Quais os benefícios da atividade física regularmente?

Quais os benefícios da atividade física regularmente

Praticar atividade física regularmente traz muitos benefícios para o corpo e para a mente, isso não é novidade para ninguém. Quando uma pessoa inclui exercícios físicos em sua rotina, começa a aproveitar muitas vantagens.

É uma forma de se sentir mais saudável e ter qualidade de vida, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Mas não são todas as pessoas que abraçam a ideia, e uma das maiores razões para isso é a tecnologia.

De certa forma, ela incentiva uma vida mais sedentária, afinal, traz muitas praticidades para o cotidiano. No entanto, também pode colaborar com a prática de exercícios físicos, a exemplo de aplicativos usados em academias.

No entanto, independentemente da tecnologia, o fato é que os exercícios físicos precisam fazer parte do dia a dia das pessoas. Mais do que exercitar o corpo, é uma maneira de se sentir mais disposto e preservar o funcionamento do organismo.

O sedentarismo é uma das maiores causas de morte do e deve ser evitado por meio dos exercícios físicos.

Este artigo vai explicar os benefícios da atividade física para a saúde, em quanto tempo é possível obter resultados e quais são os tipos de exercícios mais recomendados para quem está começando.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Benefícios dos exercícios regulares

Praticar atividade física regularmente traz muitos benefícios para a saúde, inclusive, ajuda a promover bem-estar mental. É uma maneira comprovada de melhorar o humor e aliviar sintomas de depressão, estresse e ansiedade.

Isso acontece porque as atividades físicas produzem alterações no cérebro que regulam o humor. Também aumentam a sensibilidade cerebral aos hormônios serotonina e noradrenalina que reduzem a depressão.

Uma clínica de reabilitação para mulheres viciadas em álcool que oferece atividade física beneficia os pacientes porque os exercícios aumentam a produção de endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.

Quem tem o objetivo de emagrecer precisa dos exercícios, pois eles regulam o metabolismo, ajudam o corpo a queimar calorias e auxilia na perda de peso.

Diversos estudos já mostraram que combinar exercícios aeróbicos com treinamentos de resistência maximiza a perda de gordura e ajuda a manter a massa muscular.

Eles são essenciais para os músculos e os ossos, e uma das principais modalidades ao levantamento de peso porque estimula a construção muscular e libera hormônios que aumentam a capacidade dos músculos em absorver aminoácidos.

Conforme as pessoas envelhecem, começam a perder massa e função muscular, o que pode provocar lesões e deficiências, mas ao praticar exercício físico regularmente, o indivíduo consegue manter a força ao longo dos anos.

A prática impulsiona os níveis energéticos, inclusive para pessoas que possuem alguma condição médica. De acordo com o estudo realizado, 6 semanas de exercícios físicos regulares podem reduzir a sensação de fadiga.

Nesse sentido, uma clínica que faz infusão de medicamentos quimioterápicos incentiva os pacientes e os colaboradores a adotarem uma vida mais ativa porque isso aumenta os níveis de energia de quem sofre com algum tipo de doença progressiva.

Também reduz o risco de desenvolver doenças crônicas, pois de acordo com vários estudos, o sedentarismo é a principal causa do desenvolvimento dessas doenças, e entre elas estão:

  • Problemas cardiovasculares;
  • Doenças respiratórias;
  • Hipertensão;
  • Câncer;
  • Diabetes;
  • Obesidade.

Por outro lado, a prática de atividade física melhora a sensibilidade à insulina, aumenta aptidão cardiovascular e colabora com a composição corporal para regular a pressão arterial e os níveis de gordura.

O estresse oxidativo é um processo que ocorre quando as defesas antioxidantes do corpo não conseguem reparar os danos provocados pelos radicais livres, e isso acaba danificando estruturas internas, prejudicando a aparência da pele.

Exercícios físicos regulares e moderados conseguem aumentar a produção de antioxidantes naturais no organismo, protegendo as células do envelhecimento precoce.

Gastar energia estimula a recuperação durante o sono, e o aumento da temperatura corporal que acontece durante o exercício físico também colabora na hora de dormir.

Pessoas que fazem exercícios físicos regularmente conseguem resultados melhores em seus exames de rotina, como no caso de uma mamografia convencional bilateral.

Eles também reduzem dores e inflamações porque aumentam a produção de substâncias semelhantes ao cannabis, reduzindo inflamações e ajudando a tratar doenças como câncer e artrite.

Em quanto tempo os resultados aparecem?

Quando uma pessoa começa a fazer exercícios físicos, logo se pergunta se é possível obter resultados em pouco tempo ou é necessário um longo período de prática.

É importante entender que cada pessoa possui o metabolismo, por isso, o tempo de resultados não é o mesmo para todo mundo.

De acordo com profissionais, existem vários fatores que podem interferir nos resultados obtidos ao longo do tempo, como a meta do indivíduo, sua alimentação, intensidade dos treinos e frequência.

No geral, entre oito e doze semanas, os resultados começam a aparecer em termos de aparência física. Os exercícios são diferentes de um exame de ultrassom microfocado pálpebras que mostra o resultado no mesmo dia.

Para quem está começando agora, é mais fácil notar diferenças em relação à coordenação intermuscular e intramuscular que trata de um processo de adaptação neural e um estágio inicial de ganho de força.

Em relação à disposição, a mudança é instantânea, ou seja, a partir do primeiro treino, a pessoa já começa a sentir melhorias em vários campos da saúde por conta da liberação de neurotransmissores responsáveis pelo humor, ansiedade e disposição.

No entanto, eles só vão perdurar se o indivíduo conseguir manter a frequência e a prática de exercícios físicos ao longo da vida.

Atividades mais recomendadas

Quem nunca praticou atividade física antes, mas quer começar, precisa escolher modalidades adequadas. São elas:

Ponte

Para fazer esse exercício, é necessário se deitar de bruços em uma superfície plana e levantar o corpo apoiando-se sobre as pontas dos pés e os antebraços. Eles precisam estar paralelos e à frente da cabeça, ajudando a permanecer o corpo suspenso.

Pessoas que estão procurando sobre clínica de cirurgia de ginecomastia segura telefone ou qualquer outro cuidado com a saúde podem praticar esse potente exercício.

Ele fortalece a musculatura por que mobiliza a parte de trás das pernas, os glúteos, o encontro da coluna vertebral e o abdômen, evitando dores na lombar e nas costas.

Para quem nunca fez este exercício antes, o ideal é começar com 3 séries de 20 segundos por dia.

Agachamento na parede

O agachamento na parede, também conhecido como agachamento isométrico, é um exercício simples e muito bom para o fortalecimento dos músculos.

A pessoa precisa se sentar no vazio, apoiando as costas na parede e mantendo os joelhos flexionados em um ângulo de 90°.

É uma excelente opção para fortalecer a musculatura das pernas, colabora com o alinhamento da coluna e aumenta a produtividade nas atividades do cotidiano.

Até mesmo alguns idosos de um asilo perto de mim podem praticar esse exercício, fazendo entre três e quatro séries, de vinte a quarenta segundos de duração.

Flexão de braço

Um dos clássicos da musculação é a flexão de braço, e para fazer, basta levantar o corpo com as mãos apoiadas no chão e alinhadas ao peito. Depois, deve-se descer o corpo até que o peitoral se encontre com o chão.

A flexão de braço fortalece músculos posteriores, ombros e tronco, e o ideal é fazer 3 séries de 10 movimentos, aumentando ao longo do tempo.

Abdominal

Outro exercício muito popular é o abdominal, muito eficiente para manter a postura e a coluna no lugar. Basta se deitar de barriga para cima, dobrar as pernas, cruzar os braços em x sobre o tronco e elevar a parte de cima do corpo em direção aos joelhos.

Até mesmo uma clínica especializada em tratamento natural para autismo infantil pode oferecer esses exercícios para as crianças e até para os colaboradores porque é uma forma de fortalecer a musculatura da lombar e alinhar a coluna.

No início, é interessante fazer 3 séries de 15 movimentos e aumentá-los até alcançar 4 séries de 25 a 30 movimentos.

Elevar as pontas dos pés

Este exercício é muito bom para fortalecer as panturrilhas, também conhecidas como batatas das pernas. Basta manter o corpo ereto e erguer-se nas pontas dos pés, subindo e descendo repetidamente.

Quem passou por uma cirurgia de gluteoplastia 450ml pode realizar este exercício, desde que com orientação médica, para fortalecer a panturrilha. O ideal é fazer 3 séries de 15 a 20 repetições.

Considerações finais

O corpo humano precisa de movimento, caso contrário, o organismo não vai funcionar adequadamente, e com isso várias doenças começam a aparecer.

Ninguém precisa passar horas dentro de uma academia para se exercitar, pois alguns minutos por dia já são o suficiente.

Quem não gosta de frequentar academia pode optar por outras modalidades, como uma caminhada, correr ou até fazer exercícios em casa.

O importante é movimentar o corpo no dia a dia para fortalecer os músculos e conquistar saúde física e mental.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up