O que é massoterapia clínica?

Basicamente a Massoterapia clínica é uma área da saúde ligada ao bem-estar, e nela são estudadas uma série de técnicas de massagens ocidentais e orientais, difundidas por vários milênios e tem como finalidade promover saúde para todos os tipos de públicos, sendo idosos ou até, crianças.

A Massoterapia Clínica é um curso, onde pode-se obter o bacharelado, e a finalidade dele é formar um profissional massoterapeuta que tenha a capacidade científica e técnica, que entenda do funcionamento de todos os processos ligados à massoterapia.

O profissional Massoterapeuta Clínico poderá atuar desenvolvendo, gerenciando, planejando, controlando, prescrevendo, acompanhando e avaliando diversos tipos de tratamentos com foco no bem estar do ser humano, deixando-o mais saudável em todos os aspectos.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Qual a diferença entre massoterapia e massagista?

Uma coisa a se lembrar é que, os massagistas são profissionais bons e qualificados e muito competentes na sua função. Porém, diferente dos massoterapeutas, estes últimos são melhores preparados com melhores técnicas e maior conhecimento podendo auxiliar no tratamento de doenças crônicas, além de emocionais e mentais.

Quanto tempo dura um curso de massoterapia?

Vale lembrar que um profissional massoterapeuta é formado em técnicas específicas na área e com um curso de cerca de 1200 horas para sua formação. Diferente de cursos de massagens, onde a grade contempla 240 horas nos mais completos.

O que é ser um profissional massoterapeuta?

O Profissional Massoterapeuta, tem como responsabilidade aplicar o recurso da massagem terapêutica em pessoas para fazer com que os músculos desestressem, e assim, podem avaliar, tratar e levar a reabilitação física do paciente.

Este profissional não é indicado para fazer o tratamento de patologias, porém, sendo um profissional da área de saúde, ele poderá usar todas as suas técnicas para melhorar a fisiologia e a biomecânica corporal, e assim, promover soluções mentais, físicas, sociais, espirituais do paciente tratado.

Qual a especialidade do massoterapeuta?

O profissional que pratica a massoterapia é especialista em realizar terapias com base em tratamentos através da massagem. Além das técnicas simples da massagem comum, é usado óleos, pedras, ervas e outros elementos que promovem o relaxamento muscular para o alívio de tensões, e assim, equilibrar os corpos mentais, físicos e espirituais.

Quem pode ser um profissional massoterapeuta?

Se você deseja ser um profissional Massoterapeuta Clínico, você poderá fazer um curso de nível técnico, que poderá ser cursado e cedido por uma instituição que seja devidamente reconhecida. E após portar o diploma você poderá exercer a profissão.

Há também em tramitação na câmara dos deputados do Brasil, um processo de regulamentação, onde caso você faça um curso em outro país, pode validá-lo no Brasil. Ao exemplo estão os casos de: Licenciatura, Bacharelado ou Tecnólogo.

Quando a massoterapia é indicada?

A massagem massoterapeuta é altamente indicada para o tratamento de danos causados por problemas de desgastes recorrentes, acidentes ou atividades físicas praticadas incorretamente, e ajudar na recuperação dos músculos, articulações e tendões.

Quais são os principais benefícios da massagem?

Os principais benefícios da massagem massoterapêutica são:

  • Menores Níveis de Ansiedade;
  • Alívio de Dores Musculares e Tensões;
  • Diminuição do Estresse;
  • Aumento no Sistema Imune;
  • Melhora a Elasticidade da Pele;
  • Diminui a Pressão Arterial;
  • Aumento da Oxigenação Sanguínea.

Quanto tempo dura uma massoterapia?

As sessões de massoterapia podem variar, levando de 30 minutos a até 2 horas, e vai depender da necessidade do paciente ou do pacote de serviços requisitado. Um Exemplo: Vale lembrar que cada clínica de massoterapia no Rio de Janeiro pode variar no tempo e nos pacotes de serviços oferecidos.

Quando a massoterapia é indicada?

Resumidamente, ela é altamente recomendada para o tratamento de traumas ocorridos em acidentes automobilísticos, desgastes naturais ou decorrente de atividades físicas praticadas de forma incorreta. Em ambos os casos ela ajuda na recuperação de articulações, músculos e tendões.

Como é uma sessão de massoterapia?

Nela, o massoterapeuta no Rio de Janeiro poderá usar uma série de técnicas conhecidas por ele, com o foco de promover benefícios diferentes, como alívio de dores físicas ou promover melhora emocional e mental.

Isso poderá causar uma série de melhoras no humor, na saúde e até na questão do sono do paciente. Sendo assim, é recomendável principalmente para pessoas acima de 40 anos. Lembrando que, idosos, gestantes e pessoas com problemas motores consultem seu médico antes de iniciar a prática.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up