Da caminhada à maratona: 5 dicas para progredir na corrida

Com essas dicas, logo você estará deixando a caminhada e indo direto para a corrida

Começar a correr é uma decisão bastante complicada, principalmente para as pessoas que não têm costume de realizar atividades físicas regularmente. Antes de começar com essa prática que influenciará bastante na saúde, o futuro atleta precisa, primeiramente, ir atrás de calçados duráveis que consigam entregar conforto e não causem lesões em seu pé.

Como o atleta nunca praticou nenhum tipo de esporte, seu condicionamento físico provavelmente é baixo, então realizar mais esforços do que o corpo está acostumado pode trazer diversos problemas e desconfortos, por isso, para conseguir progredir sem sobrecargas no corpo, as dicas a seguir serão, sem dúvidas, muito úteis.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Saindo da amistosa caminhada e indo direto à maratona

Não existe uma fórmula mágica que irá auxiliar nesta questão, mas dicas que ajudam são sempre bem-vindas. Logo, para sair da amistosa caminhada e começar a percorrer longos percursos correndo, existe um árduo trajeto que deverá ser percorrido antes.

O primeiro passo é se arriscar

Ninguém nasceu com condicionamento físico, ou preparo para sair correndo uma maratona de primeira, isso é fato! E por esse motivo, para iniciar no mundo das corridas, o primeiro passo é se arriscar.

Não necessariamente o futuro atleta precisa percorrer longos caminhos inicialmente. Começar com os famosos 100 metros já é o suficiente, e ir aumentando gradualmente vai ser necessário para, cada vez mais, o corpo conseguir se acostumar com a ideia de realizar essa atividade física que exige bastante, principalmente, de corpos despreparados.

Começar com os 100 metros já é uma vitória, mas caso o atleta iniciante ainda não consiga percorrer essa distância, utilize-a como meta, e percorra apenas a quantidade que o corpo permite. Isso é fundamental para evitar lesões ou corpo sobrecarregado.

Corra e caminhe na mesma medida

Preparar o corpo para correr não é fácil, e realizar caminhadas com corridas intercaladas durante o percurso é uma excelente forma de atingir o preparo necessário. Afinal, ao intercalar ambas as práticas, o corpo começará a ter melhor condicionamento físico, permitindo ao praticante, continuar correndo por mais tempo, gradualmente, por mais tempo e maiores distâncias.

Uma dica para iniciantes é correr 2 minutos, e caminhar 3. É recomendado começar a aumentar o tempo apenas quando correr 2 minutos completos não estiver deixando o praticante totalmente sem fôlego.

A trajetória influência

Correr em lugares cujo terreno é subida ou descida, no início, pode ser um pouco complicado, pois a descida irá ajudar a pessoa, e a subida irá exigir mais do corpo. Portanto, encontrar um caminho plano para treinar as corridas é o ideal, e também o recomendado para conseguir iniciar bem essa prática que auxilia bastante a saúde.

O tempo ideal para o corredor

Para um treinamento começar a trazer bons resultados, é ideal que ele tenha em média cerca de 40 a 50 minutos. Mas para começar a correr, é importante não se ater ao tempo logo no início, e traçar o próprio limite.

Se precisar iniciar as corridas com 5 minutos de duração ou 10 minutos, por exemplo, não importa. Já que o importante é o praticante iniciar, pois só assim o condicionamento físico virá.

Lembrar que a persistência é o fator primordial para os atletas no geral continuarem a trilhar seus caminhos, pode ser uma boa ajuda e motivação para continuar.

Uma boa música

A música é um fator que auxilia muitos corredores, então a última dica presente neste artigo é criar uma playlist bem animada, colocar músicas que dão aquele famoso “gás”, e partir para a luta seguindo todas as outras 4 dicas anteriores. Com certeza, ao fazer isso, a pessoa que está focada em iniciar as corridas conseguirá alcançar o seu tão almejado objetivo.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up