4 dicas de atividades físicas que podem amenizar os sintomas da TPM

Sente sintomas da TPM e quer reduzi-los? Os exercícios físicos trazem resultados incríveis para reduzir dores, cólicas e até mesmo o mau-humor que a oscilação hormonal causa.

Reclamar do desconforto pré-menstrual não é exclusividade sua, até 85% das mulheres sofrem com sintomas que começam entre 11 e cinco dias antes do período menstrual.

Mas antes de procurar remédios para reduzir as dores, veja esses quatro exercícios que deixarão "aqueles dias" mais leves e tranquilos.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é a TPM

A TPM é sigla para Tensão Pré-Menstrual, uma condição comum que afeta as mulheres antes da menstruação.

Com os hormônios sofrendo alterações por conta do ciclo menstrual, é comum que haja mudanças no corpo e no humor.

Os principais sintomas da TPM são: sonolência, dificuldade de concentração, insônia, irritabilidade, depressão, vontade de chorar, tristeza, fome, falta de apetite, cansaço, dor de cabeça, aumento do peso, inchaço nas mamas, acne, entre outros.

O mercado oferece uma série de produtos para auxiliar as mulheres durante as fases do ciclo menstrual.

É comum que as mulheres procurem por produtos como analgésicos, preço de calcinha absorvente, coletores menstruais e tantos outros itens que são aliados ao longo do ciclo menstrual.

Por que atividade física melhora a TPM?

As atividades físicas são aliadas das mulheres mais do que qualquer outro medicamento que reduz sintomas da TPM e nós vamos te explicar porquê.

A atividade física consegue estimular o organismo a produzir endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

Enquanto as alterações hormonais da TPM interferem nesse neurotransmissor, os exercícios físicos conseguem elevar a produção e assim reduzir os principais problemas causados no período que precede a menstruação.

Além disso, praticar exercícios físicos é essencial para melhorar a circulação sanguínea, aumentar o metabolismo - que evitará o inchaço, além de diminuir a ansiedade, melhorar o sono e reduzir a vontade de comer tão comum nessa época do mês.

Quais as melhores atividades físicas para a TPM

Agora que você já sabe porque fazer atividade física melhora os sintomas da TPM, é hora de aprender quais são os exercícios indicados.

O primeiro deles é a caminhada. Apresse os passos e mantenha o ritmo para que o seu corpo consiga produzir serotonina suficiente para reduzir os incômodos causados pela TPM.

Treinar todos os dias, pelo menos uma hora, é uma boa forma de se livrar dos sintomas que te chateiam todos os meses.

Outro exercício que você pode incluir na sua rotina é correr. Assim como a caminhada, essa atividade física vai melhorar a sua saúde de forma significativa.

Que tal pedalar em uma bicicleta? Pode ser as aulas de spinning da academia, mas fica ainda melhor se você tiver como andar de bicicleta ao ar livre, esse é um santo remédio para acabar com a TPM.

E por fim, a natação também é um dos exercícios indicados para quem está na TPM. Relaxando os músculos, trabalhando todo o corpo e produzindo serotonina.

Essas são as quatro atividades físicas que amenizam os sintomas da TPM, agora é só se preparar para dar os primeiros passos e sentir as melhorias que esses exercícios trarão.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Go up