Saúde e bem-estar no ambiente de trabalho: veja algumas dicas para manter

O dia a dia no trabalho pode ser bastante difícil e estressante, principalmente com tantas demandas e tarefas, a pressão da empresa e a cobrança para que tudo sempre esteja dentro de um prazo pré-estipulado. Assim, o ambiente de trabalho afeta diretamente a saúde.

Pensando nisso, o texto de hoje desenvolverá e abordará a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho, explorando algumas dicas e orientações e como elas podem ser aplicadas em nosso dia a dia, fazendo com que se tenha uma vida bem melhor.

Uma rotina de trabalhos e estudos pode ser bem estressante e cansativa, tanto fisicamente quanto psicologicamente e, dependendo das demandas e da quantidade em que elas surgem, é muito fácil que alguém fique doente nesse processo.

Mesmo uma empresa de móveis para escritório precisa se atentar em como os seus colaboradores estão lidando com algumas situações do meio de trabalho e, sempre que possível, auxiliar para que elas sejam menos desgastantes, afinal, ninguém é uma máquina.

Porém, não é sempre que se pode contar com a movimentação de uma empresa para melhorar a sua vida, afinal, a realidade é dura e não são todos que se importam com seus funcionários a esse nível, ficando a cargo de cada um fazer o que for possível para manter sua saúde.

Claro que muito dependerá da rotina de cada um e da influência que o ambiente de trabalho tem na sua vida, assim como o fato de trabalhar em uma empresa logística e em uma clínica de fisioterapia ortopedica pode ser totalmente diferente.

Infelizmente, as organizações que não pensam na saúde mental e física do colaborador como prioridade, pelo menos no período em que eles estão trabalhando, colocam em risco o próprio sucesso, assim como a retenção e aquisição de talentos.

Em outras palavras, a sua satisfação e desempenho influenciado pelo ambiente de trabalho pode ser melhorado pela empresa, porém, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas, ajudando a manter sua saúde enquanto desenvolve as tarefas de automação de escritório.

Para ficar por dentro de tudo e entender um pouco mais sobre o assunto, além de ter suas perguntas respondidas, confira os tópicos a seguir, onde tudo será melhor abordado e desenvolvido. Sem mais delongas, vamos a eles.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

A qualidade de vida no ambiente de trabalho

Como dito na introdução deste texto, o ambiente de trabalho pode ser bastante difícil de lidar e, quando juntamos com diversos problemas pessoais, comuns na vida de todos, a convivência da empresa pode ser a gota d’água para diversos inconvenientes.

Atualmente, as empresas estão começando uma política e reestruturando diversas áreas que visam melhores condições de trabalho, além de pacotes e benefícios para o colaborador, seja relacionado ou não a um kit academia ao ar livre preço.

Mas ainda não são todas que estão aderindo a essa mudança, ou simplesmente ela acontece de forma mais demorada do que deveria. Dentre alguns dos problemas mais encontrados, podemos destacar:

  • Estresse; 
  • Qualidade do ar;
  • Barulho excessivo;
  • Ergonomia;
  • Ambiente hostil.

Claro que esses são apenas alguns exemplos, e tudo dependerá muito da realidade de cada profissional, mas em algum momento você talvez enfrente ou já enfrentou esses malefícios, mesmo que você não saiba onde comprar alimentos sem glúten, que pode ser o negócio da sua empresa.

Independentemente de como isso acontece, a verdade é que qualquer empresa tem muito a perder caso não se envolva e melhore o ambiente de trabalho visando a saúde de seus funcionários, por diversos motivos.

Pode-se mencionar como o próprio desempenho dos colaboradores. Pessoas não são máquinas e ninguém é 100% produtivo durante toda a sua jornada de trabalho, mesmo que a empresa seja a melhor no ramo de aparelho de pressão digital de pulso.

Sem mencionar que, quanto melhor o colaborador se sentir, mais produtivo ele será e mais frutos trará para o negócio. Em outras palavras, investir no colaborador não é um desperdício de dinheiro, mas um investimento em outra frente de trabalho da empresa.

Portanto, confira algumas das dicas que podem ser bem utilizadas e aplicadas em seu dia a dia para que a saúde e o bem-estar sejam conservados e mantidos como uma das suas prioridades ao longo de sua rotina.

01 - Planeje a alimentação

Seja analisando uma cadeira de escritorio preço ou realizando transferências de pagamento, todo ser humano precisa se alimentar bem e ter uma rotina e planejamento pensado em ter a melhor alimentação possível durante o dia.

Claro que é completamente compreensível que a rotina do dia a dia acabe atrapalhando um pouco e, muitas vezes, a pessoa acabe nem tendo o tempo necessário para esse planejamento, mas qualquer esforço é válido, principalmente quando sua saúde está em jogo.

Sem mencionar que as comidas que normalmente se come nas ruas, como salgados, lanches e em Fast Foods, são boas e não causam grande estrago quando consumidos ocasionalmente, mas em grandes quantidades e com frequência, fazem mal.

Sendo assim, busque uma alimentação mais equilibrada e tente ao máximo preparar alguma coisa caseira para consumir ao longo do dia, fazendo com que seu corpo sinta menos o impacto e isso melhore o seu bem-estar ao longo do dia.

Ademais, lembre-se que no momento de preparar a comida, é bom fazer uso de uma mascara de algodão lavável, principalmente para que se evite contaminações e outros problemas.

02 - Realize pequenas pausas

Ninguém é produtivo durante 100% do tempo em que está trabalhando, afinal, ninguém é uma máquina. Além disso, é normal que aconteçam pequenas distrações ao longo do período, que possam tirar o foco e a produtividade do seu trabalho.

O ideal, tanto para conseguir produzir durante o período de trabalho quanto para conseguir descansar e ter um bom rendimento, além de melhorar a sua saúde, é fazer pequenas pausas ao longo do dia para ajudar a se estressar menos e entregar as demandas.

Uma dica que pode ser valiosa é, a cada 1 hora de trabalho, descansar entre 5 a 10 minutos. Isso já é o suficiente para que a sua mente se distraia, deixe de pensar e raciocinar de forma tão intensa e consiga descansar. 

Lembrando que já existem horários para isso, como o próprio horário de almoço. Mas trabalhar sem parar por 4 a 5 horas incansavelmente, ao longo de muito tempo, pode ser extremamente prejudicial a sua saúde, cuidado!

03 - Realize alongamentos

Um dos maiores agravantes quando se trabalha, seja em escritório ou trabalho manual, é a postura de sua coluna e os movimentos realizados para que a demanda seja entregue. Isso, a longo prazo, pode causar danos irreversíveis à sua saúde.

Busque, todos os dias, alongar o corpo antes de iniciar o seu dia no trabalho, fazendo com que ele relaxe e consiga aguentar melhor a carga que seu corpo terá ao longo do dia. 

Problemas de coluna são comuns e, quando não cuidados ou tratados, podem ser um grande inconveniente no futuro.

Uma pequena melhoria na postura e um alongamento no começo do seu expediente podem fazer uma grande diferença no restante do seu dia, te deixando mais disposto para enfrentar os desafios que o ambiente de trabalho proporciona. Sendo assim, alongue-se. 

04 - Conscientize a empresa da importância dos colaboradores

Comentamos ao longo do texto de empresas que não valorizam ou se importam exatamente como os colaboradores se sentem, mas muitas delas nem sequer sabem que o funcionário não está se sentindo bem ou que problemas estão ocorrendo.

Sendo assim, sempre é interessante levar aos líderes e responsáveis, como o departamento de Recursos Humanos, o quão importante é que os colaboradores se sintam bem, tanto para eles mesmos quanto para a empresa em si.

Diversas ações, medidas, planos e campanhas podem ser adotadas, dependendo do ramo, porte e dedicação da empresa. Mas sempre é necessário tentar trazer essa verdade e essa visão para a organização, fazendo com que ambos sejam beneficiados.

Considerações finais

O texto de hoje abordou como é importante se sentir bem no ambiente de trabalho e como isso pode afetar diretamente a sua saúde, principalmente quando pensamos a longo prazo.

Busque aplicar as dicas e orientações informadas ao longo do texto e sempre se adaptando ao ambiente e realidade do seu negócio, afinal, ninguém conhece melhor a sua rotina e a empresa onde trabalha do que você mesmo.

Sendo assim, resta agora colocar em prática todos os tópicos destacados até o momento, aproveitando ao máximo a sua saúde e ajudando para que ela permaneça o melhor possível conforme o seu dia passa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up