Carnaval: Nutricionista do CEUB dá dicas de alimentação saudável e consciente durante a folia

Carnaval: Nutricionista do CEUB dá dicas de alimentação saudável e consciente durante a folia

Paloma Popov recomenda atenção redobrada na alimentação e hidratação

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Pular Carnaval

Quem gosta de “pular” Carnaval se programa para uma grande maratona. Além de sapatos confortáveis e roupas leves, a alimentação e hidratação devem ser adequadas para o grande gasto energético decorrente do período.

Uma alimentação saudável é fundamental para manter a energia e disposição necessárias para aproveitar ao máximo as festividades. Paloma Popov, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB) indica medidas preventivas para evitar danos à saúde do folião durante o feriado.

Alimentação adequada

Ao ir para uma festa de carnaval, geralmente a pessoa estará exposta ao sol e ao calor. Portanto, o folião deve consumir todos os nutrientes: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, e sais minerais, porém com um aporte de gordura menor. “Se o percentual de gordura for alto, como o consumo de uma feijoada, pode ocorrer um desconforto gastrointestinal. Nesse caso, o melhor é optar por refeições leves, que inclua com todos os nutrientes”, destaca.

Hidratação

Água é sempre a melhor opção. Água de coco, isotônicos e sucos fruta são bem-vindos, mas sempre associados à água fresca. “Os sucos naturais são muito interessantes para proporcionar uma energia de rápida absorção, proveniente dos carboidratos simples extraídos das frutas”, explica.

Energéticos

As bebidas energéticas costumam ser muito consumidas no carnaval. Paloma afirma que o perigo do consumo em excesso começa na tolerância de cada um. Após uma jornada intensa de gasto de energia, o energético pode atrapalhar o descanso adequado do corpo, tirando o sono e dando uma falsa sensação de energia, por conta da cafeína e taurina. “Com a função estimulante, o energético acaba retardando a necessidade de descansar. Deste modo, por não ter o descanso adequado, o folião pode perder outros dias de festa”, alerta a nutricionista.

Energético e Álcool

A mistura pode levar a um consumo maior de álcool, devido ao aumento da euforia causada pela ingestão de bebidas energética. Quando se bebe em excesso, muitas vezes a pessoa “perde o controle”. A bebida alcoólica causa uma excitação e, associada ao energético, a sensação aumenta, devido aos ativos estimulantes. “Essa sensação pode provocar problemas digestivos, fadigas musculares e até problemas cardíacos”, revela.

Comida de rua

É muito importante prestar atenção onde se está comendo, pois algumas comidas de rua que não foram preparadas com controle higiênico sanitário podem trazer riscos à saúde e episódios de intoxicação alimentar. “Temos as DTAs- Doenças Transmitidas por Alimentos, sendo os microrganismos e parasitas os responsáveis por essa transmissão. Essas doenças podem comprometer os benefícios proporcionados pela nutrição equilibrada”, alerta a professora.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up