Como lidar com a ansiedade

Acredite, de acordo com a OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. 

Para quem não sabe, a ansiedade é um sentimento relacionado à preocupação,com o futuro ou situações novas, nervosismo e medo intenso, podendo causar crises.

Na verdade, sensações de ansiedade podem ser ativadas quando nossa mente percebe  uma situação de risco.

Embora a sensação de ansiedade, quando moderada, possa até ser algo positivo, nos preparando para enfrentar situações novas. Por outro lado, quando ela é excessiva, pode ocasionar medo, descontrole, paralisia e diversos sintomas desconfortáveis, desde palpitações à dores de cabeça e falta de ar, sintomas que podem até ser confundidos com um ataque cardíaco. 

Por isso, o ideal é buscar equilibrar a ansiedade para que ela possa desempenhar o seu lado positivo.

Quer saber como lidar com a ansiedade? Confira abaixo 10 dicas!

Procure criar uma rotina

A rotina ajuda a criar um maior controle no nosso dia a dia, consequentemente, mais segurança. Por isso, procure incluir atividades em sua rotina, já reservando um tempo de pausa para o seu bem estar.

Reserve um tempo para você

Procure reservar um tempo para cuidar de você, isso ajuda a lidar melhor com as dificuldades, surpresas e situações desconfortáveis.

Não cobre tanto de si mesmo

Cuidado com o excesso de cobranças e objetivos difíceis de atingir. É preciso entender que nem sempre você conseguirá dar conta, e isso não precisa ser um problema.

 Respeitar seus próprios limites faz bem. 

Aposte em uma boa alimentação 

Planeje sua alimentação, priorizando um cardápio mais saudável e equilibrado. 

Acredite, uma boa alimentação é uma ótima forma de garantir não só a saúde física, mas também, a mental.

Preste atenção em sua respiração 

A respiração tem um papel fundamental e uma ligação forte com o nosso emocional, por isso, se conseguir controlá-la, conseguirá acalmar seu corpo e sua mente.

E a respiração pode atuar de duas formas para aliviar a ansiedade:

  • Fisiológica: a ansiedade nos faz respirar rápido de forma rasa e, ao controlar a inspiração, o corpo volta ao equilíbrio.
  • Emocional: ao prestar a atenção na respiração, a pessoa foca no momento presente e a ansiedade é minimizada.

Pratique meditação e técnicas de relaxamento 

Estudos comprovam os muitos benefícios da meditação e das técnicas de relaxamento para as pessoas e, principalmente, para quem sofre com a ansiedade.

O ansioso tem como característica prever negativamente algo que nem sempre irá acontecer, criando um cenário negativo como uma forma de se preparar.

E é aí que a meditação pode ajudar, tanto para que a  pessoa se conecte com o presente, como para não focar em questões do futuro, sobre as quais não pode controlar. 

Faça exercícios físicos 

Os exercícios físicos, além de fazerem bem para o corpo, estimulam a produção de endorfina e oxitocina,  substâncias que ajudam a relaxar, trazendo a sensação de bem estar e melhorando o humor, ajudando a reduzir a ansiedade.  

Se relacione mais com familiares e amigos

Relacionamentos são importantes e ajudam na valorização pessoal. Segundo estudos, passar um tempo com amigos pode ajudar a liberar ocitocina, que é um calmante natural.

E também ter um animalzinho de estimação pode ajudar a aliviar sintomas de depressão e ansiedade. Estudos apontam que animais de estimação causam um impacto positivo na nossa saúde física e mental. Caso não tenha nenhum animalzinho, mas esteja querendo adotar um pet pela primeira vez, pode pesquisar qual seria o animal ideal para você cuidar e amar.

Tenha um Hobby

Comprovadamente, ter um hobby ajuda a reduzir tensões do dia, estresse, além de ser uma forma de se presentear. Por isso, invista em algo que lhe traga prazer, podendo ser pintar, desenhar, cozinhar, fotografar, andar de bicicleta, ler, escrever, dançar, assistir filmes e séries… 

Durma bem 

Dormir bem é fundamental para quem tem ansiedade, do contrário, poderá ter dificuldade de lidar com seus sintomas, possibilitando a piora dos mesmos.

Ou seja, a falta de sono pode causar efeitos negativos na saúde mental, levando ao aumento de ansiedade.

Invista em chás 

Muitos chás contribuem para amenizar a ansiedade, oferecendo benefícios como acalmar, relaxar, ajudar a dormir, sem falar que é um alimento natural, barato, fácil de fazer, com poucas contraindicações e ainda ajuda a controlar a compulsão alimentar.

Dentre os muitos chá que ajudam a controlar a ansiedade, podemos citar  o chá de melissa, camomila, lavanda, erva cidreira, valeriana e passiflora ou de flor de maracujá. 

Desenvolva seu autoconhecimento  

Sem dúvida, o autoconhecimento pode ajudar a identificar o que nos deixa

ansiosos e, dessa forma, procurar tratar a causa ou  saber se precaver de situações que possam causar ansiedade.

E essas são nossas dicas para tentar lidar um pouco melhor com a ansiedade que, embora sejam eficazes, certamente, não substitui a busca por um profissional especializado(um bom plano de saúde que cubra a sua consulta com o profissional), principalmente, em casos de ansiedade com sintomas mais severos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up