Tipos de suplementos alimentares ideais para sua dieta

Os suplementos alimentares são fontes de proteínas e vitaminas que fazem bem para os rins, músculos e fígado, porém, mesmo assim, não garantem a substituição dos alimentos. Mas não podemos deixar de dizer que são ótimos para uma melhora na imunidade corporal.

Entretanto, é importante ser consciente da qualidade, dose e recomendação do que é ingerido, seja para reparar a falha na alimentação ou necessidades corporais, pois toda medida preventiva garante um funcionamento desses complementos.

Sem dúvidas, esses componentes químicos ajudam a evitar deficiências nutricionais no organismo diante de cada necessidade. Ademais, é possível achar em cápsulas, pó, pastilhas e em líquidos, vai da preferência de cada um e também da prescrição médica. 

Além de fazer muito bem para o coração, não são todos iguais ou utilizados apenas pelas pessoas que frequentam as academias. Por isso, em cada bula deve estar presente a expressão exata ‘SUPLEMENTO ALIMENTAR’, quantidade e frequência que deve ser ingerido.

Ademais, é imprescindível que as embalagens de papel para alimentos suplementares contem com algumas informações, por exemplo:

  • Indicação por faixa etária;
  • Data de validade;
  • Advertências gerais e específicas que variam;
  • Restrição de uso;
  • Tabela nutricional;
  • Lista de ingredientes presentes;
  • Se há glúten, lactose e/ou alergênicos.

No Brasil, entre os suplementos mais conhecidos estão: BCAA, Creatina, Omega-3, Whey Protein, Glutamina e Cafeína. Cada indivíduo tem a sua necessidade e um objetivo específico, até porque vale ressaltar que cada organismo tem uma reação diferente.

Assim, uma diversidade de opções são encontradas nos mercados, entre suplementos para emagrecer ou ganhar, bem como divisora de massa muscular, treinos, para necessidades hormonais, tem também os suplementos hipercalóricos, probióticos e naturais.

Pois bem, pensando nesse leque de opções, o ideal é que você entenda quem pode consumir estes suplementos, assim como mais informações relevantes sobre eles!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Quem pode consumir os suplementos? 

Entre consumidores de suplementos, os que vêm em mente são os atletas, frequentadores de academia e idosos. Realmente são as partes da população que mais consomem dessas fórmulas químicas ou mesmo as naturais. 

A partir das condições apresentadas pelo corpo, quem realmente tiver necessidade de uso deve ter a recomendação corretamente por um profissional. Portanto, para um alto rendimento e cada biotipo, também são indicados minerais, ferro, cálcio e melatonina.

Grávidas

Em grávidas, mesmo que esteja saudável, é recomendado a ingestão de ácido fólico para diminuir o risco de malformação do sistema nervoso central do bebê, assim como para mulheres que estão amamentando ou em período da pré-menopausa.

Pessoas com restrição alimentar

Para as pessoas com restrição alimentar que trabalham em uma empresa de medicina do trabalho, por exemplo, e que estão desnutridas, bem como com a população idosa, é valioso ressaltar a importância desse acompanhamento para repor proteínas.

Isso se dá por diversos fatores, mas, principalmente, devido à sarcopenia, ou seja, que se trata da perda do tecido muscular.

Crianças e portadores de doenças crônicas

Há casos em que os suplementos também são úteis para as crianças, portadores de doenças crônicas e fisiculturistas. Em geral, o uso de suplemento alimentar é saudável, seguro e eficaz, contudo é importante ficar atento ao uso indiscriminado.

Inclusive, essas informações são necessárias para que uma empresa de cabeamento de rede notifique seus colaboradores do balanceamento na dieta e a combinação de diferentes produtos que pode ser uma maneira bem interessante para potencializar resultados.

Veja algumas curiosidades importantes sobre os suplementos

Pois bem, a vitamina C é uma das mais consumidas no país, segundo pesquisa do Instituto QualiBest. Ela é obtida com a alimentação rica em frutas cítricas, pimentão e goiaba. Ademais, esse suplemento é eficiente na prevenção de infecções respiratórias. 

Em conjunto com essas práticas mais saudáveis é recomendado o cuidado com a reposição de vitamina C, porque apesar de ser eliminada pelo próprio corpo pela urina, o excesso pode causar o aumento de chances de ter pedras nos rins.

Assim como com as altas dosagens de vitamina D, não se trata de algo positivo para o corpo humano, significa muito mais absorção de cálcio, o que pode ocasionar em uma insuficiência renal e elevação de cálcio no sangue.

O que muito se fala e pouco se sabe são os potenciais de estimular o complemento de vitaminas que são adquiridas também em outros vegetais, para que assim sejam compensados os polivitamínicos a fim de cada aplicação correta sem comprometer a saúde.

Ademais, algumas outras informações que são mitos sobre os suplementos, são:

  • Ingerir suplementos engorda; 
  • Qualquer um pode consumir; 
  • Os suplementos perdem o efeito; 
  • Suplementos em excesso causam danos;
  • Não há resultados apenas com suplementos.

Sobre os mitos e verdades dos suplementos alimentares, como dito, nesses tópicos são os mitos que se camuflam como verdade em sites fraudulentos de saúde e bem-estar. Estes rumores são bem comentados nas academias e práticas de exercícios ao ar livre.

Afinal, o primeiro tópico é sobre as mais variadas situações, desde os termogênicos (para emagrecimento) e os hipercalóricos (para ganho de massa muscular). Para cada situação, uma necessidade especial, afinal nenhum metabolismo é igual ao outro.

Sem que haja uma avaliação médica, muitos desinformados acabam consumindo essas fórmulas, o que não é certo, obviamente é mito. Apenas um especialista é capaz de informar quais os déficits de cada metabolismo e quais as prioridades alimentares.

É verdade, tudo em excesso é maléfico. Conforme cada desenvolvimento físico e de bem-estar da pessoa, pode e deve ser alterado, assim funciona com o uso de suplementos, regularmente ajustados, seja na quantidade de doses de nutrientes ou proteínas em desfalques.

Entre uma alimentação saudável e balanceada e práticas regulares de exercícios, o suplemento vai agir como um potencializador de resultados, mas não agir sozinho no organismo. 

Assim como uma grande empresa de materiais hospitalares não trabalha sozinha, é necessário as parcerias com outros produtos do mesmo segmento, colaboradores capacitados para aderir a esses produtos e saber manuseá-los, por exemplo.

Conheça os principais suplementos alimentares

Não fugindo das recomendações dos médicos, os complementos naturais exercem a função similar dos manipulados em farmácias e laboratórios, com isso é preciso prestar atenção na procedência de cada e se a embalagem está cumprindo todos os itens descritos.

Como uma análise ergonômica do trabalho, cada funcionamento desses complementos alimentares dará um resultado premeditado pelos nutricionistas e profissionais da área, assim como serão fontes de energia importantes para a performance humana.

BCAA

O BCAA age de forma metabólica nos músculos, fornecendo a energia necessária durante os treinos e atividades físicas, com os aminoácidos essenciais presentes: leucina, isoleucina, valina.

Creatina 

A creatina é a substância mais consumida, ideal para a performance das atletas com o intuito de queimar calorias, aumentando a força e massa muscular, naturalmente presente em alimentos como peixes, carnes, ovos e derivados, pois possui propriedades hidratantes.

Ômega-3

Já o ômega-3 controla o apetite e aumenta a insulina no sangue, o que acaba transformando o açúcar em energia antes do armazenamento da gordura. Aumentando o desempenho e a potência aeróbica.

Whey Protein

Com o whey protein, o mais famoso entre os suplementos, é a proteína que o organismo absorve rapidamente. Tem-se através do soro do leite que oferece a essência dos aminoácidos que auxiliam a regeneração muscular, também estimula a saciedade.

Glutamina

Com a glutamina no organismo naturalmente como um aminoácido, é usada na produção dos tecidos, ou seja, pele, unhas, músculos, órgãos, fonte de energia celular e colaborador para a melhoria de funções intestinais. 

Cafeína

Grande potencializador da perda de peso, a cafeína é uma substância lipossolúvel ativadora de enzimas responsáveis pela queima de gordura. Ao longo do dia a dia seu consumo pode ser feito, desde que seja acompanhada de uma alimentação nutritiva e sem exageros. 

Cada um desses citados no texto precisam ser utilizados com cautela, a quantidade de micro e macro ingredientes deve ser considerada em demandas, inclusive, depois de fazer os exames necessários, como o exame admissional para empresas.

Cuidando do corpo e da mente

Quanto ao cabelo, unhas e pele, tanto para homens quanto para mulheres, os suplementos dão diferença quanto ao crescimento e fortificação, proporcionando mais longevidade e promoção da qualidade de vida com melhor rendimento. 

Suplementos com fibras são compostos com ingredientes usados amplamente na medicina, entre cúrcuma, açafrão, gengibre e cardamomo. Proporcionam bem-estar com fórmulas enriquecidas no hormônio ativo, na regulação do humor, apetite, sono e outras funções.

Bebidas funcionais ajudam na concentração, a cafeína citada acima também é conhecida por exercer essa função aos que precisam focar em determinada atividade do dia, na energia mental e na capacidade de estudo. 

Entre essas combinações de suplementos em uma empresa de segurança do trabalho, por exemplo, também funcionam nas refeições dos colaboradores, pois rendem um melhor funcionamento físico e mental. 

Nenhum suplemento faz milagre, e essas combinações precisam ser bem orientadas para garantir que todos os ingredientes citados no texto tenham o mesmo efeito e sejam absorvidos corretamente e para cada necessidade específica. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

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