Quais os benefícios da creatina?

Quais os benefícios da creatina?

A creatina é um aminoácido natural que se encontra no tecido muscular humano. Ela é produzida pelo fígado, rins e pâncreas e também pode ser obtida através da dieta ou através de suplementos alimentares.

A creatina é usada pelo corpo para produzir energia durante atividades físicas de curta duração e de alta intensidade, como a musculação e o sprint.

Alguns estudos sugerem que a suplementação com creatina pode ajudar a aumentar a massa muscular e a força, bem como melhorar o desempenho atlético em algumas modalidades esportivas.

No entanto, é fundamental lembrar que os efeitos da creatina variam de pessoa para pessoa e que mais pesquisas são necessárias para entender plenamente seus efeitos.

Afinal, é bem comum encontrar pessoas que montam um kit presente masculino namorado para aqueles que adoram o mundo fitness ou praticam algum esporte e precisam de um “gás” para aumentar seu desempenho.

Porém, por se tratar de um suplemento, é essencial entender que ele não é somente fabricado pelas grandes indústrias.

A creatina também é encontrada em alimentos como peixes, carnes, frango, leite e derivados. Além disso, concentrações mais altas de creatina foram encontradas em cápsulas ou suplementos em pó que podem ser tomados antes ou depois do treino.

No entanto, também é recomendável comer alimentos fontes de carboidratos, como bananas, uvas e melancia ao consumir creatina. Isso porque esses alimentos aumentam a absorção e utilização da creatina pelos músculos.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é a creatina?

A creatina é um derivado de aminoácido popular entre os atletas e praticantes de atividade física, especificamente aqueles que praticam atividades de alta intensidade, devido ao seu efeito ergogênico.

Esse efeito oferece uma série de benefícios que promovem o desempenho físico. A creatina é derivada de fontes animais, é sintetizada no fígado, pâncreas e rins a partir de aminoácidos (glicina, arginina e metionina).

No corpo, 95% do nutriente é armazenado nos músculos, os 5% restantes são distribuídos no cérebro e nos testículos para os homens.

O fígado de um adulto saudável produz aproximadamente 1g de creatina diariamente, a creatina adicional é fornecida por uma dieta variada todos os dias.

O fato de que a maior parte da creatina é armazenada nos músculos é o que torna este suplemento ideal para melhorar o desempenho físico.

Qual a função da creatina?

A creatina é usada pelo corpo para produzir energia durante atividades físicas de curta duração e de alta intensidade. Quando a creatina é ingerida, ela é convertida em creatina fosfato, que fornece ao músculo uma fonte adicional de energia.

Isso pode ajudar os atletas a se exercitar por períodos mais longos e com mais intensidade, o que pode levar a um aumento da massa muscular e da força.

É muito comum, inclusive, ver pessoas que exercem algumas funções braçais, como serviços de manutenção em uma empresa de busdoor, por exemplo, que usam esse suplemento para garantir um treino e execução das atividades com mais disposição.

Entretanto, alguns estudos também sugerem que a suplementação com creatina pode melhorar o desempenho atlético em algumas modalidades esportivas, como:

  • Futebol;
  • Basquete;
  • Levantamento de peso;
  • Ciclismo.

No entanto, é válido lembrar que os efeitos da creatina variam de pessoa para pessoa e que mais pesquisas são necessárias para entender plenamente seus efeitos.

Por isso, é sempre recomendado que uma pessoa que está iniciando suas atividades físicas, principalmente aquelas que trabalham em serviços mais “sedentários” como na confecção de camiseta de duas cores, precisam começar devagar.

Mas caso a pessoa já tenha procurado um nutricionista e esteja com a saúde relativamente boa para tomar essa suplementação, ela trará ótimos benefícios.

Além disso, existem alguns outros tipos de serventia da creatina para o corpo e aqueles que desejam utilizar como suplementação. Esses são:

Aumenta a massa muscular

A creatina aumenta a massa muscular porque fornece energia aos músculos, isso evita a fadiga e melhora o desempenho físico durante os treinos, o que favorece o crescimento das fibras musculares.

Dessa forma, é sempre fundamental buscar explorar quais as melhores formas de somar a suplementação com os exercícios adequados para se atingir os resultados que deseja.

Auxilia na recuperação muscular

A creatina facilita a recuperação muscular após a atividade física, este é o período crítico para estimular o crescimento da fibra muscular e prevenir lesões.

Em casos de pessoas que procuram se exercitar, até mesmo na terceira idade, é comum que um nutricionista especialista em idosos recomende a suplementação com creatina para ajudar na recuperação muscular de forma mais rápida.

Ajuda a prevenir doenças crônicas

Algumas doenças crônicas, como diabetes, osteoporose e doenças cardíacas, podem ser prevenidas com o uso da creatina, juntamente com atividade física regular e alimentação saudável.

Isso porque a creatina favorece a regulação dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de promover o crescimento da massa muscular, além de prevenir a perda óssea.

Previne a sarcopenia

A creatina ajuda a atenuar e prevenir a sarcopenia, que é a perda de massa muscular que normalmente ocorre após os 50 anos, o que leva a uma diminuição da força e do desempenho físico.

Dessa forma, um acompanhante de idoso pode incentivar ele a se exercitar mais e tomar a creatina, caso seja possível, para ajudar na prevenção desse tipo efeito, além de aumentar muito o desempenho e disposição do idoso durante as atividades físicas.

Esses benefícios estão associados principalmente ao uso da creatina em pessoas que têm uma alimentação saudável e praticam regularmente exercícios físicos de resistência, como musculação, pilates ou ginástica, por exemplo.

Por que a creatina é importante?

Assim como um controle de acesso automatizado, a creatina é essencial porque é usada pelo corpo para produzir energia durante atividades físicas de curta duração e de alta intensidade.

Ela é produzida pelo corpo a partir de três aminoácidos: glicina, arginina e metionina. A creatina também pode ser obtida através da dieta ou através de suplementos alimentares.

A suplementação com creatina pode ajudar a aumentar a massa muscular e a força, bem como melhorar o desempenho atlético em algumas modalidades esportivas.

No entanto, é crucial lembrar que os efeitos da creatina variam de pessoa para pessoa e que mais pesquisas são necessárias para entender plenamente seus efeitos.

Além disso, a creatina pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, como a retenção de líquidos, dor de cabeça, distúrbios digestivos e alterações no humor.

Por essa razão, é importante conversar com um médico ou um nutricionista antes de começar a tomar suplementos de creatina.

Principais benefícios da creatina

A creatina é um dos suplementos mais populares na indústria de suplementos, pois aumenta a quantidade de energia que os músculos recebem, também tem um papel no controle do açúcar no sangue, na promoção da saúde óssea e no aumento da testosterona. 

Alguns indivíduos também podem utilizar este suplemento para aumentar a massa muscular porque seus níveis de creatina são tipicamente baixos devido à falta de proteína animal em sua dieta. Além disso, alguns outros benefícios são:

1. Permitir um treino mais intenso

A creatina é muito benéfica para manter a força por um longo período de tempo durante o exercício, pois isso aumenta o volume e até aumenta o peso de certos exercícios.

Quando o treino é mais rigoroso, os músculos crescem. Isso ocorre porque o fosfato de creatina é responsável por fornecer energia imediata às células, o que garante que os músculos não fiquem fatigados por falta de combustível.

Níveis mais altos de energia levam a uma contração muscular mais forte, o que aumenta a quantidade de peso que pode ser suportada durante o exercício.

2. Promove uma “explosão” muscular

É possível observar que a fonte de energia para o crescimento muscular é o ATP, que libera grupos de fosfato para alimentar o crescimento.

Foi descoberto que o ATP existente só pode fornecer energia por no máximo dez segundos em média. Isso age como um “cartão de visita” para as moléculas de ATP.

Afinal, quando uma pessoa toma creatina, o grupo fosfato que contribui para o ADP manterá a contração, isso é feito aumentando o número de moléculas de ATP.

3. Reduz o risco de inflamações musculares

Os suplementos de creatina podem reduzir a inflamação após exercícios intensos, também podem reduzir os danos às células musculares e melhorar o processo de recuperação após o exercício.

Para indivíduos que normalmente não se exercitam por vários dias após uma atividade extenuante, como em um serviço de terceirização recepcionista, a suplementação de creatina pode encurtar o período de recuperação e permitir se exercitar mais.

Além disso, a creatina pode ter um efeito estimulante significativo no cérebro, pois a creatina tem um efeito neuroprotetor, o que significa que ajuda a proteger as células cerebrais dos danos causados ​​pelos radicais livres e outras substâncias nocivas.

Alguns estudos inclusive demonstraram que a creatina pode melhorar a memória e promover o desempenho que requer um nível mais alto de atividade.

Considerações finais

De modo geral, a creatina é um excelente suplemento e possui inúmeros benefícios especificamente para quem participa de treinos intensos e deseja maximizar os resultados.

No entanto, é fundamental lembrar que antes de tomar qualquer suplemento, é recomendado que as pessoas procurem um médico e nutricionista de confiança para se certificar de não haver nenhuma contraindicação no uso dessa suplementação.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up