Consultas e exercícios: Entenda como gerenciar o tempo para sua rotina diária

Em meio ao cotidiano e com inúmeras tarefas a serem cumpridas, é comum sentir que não existem horas suficientes para realizar toda a programação. Por isso, integrar a gestão de tempo em sua rotina diária é essencial para a conquista de mais qualidade de vida.

Isso porque, muito além de trabalho, de acordo com as premissas estabelecidas pelos Direitos Humanos para que seja possível garantir o bem-estar, a saúde física e mental, as pessoas precisam equilibrar outros dois aspectos essenciais: o lazer e o descanso.

No entanto, sem o planejamento e preparo adequado é praticamente impossível conciliar os interesses familiares com as tarefas profissionais, o acompanhamento com médicos, a realização de exercícios físicos regulares e a prática de novos hobbies.

Ainda mais desafiador é efetuar todas essas atividades com qualidade.

A falta desse equilíbrio é capaz de provocar ansiedade, estresse e uma falta de foco que torna toda a rotina menos produtiva e satisfatória.

Por isso que a gestão de pessoas em startups investe tanto em técnicas que permitam auxiliar na administração do tempo em ambiente corporativo.

Assim, se você deseja aprender mais sobre como integrar essas técnicas na sua rotina e no seu uso pessoal, continue a leitura!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Importância da gestão de tempo individual

A gestão de tempo é um processo que visa planejar e organizar a melhor forma de dividir o seu dia, para que assim seja possível conciliar todas as atividades de acordo com as maiores prioridades e demandas.

Essa é uma estratégia muito utilizada no curso de gestão de pessoas, mas que é também extremamente importante para a organização da vida pessoal. Afinal de contas, fazer essa gestão implica no ganho de diversos benefícios como:

  • Adoção de hábitos mais saudáveis;
  • Aumento da produtividade;
  • Aprimoramento do foco;
  • Ganho de autoconfiança;
  • Eficiência no desempenho de todas as tarefas;
  • Desenvolvimento dos níveis de satisfação pessoal.

Logo, não é à toa que os empresários e as lideranças especializadas na faculdade de gestão de recursos humanos ead se apoiem tanto nessa técnica, para viabilizar o alcance de objetivos e metas, fazendo seus negócios prosperarem em níveis mais elevados.

Do mesmo modo, introduzir esses mecanismos em todas as áreas da sua vida também pode ajudar na priorização dos assuntos pessoais, otimizando a forma com que você investe o seu tempo e auxiliando na realização de mais tarefas, em menos tempo.

Maiores desafios de administrar o tempo em uma rotina agitada

É bastante comum que em meio a uma rotina caótica e cheia de afazeres – como estudar as matérias do curso de especialização em administração hospitalar, colocar pendências em dia, marcar consultas médicas, etc –, você se pegue lutando para concluir uma atividade básica iniciada no começo da manhã.

Assim, apesar dos nossos melhores esforços, acabamos a semana com um grande acúmulo de pendências em aberto e uma grande sensação de insatisfação e falta de controle.

Mas, isso não acontece somente em âmbito pessoal. As empresas também passam por esse problema.

Por isso, o curso de gestão de pessoas online insiste tanto na importância de identificar quais são os problemas que mais têm atrapalhado a administração do seu tempo. 

Uma atividade importante, inclusive, para as pessoas que desejam melhorar a sua gestão de tempo individual.

Então, em vez de criar novas listas, atente-se aos empecilhos que podem estar te impedindo de conquistar seus objetivos, como:

  • Dificuldade na priorização de atividades;
  • Começar o dia muito tarde;
  • Negligência com o agendamento de horários;
  • Procrastinação;
  • Problemas com a gestão de distrações;
  • Realização de diversas atividades simultaneamente.

Todas essas pequenas ocorrências podem ser as maiores responsáveis do porque você tem sentido dificuldade de concluir toda a sua lista de atividades diárias. 

Desta forma, com a identificação desses problemas fica muito mais fácil tomar decisões mais precisas, tornando todo o seu dia mais produtivo.

Aprenda como gerenciar o tempo no seu dia a dia

Tendo identificado os maiores desafios que envolvem o gerenciamento efetivo da sua rotina diária, é preciso analisar todos os aspectos do seu cotidiano que podem estar comprometendo a performance tanto em ambiente de trabalho e em questões pessoais.

Em seguida, é preciso fazer a sistematização da sua rotina, tornando a sua lista de atividades mais organizada, objetiva e otimizada. Para que isso seja mais viável e possível, separamos algumas dicas infalíveis, confira!

  1. Faça um bom planejamento

O planejamento é o primeiro passo para o alcance do sucesso em qualquer atividade almejada.

Afinal, é através dessa organização que você será capaz de visualizar todas as tarefas que precisam ser desempenhadas ao longo do dia – desde as menores, até as mais importantes –, organizando-as em questão de prioridade, urgência, tempo e categorias.

Por isso, recomenda-se que na noite anterior seja estabelecido todas as pendências do dia seguinte, como ações do trabalho e faculdade ou até mesmo o agendamento de consultas médicas.

Isso diminuirá a procrastinação pela manhã e o atraso no comprimento dessas obrigações.

  1. Organize as tarefas de acordo com categorias semelhantes

Uma das técnicas que tendem a aumentar a produtividade da sua agenda é agrupar as tarefas semelhantes da semana em uma única sessão.

Por exemplo, os assuntos relacionados ao curso de gestão financeira online devem ser realizados após o trabalho, em um determinado horário.

Isso pode incluir, leitura de material de apoio, estudo de apostilas, resolução de lista de exercícios, pesquisas, confecção de trabalhos. Ao compilar atividades semelhantes em um momento específico fica muito mais fácil manter o foco nas tarefas e evitar distrações.

Mas, é claro que essa técnica pode ser utilizada para diversos outros aspectos da vida, como separar um dia específico da semana para somente arrumar a casa ou um horário do dia para fazer exercício físico.

  1. Priorize o trabalho mais difícil

Ao analisar a sua lista de pendências é possível identificar a atividade mais importante ou mais difícil de desempenhar? Se sim, é justamente por ela que o seu dia deve começar.

Isso porque, ao postergar ações menos prazerosas, você pode acabar criando uma sensação de angústia e ansiedade que compromete todo o desempenho das demais funções da sua lista.

Entretanto, dando preferência para essas tarefas e tirando-as do caminho, você se sente mais motivado e inspirado para concretizar os projetos que são mais fáceis e rápidos, construindo para si mesmo uma sensação de realização e satisfação que durará todo o dia.

  1. Aprenda a delegar atividades

Um dos conceitos mais utilizados na gestão de marketing e comunicação, como forma de manter a produtividade da equipe e alcançar resultados mais promissores, é o incentivo a delegação de tarefas.

Afinal, ainda que algumas funções não sejam importantes, elas podem se manter sendo urgentes.

Neste caso, encontrar alguma pessoa que possa executar essa função extra no seu lugar enquanto você dedica a sua atenção ao projeto mais importante, permite tornar o seu dia mais produtivo e efetivo. E isso pode ser introduzido na sua rotina diária também. 

Por exemplo, ao invés de gastar horas com compras semanais que podem comprometer a viabilidade da realização de atividades familiares ou do descanso, você pode contratar um serviço por meio de Apps digitais que faça isso por você.

  1. Automatize tarefas

Falando em aplicativos e tecnologia, atualmente existem inúmeras opções de dispositivos digitais que permitem a automatização de tarefas e a economia de muitas horas na semana, que podem ser dedicadas a outras atividades mais importantes.

Um exemplo disso é a utilização de aplicativos que permitem a organização financeira, oferecendo recursos de análises automáticas das informações registradas, aprimorando a confecção do orçamento mensal e o controle de gastos semanais.

Além disso, você também pode automatizar o pagamento de despesas fixas, economizando um tempo precioso na ida ao banco ou evitando as distrações que são derivadas do uso de aplicativos bancários e etc.

  1. Delimite um tempo para cada obrigação

Cada uma das atividades realizadas durante o dia pode variar muito de duração, tanto por causa da complexidade da execução de cada tarefa quanto em decorrência do ritmo de cada pessoa.

Assim, para garantir mais produtividade é importante estar preparado para o surgimento de contratempos e atrasos que podem acabar interferindo na realização das demais funções pendentes.

Por isso, determinar um limite de tempo para a realização de cada função é essencial.

No entanto, também é importante destacar que às vezes algumas coisas vão sair de controle e não é preciso sofrer por conta disso.

Seguindo essas dicas com frequência é possível organizar o seu tempo de forma a encaixar aquele afazer em algum momento dos próximos dias, de forma a não causar atrasos importantes ou comprometer o equilíbrio da rotina.

Desta forma, é possível investir em um curso de gestão financeira valor ou em qualquer outra atividade que proporcione prazer e mais qualidade de vida, obtendo mais sucesso e sem novos desperdícios de tempo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

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