6 dicas de como evitar a compulsão alimentar

6 dicas de como evitar a compulsão alimentar

A compulsão alimentar é um transtorno alimentar cuja a pessoa sente uma necessidade de se alimentar mesmo quando não está com fome. E em boa parte dos casos, ainda se alimenta mesmo quando já está satisfeita.  

Essa ação resulta em um ganho de peso ainda maior por parte do indivíduo, além de contribuir para que outros distúrbios mentais e alimentares sejam desenvolvidos ou agravados, como a depressão, bulimia ou anorexia. 

Além de desencadear situações e crises que podem acabar atrapalhando em procedimentos simples como a confecção de bolsa de pano personalizada, por exemplo, se o indivíduo for um profissional deste ramo. 

Isso ocorre devido aos problemas hormonais ou as dietas que são muito restritivas ou perda de peso, além de sintomas de ansiedade ainda mais aflorados. 

Para que um paciente possa evitar a compulsão alimentar, é fundamental ter um acompanhamento de especialistas e até mesmo o tratamento com terapias para ajudar nas questões mentais que o distúrbio provoca ou engatilha. 

Mas para que isso ocorra de um melhor modo e permita que uma vida saudável seja desenvolvida posteriormente, é essencial que os sintomas sejam conhecidos e as dicas para se evitar a compulsão também sejam buscadas como uma forma de contribuir. 

Ou então, compreender como funciona o tratamento ajuda a evitar a compulsão alimentar e com isso, ter uma vida ainda mais tranquila.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Sintomas da compulsão alimentar

Se um profissional que atua em uma empresa de instalação de multimídia busca saber se está ou não tendo uma compulsão alimentar, alguns sintomas podem indicar esses sinais como: 

  • Consumir em grande quantidade mesmo sem fome;
  • Sentimento de culpa após a refeição;
  • Comer alimentos que normalmente não comeria;
  • Comer rapidamente e com euforia. 

O consumo em grandes quantidades mesmo sem a fome presente é um dos principais sintomas e sinais de que a compulsão alimentar está sendo desenvolvida, principalmente quando se há dificuldades para que se pare de comer. 

Alimentos estranhos ou que são incomuns em uma dieta também se enquadram como principais sintomas, fazendo com que o sentimento de culpa após o ato ocorra e com isso, engatilhe outras doenças como a bulimia.

Bem como se alimentar de alimentos que normalmente não comeria, seja por uma restrição ou por não ser do agrado do indivíduo.  

O ato de alimentar-se rapidamente também é um dos principais sintomas quando se trata de compulsão alimentar. Mesmo havendo tempo para realizar a refeição em uma empresa de enfermagem domiciliar, essa ação com grande frequência nas refeições é um sinal. 

Quando se tem uma alimentação descontrolada e pouco saudável devido ao transtorno, doenças que já existem ou têm a tendência de serem desenvolvidas aumentam ainda mais as chances de ocorrerem. 

Como a diabetes ou alterações cardiovasculares, até mesmo problemas respiratórios ou deficiências nutricionais ocorrem, prejudicando o organismo como um todo. 

Dicas para evitar a compulsão

Se um profissional que trabalha com cervejeira embutida deseja diminuir ou evitar a compulsão alimentar, algumas dicas podem contribuir com essa ação e oferecer bons resultados ao indivíduo.

Horário fixo para cada refeição

O horário para refeição é algo essencial para uma vida saudável. Isso porque o corpo acaba se adaptando ao horário que deve comer e com isso, as chances dos controles alimentícios ocorrerem aumentam em bons percentuais. 

Por isso, em refeições como o café da manhã, almoço e a janta, os horários devem ser estipulados e seguidos cotidianamente.

Até mesmo as refeições mais leves como lanches entre o almoço e a janta ou na parte da manhã também devem estar dentro do cronograma.

Os horários fixos também proporcionam que os indivíduos possam programar até as suas tarefas e outros pontos do dia a dia dentro de uma rotina sem deixar de lado suas refeições. 

Alimentar a cada três horas

A alimentação dentro de três horas é essencial. Isso porque com este período, a chance do organismo realizar a digestão e os indícios de uma verdadeira fome surgirem são ainda maiores, fazendo com que a vontade de comer seja realista dentro do organismo. 

Por isso, a alimentação dentro deste período é essencial ao organismo para que assim, as chances de que a refeição sem vontade ou sem fome não ocorra. 

Mastigar com calma

Mastigar com calma é fundamental quando se está em um processo de alimentação, tal como uma topografia computadorizada de córnea também deve ser realizada com cautela. 

A mastigação com calma permite que o alimento seja bem triturado e amassado com a ajuda dos dentes e da saliva, facilitando o processo de digestão para que se enquadre dentro do período de três em três horas. 

A sensação de estar saciado também ocorre quando se há uma mastigação mais tranquila, permitindo até mesmo que não haja tantas cáries devido a salivação que ocorre, fazendo com que o líquido produzido englobe todos os alimentos. 

Até mesmo o ato de engolir contribui para que a compulsão alimentar seja evitada, e por isso, uma boa forma de se evitá-la é exercer essa ação devagar.

Exercícios físicos

Exercícios são fundamentais quando se trata de melhorar uma qualidade de vida, seja ela física ou mental, devido aos hormônios e outras substâncias corporais que são liberadas durante a prática. 

Atividades físicas controlam a compulsão devido às sensações de prazer ou bem-estar das quais o indivíduo sente. Com a liberação da endorfina, as chances de sensações como felicidade são maiores. 

Assim como a diminuição do estresse ou da depressão, fazendo com que o controle emocional se reflita em uma melhora na autoestima, o que em casos de baixa autoestima também acabam gerando uma compulsão alimentar. 

Com o controle do peso e a melhora na mentalidade, é essencial que os exercícios físicos estejam adequados para cada condição corporal da qual o indivíduo pode realizar. 

Fazendo com que as chances da compulsão alimentar diminua com um acompanhamento profissional, da mesma forma que se tem um tratamento adequado com dermatologista especialista em cicatriz, e com isso, a pessoa terá uma melhor qualidade de vida. 

Dieta equilibrada

Alimentação equilibrada é essencial quando se trata de compulsão alimentar. Uma boa dieta usando a pirâmide como base, proporciona que o corpo tenha os recursos necessários ao longo do dia com uma boa alimentação. 

Vegetais são fundamentais quando se trata de dietas, sendo vegetariana ou não. Isso porque as vitaminas e os componentes presentes em sua composição podem ajudar pontos como sangue, cérebro, ossos ou pele. 

Além de reforçar ainda mais o alimento dentro do sistema digestório, diminuindo ainda mais a necessidade de que se coma em intervalos ou sem sentir fome. 

O ato de beber água também está incorporado em uma dieta equilibrada contra a compulsão alimentar, especialmente porque o sistema digestivo pode ter um alívio com o líquido, fazendo com que a digestão ocorra normalmente. 

O acompanhamento de uma nutricionista para se elaborar uma dieta adequada para cada condição do corpo também é uma opção, assim, quando for realizar atividades como exercícios físicos, as chances de tudo estar balanceado aumenta. 

Boas condições de sono

O sono também é um fator muito importante quando se trata de compulsão alimentar, especialmente porque durante os períodos de insônia, aumentam ainda mais as chances da alimentação sem estar com fome ou fora do horário padrão. 

Em casos onde a insônia se faz presente na compulsão alimentar, buscar por clínicas terapêuticas ou outras formas de tratamento para que essa ação seja revertida é essencial e pode contribuir com o que está referente a alimentação. 

Os estágios do sono são essenciais para que o metabolismo do corpo esteja alinhado com o que é necessário para o desenvolvimento pessoal, e por isso, quanto melhor for a sua qualidade, melhores serão as ações durante o dia. 

Considerações finais 

A compulsão alimentar é um distúrbio do qual proporciona aumento de peso e pode desencadear outras doenças tanto do corpo como também da mente, tais como diabetes ou depressão e crises de ansiedade. 

Os primeiros sintomas que podem ser observados são o consumo de alimentos em grandes quantidades ou quando o indivíduo não sente fome, além de ter uma maior agilidade nas refeições e até mesmo o consumo de alimentos estranhos. 

Sentimentos de culpa após ingerir os alimentos também são sintomas das compulsões, e por isso, observar quando essas situações ocorrem contribuem para que a prática seja revertida do modo certo com ajuda dos profissionais da saúde física e mental. 

Embora possa se buscar por dicas e meios que transformem a compulsão alimentar em uma prática normal, o acompanhamento com profissionais da saúde ajuda para que outras doenças também sejam tratadas. 

Por isso, buscar se alimentar de três em três horas, assim como horários fixos para as refeições também são essenciais a um profissional que realiza aferição de instrumentos de medição, por exemplo. 

Do mesmo modo que exercícios físicos e uma boa qualidade do sono também geram grandes interferências e por isso, quanto mais o indivíduo equilibrar estes pontos, melhores se transformam os seus resultados. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up