Os benefícios da acupuntura para sua vida pessoal

A acupuntura é uma terapia de origem chinesa e milenar, cuja execução se dá através da inserção de pequenas agulhas em pontos específicos do corpo para ajudar em uma série de tratamentos para mazelas físicas e psicológicas.

Essa técnica tem ganhado cada vez mais notoriedade no mercado, principalmente lidando com problemas de origem emocional, uma vez que é um processo muito bem executado e que pode gerar uma série de benefícios a longo prazo ao aplicá-la em uma clinica de acupuntura Osasco.

A ideia por trás da acupuntura é a de que o corpo é uma composição de energia, que muitas vezes se acumula em regiões específicas conhecidas como meridianos.

Quando há um desequilíbrio nesses pontos, o corpo acaba se inflamando, o que gera uma série de problemas, como por exemplo:

  • Estresse;
  • Dores;
  • Cansaço;
  • Fraqueza.

Esse tipo de ação acaba sendo muito importante para que você consiga lidar com uma série de problemas sem a necessidade de utilizar medicamentos pesados, trabalhando de acordo com sua necessidade e a orientação de um profissional.

A base do trabalho de acupuntura é procurar o equilíbrio do corpo através do restabelecimento da energia, otimizando a circulação desse elemento e gerando diversos efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, bastando um acompanhamento com aparelho de pressão preço ou outro equipamento especializado.

É importante ter em mente, entretanto, que esse tipo de atividade deve ser feito com muito cuidado, uma vez que existe todo um preparo para o profissional lidar com esse tipo de situação.

Procurar um especialista em acupuntura é um trabalho muito importante para conseguir um atendimento eficiente e de qualidade, sem precisar se preocupar com outros elementos importantes.

Além disso, nenhum tratamento de acupuntura deve ser considerado um substituto do atendimento médico.

É importante que você faça o acompanhamento profissional de qualidade, garantindo resultados mais expressivos e trabalhando para otimizar seu tratamento.

Lidar com estes elementos com mais assertividade é importante para manter a saúde em dia, lembrando sempre de utilizar uma mascara de tecido algodão preço para proteção.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Para que serve a acupuntura?

Existem diversas aplicações da acupuntura para pacientes de diversos casos. Uma das principais utilizações da técnica envolve o reforço do sistema imunológico, que ajuda a lidar com uma série de doenças comuns, desde dores musculares até insônia ou agitação.

Além disso, existem muitos casos da utilização da acupuntura, como um tratamento complementar no tratamento de alergias em geral, sendo uma boa ferramenta até mesmo para ajudar pacientes de quimioterapia, ajudando a reduzir náuseas e vômitos causados pelo tratamento.

Essa técnica também ajuda pacientes a lidarem com questões psicológicas e até mesmo vícios, uma vez que é uma das mais recomendadas para pessoas que estão tentando parar de fumar através da auriculoterapia.

Esta vertente utiliza a acupuntura e ajuda a lidar com uma série de sintomas de abstinência, uma vez que é uma prática pensada em combate à ansiedade como um todo. A quantidade de sessões necessárias depende do tipo de situação que está sendo trabalhado.

Normalmente, em um primeiro contato com o acupunturista, ele já define um período inicial para fazer o tratamento, garantindo um resultado mais adequado uma vez que ele procurará entender melhor e resolver qualquer situação em que você esteja procurando por mão de obra qualificada e especializada.

Tipos de acupuntura

Para que você tenha uma estrutura de atendimento com qualidade, e entenda suas necessidades, é importante conversar com o profissional de acupuntura para que ele identifique exatamente o tipo de tratamento adequado.

Acupuntura auricular

Popularmente conhecida como auriculoterapia, essa forma de acupuntura é uma das mais utilizadas no mercado, principalmente porque as agulhas são opcionais neste caso. Em alguns tratamentos, as agulhas são substituídas por sementes de mostarda.

O procedimento é relativamente simples. A ideia é colocar as agulhas ou sementes em pontos específicos das orelhas, para que a energia comece a se estabilizar.

Existem diversas doenças que podem ser tratadas dessa forma, tanto físicas quanto emocionais, bastando o aluguel de cama hospitalar para iniciar o tratamento.

Essa prática é reconhecida cientificamente, e muito recomendada para trabalhar dores nas costas, sendo que ainda nas primeiras sessões já é possível sentir a redução na intensidade da dor, mostrando a efetividade desse tipo de ação.

No caso das sementes, muitas vezes elas são coladas com pequenos esparadrapos para ficarem durante um determinado período, o que acaba permitindo um funcionamento melhor desse tipo de atividade.

Acupuntura estética

Este é outro ponto muito utilizado da acupuntura. As pessoas estão sempre tentando buscar soluções estéticas, principalmente aquelas que tem como principal objetivo retardar o envelhecimento.

Por conta disso, muitas pessoas buscam na acupuntura respostas menos invasivas que intervenções cirúrgicas para conseguir resultados efetivos. A acupuntura pode ser uma excelente maneira de estimular a produção de colágeno.

Além disso, os benefícios da acupuntura também funcionam na recuperação de músculos, combatendo uma série de problemas estéticos como as rugas e marcas de expressão, bem como a gordura localizada com segurança biológica.

Para realizar uma ação de acupuntura facial, o profissional aplica uma série de pequenas agulhas nas regiões da cabeça, pescoço e face. Embora os resultados desse tipo de tratamento sejam muito mais naturais que outras opções, o tempo de trabalho acaba sendo maior.

Emagrecimento

Dentro dos conceitos da medicina chinesa, o sobrepeso e a obesidade causam um certo desequilíbrio no corpo, que pode ocasionar uma série de problemas no baço, rins, tireóide e fígado, além de outras alterações hormonais.

Neste caso, a acupuntura pode ativar o metabolismo e diminuir o apetite, facilitando o processo de emagrecimento e garantindo uma estrutura mais adequada para o corpo do paciente.

Benefícios da acupuntura

Outro ponto importante para ser trabalhado com a acupuntura são seus diversos benefícios. Compreendê-los pode ajudá-lo a escolher efetivamente procurar um profissional da área e iniciar um tratamento desse modelo.

Ação complementar

A acupuntura é um excelente complemento de tratamentos de medicina convencional. Através da aplicação correta de agulhas em meridianos específicos, você consegue produzir algumas substâncias ideais para o combate de uma série de doenças.

É importante que você tenha em mente que este tratamento não exclui a medicina convencional, e deve ser realizado em conjunto, principalmente quando há a necessidade de uma empresa de gerenciamento de resíduos.

Tanto o médico que está fazendo o tratamento tradicional quanto o acupunturista deve saber suas limitações e a situação em que você se encontra para conseguirem oferecer o melhor tipo de resultado possível.

Redução de estresse

O estresse é um problema que assola cada vez mais pessoas, principalmente por conta da rotina puxada que os grandes centros exigem das pessoas. 

O excesso de trabalho, cansaço, trânsito e muitos outros elementos são responsáveis por aumentar ainda mais esse problema.

A acupuntura surge como uma forma de amenizar a ansiedade e o estresse do dia a dia, permitindo que você consiga ter um pouco mais de relaxamento em seu dia a dia.

Isso não elimina a necessidade de realizar outras ações para conseguir uma estrutura mais adequada para diminuir seu estresse, como uma rotina de exercícios, um tempo separado para hobbies ou para o lazer e uma boa dieta.

Em união com estes elementos, entretanto, a acupuntura é uma excelente opção para conseguir reduzir drasticamente o estresse e a ansiedade.

Tratamento de dores crônicas

A acupuntura ajuda a realinhar as energias para diminuir uma série de dores crônicas, principalmente as dores nas costas e as dores causadas pela fibromialgia.

Através da inserção de microagulhas, é possível reativar fibras musculares e auxiliar o cérebro a liberar algumas substâncias importantes como a endorfina, diminuindo consideravelmente a dor e trazendo uma sensação de bem estar.

Cuidados com alergias

As alergias são um grande problema atualmente, principalmente por conta de várias doenças derivadas de alergias comuns, como sinusite, rinite e asma, entre outros. 

A acupuntura libera a energia acumulada por conta desse tipo de ação, ajudando a aliviar os sintomas em um ambiente agradável e higienizado através de limpeza em clinicas, o que contribui para o relaxamento.

Além disso, as micro agulhas estimulam o funcionamento de seu sistema imunológico, ajudando a aumentar o fluxo de sua corrente sanguínea. Por conta disso, a acupuntura é muito recomendada para pessoas com diversos tipos de alergia.

Esse tipo de tratamento costuma ser a longo prazo, sobretudo por conta da consistência do processo. Conforme o tratamento vai avançando, em alguns casos é possível reduzir drasticamente ou até encerrar o uso de medicamentos anti-alérgicos.

Considerações finais

Se usado corretamente, a acupuntura pode ser uma excelente maneira de conseguir resultados melhores para uma série de tratamentos. Enquanto técnica de medicina alternativa, esse tipo de processo pode ajudar em diversas ações.

É necessário que você procure sempre um profissional qualificado e com registro para suas ações, dessa forma, você garante qualidade nesse tipo de procedimento, ajustando-se para aproveitar o melhor que a acupuntura pode oferecer.

Além disso, é importante destacar que a acupuntura não é recomendada para pessoas que possuam doenças relacionadas à coagulação, nem alergia a metais, uma vez que é preciso tomar alguns cuidados para esse tipo de procedimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up