Como continuar com as práticas esportivas, mesmo viajando?

Dificilmente uma pessoa não gosta de viajar. Afinal, além de visitar lugares incríveis, é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas, experimentar culinárias típicas, fazer trilhas, nadar em lagos, passar perrengues e crescer como indivíduo. No entanto, não é porque estamos sem trabalhar que nosso corpo também deva seguir essa mesma linha. Afinal, ele continua precisando de nutrientes e estímulos, a fim de garantir maior bem-estar para enfrentar os desafios dos passeios. Além disso, sabemos que em viagens nos permitimos comer além do necessário

Nesse sentido, manter uma rotina de treino mesmo durante esse período é uma ótima maneira de ficar em forma, além de melhorar o condicionamento para curtir ao máximo todas as experiências, como passear pela Praia de Antunes e conhecer as piscinas naturais. Portanto, se você tem interesse em fazer isso, continue acompanhando o post de hoje e veja algumas dicas

  1. Se organize

Nossa primeira dica é ter um bom planejamento para sua viagem. Ou seja, analise todos os pontos turísticos que deseja conhecer, quais passeios pretende fazer, restaurantes que irá visitar, etc. Com isso, é muito mais fácil se organizar e tirar um tempinho para realizar a prática de esportes. Afinal, pode se programar para acordar mais cedo ou até mesmo fazer um treino gratuito em alguma academia no tempo livre entre uma atração e outra.

  1. Faça passeios a pé

O planejamento da viagem também irá ajudar a entender quão longe as atrações estão umas das outras. Afinal, você pode criar um roteiro para conhecer todos os pontos próximos e fazer o trajeto a pé. Dessa forma, você estará em movimento, enquanto conhece os novos lugares. Com tanta coisa para apreciar, temos certeza que você nem vai perceber o esforço.

  1. Confira a programação da cidade

Outra dica muito interessante é conhecer a programação da cidade, pois dependendo da região, é muito comum encontrar aulas gratuitas de práticas esportivas ao ar livre, como ioga, funcional, corrida, bike, etc. Dessa forma, ao mesmo tempo que conhece um pouco mais os moradores e cultura local, você ainda pratica exercício físico e se mantém ativo durante a viagem.

  1. Mantenha uma alimentação equilibrada

Como falamos, é comum se permitir um pouco mais em viagens, visto que você pode não ter acesso aquele prato novamente. Contudo, é importante manter o equilíbrio, consumindo uma boa quantidade de vegetais e frutas. Assim, você se mantém satisfeito por mais tempo, evita queda de imunidade e ainda consegue realizar um treino de qualidade.

  1. Tenha consciência

Por mais que fazer atividade física seja excelente para nossa saúde, é fundamental ter a orientação adequada. Portanto, se desejar experimentar novas modalidades enquanto estiver viajando, tenha um profissional experiente ao seu lado. Afinal, não há nada pior do que se machucar e não poder aproveitar as férias para conhecer o local. Além disso, procure não exagerar e querer fazer algo muito diferente do que está acostumado, se não tiver um bom suporte técnico.

  1. Não se desespere

Por fim, entenda que a viagem é uma experiência única e pode ser que não volte acontecer tão cedo. Nesse sentido, é importante não ficar bitolado e querer perder a programação para conseguir treinar.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que vai ser muito mais fácil manter sua rotina de exercícios físicos durante a viagem. Mas, lembre-se de não focar apenas nisso, pois em alguns dias a programação pode estar mais cheia e você não conseguir realizar a prática. Nesse sentido, é importante saber que a viagem é uma experiência única e que mesmo se perder um dia de treino, isso não irá afetar tudo o que construiu até aqui.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up