Não há dúvidas sobre a importância de uma dieta balanceada, não só para manter um corpo em forma, mas também saudável. A alimentação tem influência direta na nossa pele, cabelo, unhas, disposição física e… mental! Não, você não leu errado. O que você come também influencia diretamente na sua saúde mental, memória e concentração.

Há uma grande lista de bons alimentos para o cérebro. Mas, neste artigo, reunimos os 6 mais importantes e que devem ser incluídos agora mesmo na sua dieta. Confira!

Óleo de peixe

Esse alimento é um dos mais conhecidos e importantes quando o assunto é saúde mental. Rico em ômega 3, o óleo de peixe é um grande aliado na prevenção de doenças degenerativas e no combate a quadros de estresse ou depressão. Seu consumo pode ser por meio de cápsulas, mas é importante consumir também o próprio peixe.

Feijão

Rico em ferro e vitaminas do complexo B (como B1, B2, B3 e B9), o queridinho do prato brasileiro é conhecido por fornecer energia ao corpo, mas é a vitamina K que fica responsável pela criação de acetilcolina, um neurotransmissor utilizado diretamente para a memória.

Oleaginosas

Sementes como nozes, castanha-do-pará e amêndoas são conhecidas como “alimentos antidemência” e são ótimas fontes de selênio, um poderoso antioxidante que auxilia na melhora dos sintomas da depressão.

Frutas vermelhas

Frutas como o morango, framboesa, amora e mirtilo estão diretamente ligadas com a saúde do cérebro, isso porque são fontes de antocianinas, que têm efeitos anti-inflamatório e antioxidante, sendo aliadas na memória de curto prazo. É recomendado o consumo dessas frutas no mínimo duas vezes por semana.

Folhas verde-escuras

Em um prato de salada, é recomendado que, pelo menos, metade seja composto por folhas verde-escuras, como o agrião, rúcula, espinafre, couve, almeirão e mostarda. Essas folhas são fonte de um mix de nutrientes muito poderosos, como vitamina K, luteína, folato e betacaroteno.

Aveia

A aveia é muito conhecida por seus diversos benefícios à saúde física, mas pouca gente sabe que ela também tem influência na saúde mental e evita a morte precoce dos neurônios por conter vitaminas do complexo B, zinco, selênio e antioxidantes.

Vinho

As vantagens oferecidas pelo vinho à nossa saúde não são tão secretas assim. Além de melhorar a saúde do coração, quando consumido de forma moderada (até duas doses diárias), o vinho auxilia também no combate a diabetes e pode prevenir mazelas como a doença de Alzheimer e demência, por exemplo.

Uma alimentação equilibrada é a chave para manter o corpo em forma e a mente saudável. Por isso, é de suma importância manter seus exames sempre atualizados e o acompanhamento de um profissional capacitado para que ele monte uma dieta baseada nas suas necessidades pessoais.

Somente ele poderá dizer o que é mais indicado para você, baseado na sua condição física, rotina, costumes e preferência. Então não deixe de consultar um profissional de sua confiança.

Agora que você já sabe quais são os mais importantes alimentos para o cérebro, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos tenham esse conhecimento também!