Como tomar suplementos com sabedoria

Saiba como fazer o consumo de suplementos vitamínicos da forma correta

Engana-se quem pensa que apenas quem faz musculação ou é atleta toma suplementos alimentares, afinal, os suplementos estão presentes na vida da maioria das pessoas. Além disso, a suplementação alcança diversas outras áreas, como suplementos de colágeno para fortalecimento da pele e suplementos para fortalecimento dos cabelos ou para retardar a calvície, por exemplo.

É importante entender como os suplementos vitamínicos podem te ajudar em seus objetivos. Vale ressaltar que os produtos são indicados para os mais diversos fins e devem ser usados com orientação médica. Por isso, é fundamental conhecer e saber como tomar os suplementos no dia a dia da forma correta.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Suplementos vitamínicos podem dar resultados?

Tomar suplementos vitamínicos pode ajudar em diversos objetivos pessoais de saúde e estética, mas é preciso entender que os resultados não aparecem do dia para a noite. Dessa maneira, a rotina suplementar deve ser pautada pela conquista de objetivos a longo prazo e não como solução mágica.

Também é fundamental ressaltar que a suplementação não substitui uma boa dieta, um estilo de vida saudável com a adoção de uma rotina de exercícios e não curam doenças ou impedem que elas aconteçam. Falamos tudo isso para te fazer entender que o suplemento por si só não gera resultados. É preciso ter a orientação correta e pensar no longo prazo para aproveitar os benefícios.

Quem pode se beneficiar do consumo de suplementos vitamínicos?

A suplementação vitamínica visa beneficiar pessoas que demandem a complementação de nutrientes e substâncias essenciais para o corpo. Os suplementos de colágeno, por exemplo, conseguem complementar e estimular a produção da substância no corpo para deixar a pele mais firme.

Há também a necessidade de suplementação em dietas restritivas ou com aumento de necessidade da pessoa. Dietas para emagrecimento, por exemplo, geralmente demandam a suplementação vitamínica para que a pessoa não seja afetada pelas restrições alimentares. Uma gestante precisa de suplementos para aumentar a absorção de alguns nutrientes essenciais para a sua saúde e a do bebê.

Outra forma de benefício da suplementação é para pessoas que possuem deficiências vitamínicas. Um exemplo são as pessoas com deficiência de vitamina D ou de cálcio, o que deve ser suplementado para o seu bem-estar. Esse tipo de suplementação busca complementar a carência de diversas vitaminas importantes para o funcionamento do corpo.

Há ainda os suplementos multivitamínicos, que reúnem diversos minerais e vitaminas, sendo muito recomendados por médicos e nutricionistas para pacientes com diversos tipos de doenças que afetam a imunidade, por exemplo. O uso desses suplementos ajuda a melhorar a qualidade de vida.

Por que se deve tomar cuidado com o uso de suplementos?

Mesmo que haja benefícios para diversos grupos de pessoas, o consumo de suplementos vitamínicos só deve ser feito com base na orientação de um médico ou de um nutricionista. Tomar suplementos com sabedoria é fazer uso seguindo recomendações médicas e buscando resultados a longo prazo, sem esperar por milagres.

O uso excessivo ou não orientado de suplementos pode ser muito prejudicial à saúde. Muitos suplementos, se tomados em excesso, podem causar danos a órgãos por conta da toxicidade e ocasionar diversos outros efeitos colaterais que vão desde dores de cabeça e náuseas até diarreia e deficiência nutricional.

Como já falamos no artigo, a suplementação vitamínica não dispensa a necessidade de uma dieta equilibrada e de hábitos mais saudáveis. Com isso, o suplemento serve ao que seu nome já indica, suplementar a alimentação, ou seja, suprir o que te falta. Toda a suplementação deve ser feita com orientação e acompanhamento médico para que os suplementos beneficiem as pessoas.

Por isso, para fazer uma suplementação com sabedoria, o ideal é procurar um médico e um nutricionista para começar a suplementar da forma certa e adotar hábitos mais saudáveis que possam potencializar a ação dos suplementos, e vice-versa.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up