Como levar uma rotina mais saudável no seu dia a dia

Ter uma rotina mais saudável é uma excelente maneira de melhorar sua qualidade de vida e aproveitar mais cada momento, desde seu trabalho com embalagens de papel para alimentos até seus momentos de lazer com a família e os amigos. 

Para isso, você deve ter atenção a uma série de itens do dia a dia que podem ajudar nesse processo. O início de seu dia é uma das etapas mais importantes, uma vez que tem uma relação direta com a forma como você passa o restante dele.

Por isso, criar uma rotina saudável permite que você reduza níveis de estresse e tenha um dia mais produtivo. Em um mundo cada vez mais corrido, onde as pessoas têm muitas responsabilidades, é importante que você estabeleça uma rotina para lidar com tudo.

Alguns elementos logo pela manhã podem fazer uma grande diferença em seu dia, sobretudo na questão de otimizar esse tipo de fator. Dentre eles, é possível citar:

  • Cuidar de filhos;
  • Realizar tarefas matinais;
  • Se organizar para ir ao trabalho;
  • Fazer um bom café da manhã;
  • Entre outros pontos.

Todos estes elementos precisam de organização para que você não se atrapalhe e acabe fazendo tudo correndo, o que não só deixará essas atividades menos prazerosas, mas também acabará aumentando seu estresse.

Isso não significa que você deve evitar responsabilidades, mas sim que deve organizá-las adequadamente em sua rotina para conseguir uma estrutura com mais qualidade para seu dia, seja trabalhando com uma empresa de divisora de massa ou passeando no centro..

Esse tipo de organização ajuda em todos os aspectos de sua vida, possibilitando mais saúde e disposição para realizar uma série de atividades, aproveitando melhor o tempo e até mesmo conseguindo um período de lazer.

Por isso, muitas pessoas estão constantemente procurando maneiras de ter uma rotina mais saudável a longo prazo, otimizando suas ações e organizando o dia a dia de maneira muito mais funcional.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Veja algumas dicas para uma boa rotina

Entender a importância de uma boa rotina é algo comum para a maioria das pessoas, mas aplicar essa teoria na prática pode ser muito mais complicado do que parece, principalmente por conta das dificuldades de adaptar todos seus horários.

Por isso, é importante ter atenção a algumas dicas que podem ser essenciais para você conseguir esse tipo de resultado com mais efetividade em seu serviço com uma empresa de impermeabilização, por exemplo.

Além disso, é importante pensar que cada pessoa tem suas próprias peculiaridades para lidar.

Por conta disso, mesmo que duas pessoas façam as mesmas dicas para conseguir uma rotina mais efetiva, elas podem ter resultados diferentes entre si, por isso é importante procurar as maneiras que mais se adaptam a sua necessidade e a sua realidade.

Dessa forma, você consegue se estruturar muito melhor e otimizar esse tipo de resultado para gerar uma melhoria substancial em seu dia a dia.

1. Alie-se ao despertador

O sono é uma parte fundamental de seu dia, pois ele ajuda o organismo a recuperar a energia e dá mais disposição para realizar todas as atividades em, por exemplo, uma empresa de aquecedor a gás que você possui. 

Entretanto, muitas pessoas acabam atrapalhando seus horários para tentar dar conta de tudo.

O despertador então se tornou um grande inimigo da vida adulta, uma vez que ele interrompe seu ciclo de sono e é uma representação de que suas atividades começaram e não há mais tempo para descansar.

Para ter uma rotina mais leve e com qualidade para seu dia a dia, é preciso fazer as pazes com o despertador. Ele deve ser seu aliado, ajudando-o a se preparar para todas suas responsabilidades.

Por isso, é importante que você entenda quando suas atividades começam para colocar o despertador por algum tempo antes, onde você possa despertar e se levantar, começando o dia melhor humorado.

Além disso, é preciso que você trabalhe em conjunto com ele. Isso significa que, quanto mais cedo você tiver que despertar, mais cedo deve ir dormir. A falta de sono pode gerar uma série de problemas para o seu dia a dia.

O ideal é que você durma pelo menos sete horas por dia, por isso é fundamental que se programe adequadamente para conseguir um dia saudável, seja em uma empresa de medicina do trabalho ou em casa com os filhos, sem se cansar além da necessidade.

2. Aproveite o momento de despertar

Muitas pessoas já iniciam o dia procurando o smartphone para checar mensagens e redes sociais. Esse tipo de ação acaba já colocando a pessoa em um ritmo de atividades, o que faz com que ela perca um importante momento do dia a dia.

O acúmulo de estresse, muitas vezes, é causado pelo fato de as pessoas estarem em constante cobrança umas com as outras, o que se potencializa com a necessidade de responder imediatamente todas as mensagens recebidas.

Aproveite o momento de despertar, respire fundo e levante com mais calma. A respiração é uma grande aliada na redução de estresse, e pode ajudar a ter uma manhã mais agradável e um dia menos estressante.

Além disso, todas as suas mensagens continuarão ali depois de alguns minutos, então você pode tirá-las para cuidar um pouco de si. Exercícios de alongamento também ajudam nesse momento de despertar antes de fazer um exame admissional para empresas, por exemplo.

O corpo fica mais leve e é possível reduzir dores na coluna ao ajustar sua postura e fazer movimentos específicos para ter mais mobilidade. Dessa forma, seu despertar se torna um momento de qualidade para sua rotina.

3. Água ou café?

É muito comum para iniciar o dia tomar uma xícara de café. A bebida é um forte energético e ajuda a despertar, dando fôlego para você iniciar o dia com mais qualidade e dar conta de todas as atividades.

Entretanto, tomar café logo que acorda não é o ideal. Durante o sono, você perde água tanto com a respiração quanto com o suor, acordando com muito mais sede. A hidratação deve ser um dos pontos principais para uma vida mais saudável.

Por isso, assim que despertar, o ideal é tomar um copo de água. Assim você consegue ajudar sua hidratação e fica mais preparado para lidar com o dia a dia. É interessante que o copo de água tomado pela manhã seja gelado.

A água gelada tem um forte potencial de acelerar o metabolismo de uma pessoa, o que acaba se tornando um estímulo para o organismo e permite que você fique muito mais alerta e utilize seu dia com mais energia.

4. Atividades físicas

Uma das principais maneiras de manter uma boa rotina é se exercitar regularmente. Ainda que você não tenha tempo para ir a uma academia ou fazer uma rotina completa de exercícios logo pela manhã, é importante manter o corpo em atividade.

Fazer alguns exercícios matinais para ativar o corpo é interessante, e você deve sempre que possível separar um tempo para realizar alguma atividade em particular, ajudando o corpo a se manter saudável e ativo, ideal para uma análise ergonômica do trabalho.

Além disso, é possível aproveitar as atividades físicas para ter um contato social maior. Isso porque existem muitos exercícios que são praticados em grupo, como alguns esportes e outras atividades.

Esse tipo de contato permite que você se mantenha saudável ao mesmo tempo fisicamente e mentalmente, uma vez que relações de amizade e de coleguismo são muito importantes para evitar questões como depressão e ansiedade.

Nesse aspecto, os exercícios físicos se tornam grandes aliados de qualquer pessoa que deseja uma estrutura mais adequada para seu dia a dia, otimizando assim sua rotina e mantendo-a mais saudável.

5. Organização

O passo mais importante para aproveitar melhor sua rotina é ser organizado. Sem a organização, você pode acabar acumulando uma série de tarefas e perdendo todo o trabalho feito para conseguir um dia a dia mais saudável.

Por isso, estruture-se para entender todas as suas necessidades e separar as tarefas de forma que você consiga lidar com elas. Assim, você tem um potencial muito maior de criar hábitos melhores ao trabalhar com, por exemplo, materiais hospitalares.

Isso porque a organização permite que você ganhe tempo e diminua seu estresse com a correria de sua rotina, aproveitando melhor cada momento de seu dia.

Considerações finais

Ter uma rotina saudável requer uma série de ajustes e comprometimentos, mas pode ser uma solução para a maioria das pessoas que sofrem com o cansaço e com o estresse do dia a dia corrido em grandes centros urbanos.

Pensando nisso, é muito importante saber como aplicar esse tipo de rotina adequadamente, para evitar situações de ansiedade e garantir que você conseguirá completar todas as tarefas às quais está se propondo.

Pessoas que conseguem uma rotina mais saudável acabam conquistando uma estrutura muito mais adequada para si e para as pessoas com quem convive, como cônjuge e filhos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up