Vitaminas para melhorar sua concentração no dia a dia

Você se considera uma pessoa que consegue manter a concentração por muito tempo? Caso a resposta seja sim, você é um privilegiado, sabia? Estudos mostram que, com o passar dos anos, as pessoas estão cada vez mais com dificuldades em se concentrar.

Isso é um reflexo de inúmeros fatores que valem a pena serem discutidos por aqui. Já notou que os vídeos do YouTube ou outras redes sociais estão cada vez menores? Por mais que a produção dos conteúdos seja de alta qualidade, quanto maior o vídeo, menos views têm.

 

Em contrapartida, canais que postam vídeos curtos, shorts e cortes de longas conversas estão batendo recordes de audiência, e isso não ocorre por acaso. O ser humano está cada vez mais ansioso e isso resulta em dificuldades críticas de manter a concentração.

Outro fator foi demonstrado em uma empresa de armazenamento onde foi visto que a alimentação das pessoas está cada vez pior. O cenário recente demonstrou um crescimento sem precedentes dos serviços de delivery com comidas prontas e nada saudáveis.

Uma dieta desbalanceada e a necessidade de consumir produtos cada vez mais industrializados causam uma pane na produção de vitaminas do indivíduo. Isso sem falar no estresse diário e pressão para cumprir metas e estar sempre ativo para o que vier.

Essa rotina acelerada funciona como um sistema de climatização que define um tempo agradável e busca sempre deixá-lo naquela temperatura. Contudo, o corpo humano não responde dessa forma.

Nosso corpo pede por vitaminas para produzir diferentes hormônios e ingerimos produtos que satisfazem o organismo de forma momentânea, quando na realidade estamos apenas nos prejudicando.

O último cenário que podemos imaginar envolve pessoas que têm dificuldades genéticas em produzir ou sintetizar certas vitaminas, que apresentam diferentes déficits de atenção mesmo comento da forma certa. Nesses casos uma suplementação é recomendável.

Temos problemas que felizmente têm mais de uma solução e é isso que será apresentado por aqui. Vejamos formas de continuar a comer aquele pão congelado, mas consumindo todas as vitaminas necessárias para saúde do nosso corpo.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Vitaminas que melhoram a concentração 

Antes de passar qualquer dica, lembramos da necessidade de buscar um profissional especialista no assunto. Consulte seu médico e busque por um nutricionista, desse modo você conseguirá agregar as informações deste artigo às novas práticas saudáveis.

Cenouras e o betacaroteno

“Coma suas cenouras pra ir bem na escola”. Todo mundo já ouviu essa frase pelo menos uma vez. A cenoura é um excelente alimento para manter a concentração e melhorar a memória.

Isso ocorre porque elas são ricas em betacaroteno, uma precursora da vitamina. Além de ajudar na memória, o alimento também preserva as células cerebrais, o que resulta na melhoria das habilidades mentais.

Você também pode encontrar o betacaroteno em abóboras, melões, mamões e mangas. O legal da cenoura é que ela pode ser colocada junto do arroz para fazê-lo render, assim como em uma carne de panela ou até mesmo ralada na salada.

A abóbora também é capaz de realizar esta função, por isso, considere consumí-la com mais frequência. O brasileiro costuma subestimar muito esse fruto delicioso e tão benéfico para a nossa saúde. 

Vitamina B1

O interessante é que temos alto potencial regenerativo, então mesmo que você não consuma dos próximos alimentos, saiba que não será preciso uma assistência técnica para refrigerador para refrescar nossa mente.

Somente a mudança de hábitos pode trazer para nosso corpo o bem-estar de estar vitaminado corretamente e produzindo de forma correta todos os hormônios.

A vitamina B1 são excelentes agentes para ajudar nos estudos e na concentração. Começando pelo potencial da vitamina B1, que evita o envelhecimento do cérebro.

Pessoas com depressão, por exemplo, consomem bastante essa vitamina para se sentirem animadas. Ela está presente em frango, no porco e no peixe, além de nozes e cereais integrais.

Vitamina B3 

Está presente em alimentos como legumes, carnes, fígado de boi, peru, atum, batatas, queijos e aveia. Ela é importantíssima para combater o estresse do dia a dia. Note que somente com essas três vitaminas são montadas diversas refeições saudáveis para você.

Se você trabalha em uma fabrica de embalagens, escritórios, agências e outros, pode ser que tenha pouco tempo para consumir esse tipo de refeição saudável. Que tal fazer quando chegar em casa e levar para o serviço? Coloque na ponta do lápis, é bem mais econômico.

Vitamina C

Talvez a vitamina C seja a mais conhecida por todos nós por estar presente no abacaxi, brócolis, pimentão, laranja, tangerina, morango e outras. Completamos a sua refeição com um bom suco natural, viu?

A vitamina também é conhecida como ácido ascórbico e é responsável por desintoxicar o corpo, além de impedir a oxidação do cérebro. Poderia ter suco de laranja no bebedouro para escola as crianças ficariam mais felizes e concentradas nas aulas.

Vitamina E

Sabe quando não conseguimos assimilar alguma informação ou fazer a ligação de alguns acontecimentos? Muitas pessoas costumam pedir para que as outras falem devagar pois elas são “lentas”, mas a realidade é que existe uma deficiência cognitiva.

A vitamina E presente principalmente nas castanhas e no azeite previne que sua capacidade cognitiva seja reduzida com o tempo. Considere consumir castanha-do-pará, castanha do caju e colocar um fio de azeite na salada.

Vitamina D

Essa é a famosa vitamina proveniente do sol e é a única fonte natural existente para sua captação. Além de manter os ossos fortes, a vitamina D também melhora o crescimento celular e aumenta nossa imunidade.

Lembra que falamos no início do artigo para consultar um médico e nutricionista? Dependendo da sua rotina, é simplesmente impossível tomar sol, por isso existem suplementos vitamínicos que podem ser consumidos diariamente por você.

A vitamina D produzida em laboratório não é prejudicial à saúde e milhares de pessoas fazem o uso dela.

Beba muita água 

Pode parecer esquisito, mas as pessoas não bebem água! E isso afeta o corpo como um todo. Atualmente existem diversas empresa de tratamento de água que fornecem um produto de qualidade.

A quantidade de água a ser tomada é de 50 ml por quilo corporal. Isso significa que uma pessoa de 80kg deve beber 4 litros de água por dia. Deixar de tomar água afeta diretamente os rins que estão juntos do fígado, os filtros do organismo.

A água consumida de forma certa e constante faz o corpo funcionar da maneira como foi programado para ser. Além de que beber muita água emagrece, afinal a quantidade de água intracelular cresce. 

Você notará que, com o tempo, seu organismo passará a pedir por mais água e as idas ao banheiro não serão tão frequentes quanto você imagina. Água é vida! Beba!

Movimente-se e tente descansar 

Uma boa alimentação regrada de exercícios físicos resulta em uma melhor síntese de todas as vitaminas que listamos até aqui. É interessante que isso seja dito, pois é comum ver pessoas se alimentando super bem, mas com pouca disposição para realizar as tarefas.

Isso ocorre devido a árdua rotina do brasileiro. Muitos estudam e trabalham ou têm duas jornadas com os filhos. A vida é desafiadora, mas é boa. Cuidar de si mesmo é construir o futuro. Veja algumas práticas saudáveis que qualquer pessoa em armazens gerais pode realizar.

  • Fazer exercícios (esportes, academia, caminhada e afins);
  • Ginástica mental (xadrez, caça palavras, palavras cruzadas, sudoku);
  • Aprender algo novo, como tocar um instrumento musical;
  • Desligar o celular e conversar com pessoas reais.

Além de todas essas práticas que irão te ajudar a manter a concentração, lembre-se de dormir bem. Se prepare para dormir, as pessoas acabam esquecendo disso.

Dormir é uma atividade assim como todas as outras, portanto é interessante praticar uma leitura, vestir algo confortável e estar disposto a ter uma boa noite de sono. O descanso é o reset do dia, por isso é tão importante.

Considerações finais 

Vimos ao longo do artigo a necessidade constante de estar preparado para uma rotina difícil. Tudo o que escrevemos neste artigo visa encontrar soluções para a sua realidade. Não estamos falando de ter um desempenho de atleta, mas viver bem.

Muitos sonhos só são conquistados com muito empenho e concentração, mas quando estamos com deficiência de todas as vitaminas que listamos aqui, acaba dificultando a luta. 

A concentração é algo que exige muito de nós nos dias atuais e quando notamos uma deficiência nela é interessante se precaver o quanto antes.

Se deseja conquistar uma melhor qualidade de vida, conquistar mais sonhos será preciso se alimentar bem e compreender a importância direta que as vitaminas fazem em nosso organismo.

A ajuda de um nutricionista pode ser primordial para que você consiga construir uma dieta que, além de cobrir tudo o que necessita, seja capaz de caber em nosso bolso.

Hoje com a internet e o acesso até online a vários profissionais capacitados e conteúdos do mais alto nível fica mais fácil manter uma rotina saudável. A expressão “somos o que comemos” é uma das maiores verdades já ditas, por isso cuide-se.

 Se deseja conquistar uma melhor qualidade de vida e conquistar mais sonhos, será preciso se alimentar bem e compreender a importância direta que as vitaminas fazem em nosso organismo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up