez que ele pode encaminhar suas atividades e marcar o tempo para cada exercício, permitindo que você aproveite melhor esse tipo de treino.

Normalmente, o treino funcional trabalha com as necessidades do aluno, e por isso é uma ótima opção para quem deseja perder peso, uma vez que o instrutor o direciona para esse tipo de atividade.

A musculação apresenta uma série de benefícios além de auxiliar na perda de peso, que incluem ganhar mais força e resistência, trabalhar com a flexibilidade e até mesmo melhorar a autoestima, gerando uma sensação de prazer e bem-estar depois das atividades, principalmente se você mudar seus hábitos com uma empresa de produtos veganos.

Qual é o melhor para emagrecer?

O melhor caminho a se seguir se você tiver a possibilidade é fazer ambos os tipos de exercício de maneira intercalada, deixando alguns dias para os exercícios aeróbicos e outros para os anaeróbios.

Entretanto, caso você não tenha tempo para realizar atividades todos os dias, o ideal é priorizar os treinos aeróbicos, que possuem mais chances de ajudar no seu tratamento de perda de peso.

É preciso ter em mente, entretanto, que os exercícios são apenas parte da solução, e devem ser trabalhados junto de uma série de fatores como o consumo de água adequadamente, uma alimentação de qualidade, entre outros elementos.

Além disso, você deve procurar sempre que possível um profissional para acompanhar seu desenvolvimento, ajudando a alcançar os objetivos que você deseja para seu corpo e entendendo as melhores atividades para esse processo.

Um bom profissional conseguirá lidar até mesmo com questões de saúde, impedindo lesões e outros problemas que podem acontecer ao longo do treino.

Considerações finais

Os exercícios são uma excelente maneira de iniciar um processo de perda de peso, mas eles ainda geram muitas dúvidas, sobretudo em pessoas que não têm o costume de praticar atividades físicas.

Por isso, quando você decide perder peso, é importante se comunicar com profissionais da saúde e da educação física para garantir resultados efetivos para suas atividades, principalmente se você tiver um tempo reduzido para exercitar-se.

Dessa maneira, você consegue otimizar seus processos e entender todo o potencial que você pode conquistar com esse tipo de estrutura, garantindo resultados muito melhores para seu corpo como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up