Tratamento por acupuntura para estresse

Estresse é uma condição já considerada comum nos dias de hoje, devido ao estilo de vida, as pessoas acabam por se condicionar a situações que podem desencadear o estresse e ansiedade. Entende-se por estresse a resposta negativa a estímulos desadaptativos, estas respostas são tanto ao nível físico como mental.

Sempre que falamos em acupuntura, falamos em equilíbrio entre corpo e mente, sabemos que o estresse ocasiona sintomas físicos e mentais, por isso já podemos compreender que o tratamento por acupuntura para estresse pode ser muito eficaz.

Sintomas do estresse

O estresse causa um grande desequilíbrio no indivíduo, afetando diversas funções mentais e fisiológicas.

- Sintomas físicos: dores de cabeça, cansaço, fadiga, problemas gastrointestinais, baixa na imunidade, queda de cabelo, problemas de pele, tensão muscular, aumento da freqüência cardíaca.

-Sintomas mentais: mal humor, irritabilidade, impaciência, sentimento de incapacidade, falta de memória e concentração, dificuldade de manter atenção, problemas relacionais, perda de interesse e motivação, etc.

Causas do estresse

O estresse é causado por diferentes fatores de acordo com o indivíduo, pois há pessoas mais resilientes e outras menos. No entanto, os fatores mais relacionados são:

  • Excesso de tarefas no dia-a-dia;
  • Ameaça da segurança pessoal;
  • Problemas no trabalho (ex: má gestão, bullying no trabalho, clima organizacional desadaptado);
  • Problemas familiares;
  • Problemas financeiros;
  • Presença de doença ou familiar doente;
  • Violência;
  • Má alimentação;
  • Consumo excessivo de álcool e outras drogas;
  • Falta de lazer e de momentos de descanso e relaxamento;
  • Relações interpessoais desadaptadas;
  • Falta de suporte social.

A resiliência está relacionada com o estresse, pois ela é como um antígeno contra o estresse, visto que a pessoa com resiliência possui mais estratégias para lidar com os estímulos negativos do que aquelas que não têm este fator.

A resiliência também está relacionada ao equilíbrio do corpo e da mente, ou seja, quando tudo está pleno, menos chance de desenvolver sintomas do estresse. Este fato pode ser associado à acupuntura para estresse, já que ambos dialogam com o equilíbrio.

Tratamento da acupuntura para estresse

É preciso restabelecer o equilíbrio que o estresse traz. A acupuntura para estresse é eficaz justamente porque age diretamente na raiz do problema. Esta técnica milenar é capaz de estimular pontos do corpo a fim de diminuir efeitos do estresse.

A aplicação de agulhas nos pontos meridianos fazem com que o fluxo de energia seja retomado de forma harmônica, a estimulação dos pontos também age diretamente nas terminações nervosas e fazem produzir neurotransmissores importantes no tratamento do estresse, a saber: endorfina e serotonina, bem como diminui o nível de cortisol, que é o hormônio do estresse.

A acupuntura para estresse geralmente é baseada na aplicação de agulhas nos seguintes pontos:

  • Tórax: alivia a angústia, tensão, melhora funcionamento dos órgãos situados na caixa torácica;
  • Couro cabeludo ou topo da cabeça: melhora dores de cabeça causadas pelo estresse, busca acalmar a mente, organizar os pensamentos,
  • Testa: entre as sobrancelhas, onde criam-se as rugas de preocupação, busca aliviar a tensão e promover relaxamento.

Vale destacar que o tratamento por acupuntura para estresse é diferente para cada indivíduo, pois a aplicação de agulhas será feita com uma combinação de pontos de forma personalizada.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up