Efeito Platô: entenda o que é e como evitar

A busca por emagrecimento é cada vez mais constante em diversos meios, despertando um desejo em realizar dietas, atividades físicas e diversos hábitos para ter sucesso nessa busca, uma das preocupações nesse processo é justamente o efeito platô.

O efeito platô está totalmente associado com o emagrecimento, esse processo condiz com o momento em que o corpo estabiliza diante de uma dieta e dessa busca por emagrecer, adaptando o organismo a cada ação realizada.

Dessa forma, esse efeito é realizado justamente por uma desaceleração do metabolismo, se adaptando ao momento em que o corpo está com a rotina diária, e não demonstrando mais resultados visíveis e impactantes.

Com isso, essa não demonstração dos resultados e desaceleração pode ser um dos fatores de desânimo e de frustração para quem está nessa busca, sendo um dos pontos para regredir e retroceder nesse processo.

Em suma as pessoas são motivadas pelos resultados e por de fato verem na prática cada ação acontecendo, sendo um dos fatores para que se continue nessa busca e para que se tenha ânimo.

Vamos imaginar uma pessoa que muda suas práticas e hábitos alimentares por uma busca ao emagrecimento, deixando de consumir um pão de forma integral valor ao ir ao mercado, além de realizar atividades físicas e afins, ao não ver os resultados serem demonstrados, manter o ânimo é um desafio e tanto.

Por isso, é necessário que se tenha atenção a esse efeito para evitar esse processo e conseguir de fato ter êxito nessa busca por emagrecimento e sempre se manter animado em cada etapa.

Nesse momento você deve estar se perguntando justamente em como evitar esse efeito e se manter ativo em uma vida saudável e na busca por um emagrecimento, assim acompanhe o texto e entenda tudo sobre esse efeito e em como evitá-lo nesse processo.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Comportamentos que reforçam o efeito platô

O processo de perda de peso reúne diversos fatores, como a alimentação, a ingestão, a absorção e o seu metabolismo, tendo justamente esse alinhamento para que os resultados comecem a ser observados.

Logo ao iniciar esse processo é bem comum que a perda de peso se faça presente de uma forma rápida, causando espanto e certa felicidade por conseguir ver os resultados já nos primeiros meses.

Com isso, as pessoas tendem a ter esse resultado e esse impacto de forma antecipada, mas o problema diante dessa situação são os passos conforme seu metabolismo estar habituado a essa rotina, não tendo resultados significativos diante desse processo e dessa busca pelo emagrecimento.

Por exemplo, uma pessoa que contrata um serviço de cozinheira para residencia, buscando alinhar uma boa alimentação com os seus treinos, ao não realizar mudanças no treino e em sua dieta a longo prazo, é bem provável que o efeito platô aconteça.

Por não buscar mudanças e se habituar a essa rotina diária, seu metabolismo e corpo se acostumam a esse processo, e de fato não proporcionam mais mudanças impactantes tendo uma espécie de equilíbrio diante dessa ação.

A partir do momento em que o corpo se acostuma ao peso e as calorias, se torna praticamente uma via de mão dupla gastando e consumindo na mesma proporção, sem mudanças e esse impacto visualmente significativo.

Ainda que o consumo de pão francês congelado para assar seja em uma proporção menor do que antes dessa busca pelo emagrecimento, o corpo se encontra em um equilíbrio onde não se tem essa evolução e resultados a todo o tempo.

Esse efeito é bem comum em alguns casos, por isso pode ser visto com certa frequência entre as pessoas. Acompanhe algumas situações.

  • Perda de peso relativamente rápido;
  • Manter a dieta por um longo período;
  • Manter a mesma alimentação por mais de 6 meses;
  • Diminuição rápida do metabolismo.

Esses são um dos principais responsáveis por gerar o efeito platô, fazendo com que se tenha essa constante atenção e colocando as pessoas em alerta para que de fato não se encontre nessas situações citadas.

Portanto, é importante ter isso em mente e vigiar sua rotina de forma constante, não abrindo brechas e possibilidades para que esse efeito se estabeleça e para que você não se encontre realizando os mesmos hábitos sem ter o resultado obtido.

Alguns dos procedimentos que podem ter um impacto positivo nesse processo são realizar exames em um centro de medicina do trabalho, entre algumas ações que prometem te ajudar nesse processo.

Para conhecer essas ações a serem realizadas, continue acompanhando o texto e veja como evitar esse efeito e manter seus treinos e alimentação da melhor maneira possível.

O que fazer para evitar o efeito platô

É importante que primeiramente se busque a ajuda de um médico para de fato evidenciar o que é este problema, levando em consideração o que está acontecendo e essa situação, ao ser constatado de fato o efeito platô, algumas dicas podem te ajudar nesse processo. Acompanhe!

1 - Ter mudanças na alimentação e nos hábitos

Como foi dito durante o texto, manter a mesma dieta por um longo período pode acarretar nesse efeito, com isso é importante que se altere a sua alimentação com certa constância, se habituando a dietas e novos hábitos alimentares.

Uma ótima dica nesse processo, é buscar alimentações e produtos alternativos para compor sua dieta e ter essa mudança a sua disposição, alga marinha para sushi são um desses exemplos, sendo um alimento diferente e adicionando vantagens como reduzir o colesterol, acelerar o metabolismo, etc.

Então ao realizar essa ação é importante o acompanhamento de uma nutricionista para ter precisão em seus passos, a alimentação é um dos grandes responsáveis pelo efeito platô e por provocar possíveis mudanças sejam positivas ou negativas. 

Assim, ao alinhar sua alimentação da forma correta se tem uma eficácia nos treinos e se resolve esse possível transtorno relacionado à alimentação e aos hábitos alimentares em seu dia a dia.

2 - Mudar e impor mais intensidade em seu treino

Realizar essas mudanças e conseguir impor cada vez mais intensidade faz com que se tenha um maior gasto de energia, assim gerando bons resultados e fazendo com que seu corpo se mantenha em um equilíbrio diante da mesma rotina.

Estabelecer objetivos semanais pode gerar uma eficácia nesse processo, mantendo um ânimo e conseguindo se motivar para ter mudanças acessíveis e conseguir sempre estar nesse ritmo intenso.

Vamos imaginar uma pessoa que muda seus hábitos alimentares com frequência, por exemplo, em um atacadista de peixes a uma casa de produtos naturais para ter essa variação, ao alinhar esse fator com uma boa rotina de treino, de fato se estabelece o melhor cenário possível.

Por isso, é essencial ter isso em mente, realizar essas mudanças e sempre regrar suas ações conforme esses movimentos e hábitos citados.

3 - Beba água com frequência

Por mais que pareça um ponto de atenção simples diante dessas informações, ao de fato beber 2 litros de água por dia, o funcionamento do seu organismo se mostra muito mais eficaz, impactando em seu metabolismo e nesse processo.

Em suma é importantíssimo se atentar a sua alimentação e treino, conhecendo e consumindo, por exemplo, uma distribuidora de carnes nobres, mas também é fundamental se atentar aos pequenos detalhes.

Beber dois litros de água por dia além de auxiliar nesse ponto que citamos, melhora de forma considerável o organismo e faz com que seu funcionamento esteja da melhor maneira possível, proporcionando também uma pele mais saudável. 

Por isso, atente-se e leve em consideração esse ponto.

4 - Descanse

Dormir bem é algo necessário não somente nesse processo, mas para toda nossa vida, quando pensado no efeito platô, ao conseguir de fato descansar da forma correta se tem um aumento em seu metabolismo devido à regeneração muscular adequada.

Ao dormir da forma correta se tem benefícios relacionados ao hormônio como a fome e afins, assim gerando um funcionamento positivo e fazendo com que se tenha o melhor nessa busca por emagrecimento.

Portanto, descansar sempre é necessário independente da vontade de treinar e de mostrar resultados expressivos em seu corpo, levando em consideração esse ponto de grande importância para um melhor funcionamento.

5 - Evite dietas prejudiciais

Dietas relacionadas ao corte total de alguns alimentos que produzem energia e geram um melhor funcionamento do nosso corpo, podem ser prejudiciais para o metabolismo e para se ter ânimo durante esse processo.

Vamos imaginar uma pessoa que mora próxima a um mercado açaí atacado salvador, ao cortar alimentos necessários nas compras realizadas nesse mercado, o impacto será em seu dia a dia e na rotina dessa pessoa.

Assim, agravando sua saúde e fazendo com que a pessoa se encontre de alguma forma nesse efeito platô, sem a energia, proporcionada através dos alimentos.

Portanto, ao acompanhar essas dicas e ações do que fazer para evitar o efeito platô, e tendo esse conhecimento a sua disposição, aplique cada uma das estratégias citadas e tenha foco em todo esse processo, buscando uma eficácia na busca por emagrecimento e tendo os melhores resultados possíveis. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up