Benefícios das proteínas: o que são, para que servem e muito mais

Você já se perguntou sobre quais são os benefícios das proteínas? O que são, como são formadas, para que servem?

As proteínas são macromoléculas essenciais para a manutenção e funcionamento adequado do nosso organismo. Estão envolvidas em diversas funções, como no fortalecimento muscular, transporte de substâncias, formação de hormônios e enzimas, e regulação do sistema imunológico.  

Formadas por uma sequência de aminoácidos unidos por ligações peptídicas, existem 20 aminoácidos diferentes, sendo 9 deles essenciais, ou seja, não podem ser produzidos pelo nosso organismo e devem ser obtidos através da alimentação. Uma vez ingeridas, são digeridas e quebradas em aminoácidos, absorvidos pelas células posteriormente. 

A digestão das proteínas começa no estômago, onde a enzima pepsina atua sobre elas, quebrando-as em polipeptídeos menores. 

Em seguida, as proteínas parcialmente digeridas passam para o intestino delgado, onde são expostas a várias enzimas produzidas pelo pâncreas, como a tripsina, quimotripsina e carboxipeptidase. Essas enzimas atuam na hidrólise das ligações peptídicas, liberando os aminoácidos e peptídeos menores.

Após a digestão completa, os aminoácidos são absorvidos pelas células do intestino delgado e entram na corrente sanguínea, transportados para as células que necessitam deles. O nosso corpo utiliza esses aminoácidos para sintetizar novas proteínas, fundamentais para o fortalecimento muscular.

O desenvolvimento muscular ocorre por meio do processo de síntese proteica, no qual as proteínas são produzidas e incorporadas às fibras musculares. Esse processo é chamado de anabolismo. 

Durante o exercício físico, as fibras musculares são submetidas a microlesões, que ativam o sistema imunológico e a síntese proteica para reparar e fortalecer o tecido muscular. A ingestão adequada de proteínas é, portanto, crucial para garantir a recuperação e o crescimento muscular.

Enfim, quer saber mais sobre os benefícios das proteínas? Continue conosco que vamos te auxiliar com isso!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Quais os benefícios das proteínas?

De acordo com o Todo Dia Mais Leve, as proteínas são essenciais para emagrecer e ganhar massa muscular ao mesmo tempo! Mas, quais são os outros benefícios proporcionados por elas para o organismo?

A ingestão adequada de proteínas traz inúmeros benefícios à saúde, contribuindo para uma dieta equilibrada e promovendo o bem-estar geral.

Uma das principais vantagens do consumo de proteínas é a contribuição para o crescimento e manutenção da massa muscular. Fornecem aminoácidos essenciais, que são utilizados pelo nosso corpo para construir e reparar tecidos, como os músculos. 

A ingestão adequada de proteínas auxilia na recuperação muscular após o exercício físico e ajuda a prevenir a perda de massa muscular relacionada à idade.

Outro benefício importante das proteínas na dieta é a sensação de saciedade que proporcionam. Têm um efeito saciante maior em comparação com carboidratos e gorduras, ajudando na redução do consumo calórico e, consequentemente, auxiliando no controle de peso e prevenção da obesidade.

Também desempenham um papel fundamental na função imunológica, na formação de hormônios e enzimas, e na manutenção da integridade da pele, cabelos e unhas. Atuam no transporte de substâncias, como oxigênio e nutrientes.

Qual a quantidade ideal de proteína na alimentação?

A quantidade ideal de proteínas varia de acordo com fatores como peso, sexo, idade e nível de atividade física. De forma geral, recomenda-se uma ingestão diária de 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal para adultos sedentários. 

Entretanto, essa quantidade pode aumentar para 1,2 a 2,0 gramas por quilograma de peso corporal em indivíduos que praticam atividades físicas intensas, como atletas ou praticantes de musculação.

Ressaltamos que as necessidades proteicas também variam conforme a idade. Crianças e adolescentes em fase de crescimento necessitam de uma maior ingestão de proteínas para garantir um desenvolvimento adequado.

 Já os idosos, precisam de quantidades maiores para preservar a massa muscular e evitar a sarcopenia, que é a perda de massa muscular relacionada à idade.

Enfim, o consumo adequado de proteínas traz diversos benefícios à saúde, incluindo o fortalecimento muscular, saciedade, manutenção da integridade dos tecidos e função imunológica.

 A quantidade ideal de proteínas deve ser ajustada de acordo com peso, sexo, idade e nível de atividade física, garantindo assim uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.

Enfim, tem mais alguma dúvida sobre os benefícios das proteínas para homens e mulheres? Comente conosco!

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up