Que tipos de alimentos fortalecem os ossos?

Você saberia dizer que tipos de alimentos fortalecem os ossos? Todo mundo já sabe o quanto a alimentação é capaz de reverberar na nossa saúde corpórea.

E, sabendo que os nossos ossos passam por um processo de desgaste natural, deve-se saber que tipos de alimentos fortalecem os ossos.

Mesmo porque, quando se tem uma boa ingestão de alimentos saudáveis, garante-se uma qualidade de vida ainda maior.

Fora isso, os alimentos ainda podem contribuir para evitar o desenvolvimento de uma série de doenças. Então, no artigo de hoje, iremos falar sobre que tipos de alimentos fortalecem os ossos.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Que tipos de alimentos fortalecem os ossos?

São várias alternativas de alimentos que você pode optar para poder fortalecer os ossos e, por consequência, evitar uma série de problemas.

No entanto, apenas tenha em mente que os alimentos podem sim contribuir para a saúde óssea, mas isso não quer dizer que isso exclui a necessidade de procurar um médico especialista em joelho, quadril, ombro etc.

Se você sente sintomas constantes, como dor e inflamação, a melhor coisa a fazer é consultar um profissional.

Dito isso, abaixo iremos falar sobre que tipos de alimentos fortalecem os ossos.

Leite

Ao falar sobre que tipos de alimentos fortalecem os ossos, não tem como deixar de citar o leite, haja vista que é um dos mais conhecidos.

E não é à toa, haja vista que estamos falando de um alimento extremamente rico em nutrientes como o cálcio, potássio, magnésio e complexo B.

Sendo assim, não apenas ajuda a fortalecer os ossos, como também traz uma série de outros benefícios para o nosso organismo.

Além disso, o leite é o principal alimento na dieta de bebês e crianças pequenas, uma vez que tem a quantidade de nutrientes necessária que esses indivíduos precisam para ter um desenvolvimento saudável.

O leite ainda é capaz de melhorar a nossa pressão arterial, saúde do coração e ainda é capaz de prevenir a obesidade e diabetes tipo 2.

É possível consumir o leite tanto puro como por meio de seus derivados.

Vegetais de folhas verdes

Falando de forma geral, os vegetais que possuem folhas verdes costumam ser bem ricos em diversos nutrientes, tais como:

  • Vitamina K;
  • Magnésio;
  • Cálcio;
  • Potássio;
  • Vitamina C.

No caso da vitamina K, ela acaba ajudando na modificação de uma proteína que envolve o processo de formação dos nossos ossos.

Além disso, a combinação de todos esses nutrientes trazem não só benefício para os ossos, mas também para o organismo como um todo.

Dentre alguns exemplos de vegetais de folhas verdes que possuem essas propriedades, citamos os seguintes:

  • Couve;
  • Brócolis;
  • Couve de bruxelas;
  • Espinafre;
  • Rúcula.

Todos esses vegetais são capazes de contribuir para a saúde dos ossos, além de evitar possíveis inflamações e demais infecções.

Em relação aos benefícios para o resto do corpo, podemos citar o emagrecimento, saúde dos olhos e ainda melhora a pressão arterial.

Além de tudo isso, ainda pode prevenir anemia e o desenvolvimento de doenças do coração também.

Tofu

Trata-se de um alimento que tem origem asiática, o qual é feito com soja e rico em diversos nutrientes, que trazem vários benefícios para o nosso organismo, incluindo os ossos.

Como o tofu é rico em isoflavona, acaba contribuindo para manter os nossos ossos fortalecidos.

Como se isso não bastasse, o tofu ainda é rico em magnésio e cálcio, os quais são responsáveis por fortalecer a estrutura dos nossos ossos.

Por consequência, contribui para a prevenção de problemas como artrite reumatoide e a osteoporose, além de evitar fraturas.

O tofu ainda pode contribuir para a prevenção de doenças do coração e da anemia, bem como a diminuir os níveis de gordura da nossa corrente sanguínea.

Esse alimento ainda é capaz de ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer, sendo que ele possui formas de preparo bem diversas.

Nozes

As nozes também são ricas em potássio e cálcio, que são minerais capazes de ajudar a fortalecer os ossos e ainda evitar doenças do sistema esquelético.

Ou seja, ao falar sobre que tipos de alimentos fortalecem os ossos, também não há como deixar esse fora da lista.

Fora isso, as nozes ainda são ricas em diversos outros componentes, como ômega-3, vitamina C e E, os quais são excelentes para melhorar a saúde da pele, cérebro e outras partes do corpo.

Salmão

Trata-se de um peixe gorduroso, mas que contém vitamina D. Para quem não sabe, esse é um nutriente essencial para melhorar a absorção de cálcio do nosso organismo.

Isso quer dizer que o salmão ajuda sim no bom funcionamento do sistema esquelético.

Agora, em relação ao resto do organismo, o salmão é capaz de melhorar todo o funcionamento do sistema imunológico, justamente por ter vitamina D.

Mas, como também é rico em ômega-3, esse peixe ainda traz benefícios para o nosso cérebro, além de ajudar no foco e memória.

Iogurte

Como é um derivado do leite, acaba sendo muito rico em cálcio e potássio. Isso por si só já traz muitos benefícios para a saúde dos nossos ossos.

Assim, fortalece e previne o desenvolvimento de diversas doenças, além de também dificultar a ocorrência de fraturas.

E, como o iogurte é rico em probióticos, eles ajudam no bom funcionamento do nosso sistema digestivo e, por consequência, do sistema imunológico.

Sendo assim, o iogurte também é ótimo para prevenir problemas de prisão de ventre ou alguma irritação e inflamação na região do intestino.

Ovo

O ovo é rico em diversas vitaminas para ganhar massa muscular e que, por consequência, contribuem para o fortalecimento dos ossos.

Além de cálcio e vitamina D, o ovo ainda é rico em fósforo e magnésio. Fora isso, estamos falando de um alimento rico em fonte de proteínas.

Portanto, o ovo é excelente para fortalecer os ossos e ainda melhorar a absorção de cálcio em todo o nosso sistema esquelético.

Agora, para o resto do corpo, o ovo ajuda a fornecer energia para o nosso organismo, já que é fonte de proteínas.

Semente de linhaça

Muita gente não sabe, mas a semente de linhaça é rica em ômega-3, que é um nutriente capaz de trazer uma série de benefícios para a saúde do nosso organismo como um todo.

Mas, no que se refere aos ossos, o ômega-3 contribui para evitar a redução de massa óssea, algo extremamente importante para os idosos.

Também não há como deixar de mencionar que a semente de linhaça é rica em cálcio e magnésio, dois nutrientes vitais para garantir o fortalecimento ósseo, algo que ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose.

Todos esses nutrientes ainda contribuem para evitar ocorrência de traumas ou fraturas nos ossos também.

Ameixa seca

Ao falar sobre que tipos de alimentos fortalecem os ossos, não são todas as pessoas que lembram da ameixa seca.

Porém, esse é um alimento muito rico em cálcio, contribuindo para o fortalecimento dos ossos e previne doenças como osteopenia e osteoporose.

No que se refere ao restante do organismo, a ameixa seca contribui no combate a prisão de ventre, melhora a visão e previne doenças relacionadas ao coração.

Semente de abóbora

Na verdade, a semente de abóbora ajuda a fortalecer os ossos de uma maneira um pouco mais indireta.

Isso acontece por ser um alimento rico em zinco e magnésio, dois minerais que ajudam na absorção de cálcio de mais nutrientes.

Castanha-do-pará

Estamos falando de um alimento extremamente rico em ômega-3 e cálcio, que são nutrientes capazes de fortalecer os nossos ossos.

Além disso, a castanha-do-pará pode ajudar a combater a diminuição óssea presente, ajudando a prevenir doenças que se relacionam com o sistema ósseo.

Também não há como deixar de mencionar o fato de que a castanha-do-pará é rica em vitamina E do complexo B, algo que contribui para a saúde da pele, cabelo e unhas.

Banana

De acordo com o Dr. Thiago Gastroenterologista, a banana é um alimento muito rico em potássio, que é um nutriente essencial para melhorar a saúde dos ossos.

A banana é capaz de ajudar na prevenção de fraturas e cãibras. E, como fortalece o osso, combate também doenças relacionadas ao sistema esquelético.

Em relação ao resto do organismo, a banana contribui para melhorar a digestão e, como é rica em fibras, regula a pressão arterial.

Pimentão vermelho

O pimentão vermelho é um alimento muito rico em vitaminas A, C, complexo B e diversos minerais, fazendo com que seja uma excelente alternativa benéfica ao nosso corpo.

Como possui cálcio, fortalece os nossos ossos e dentes, prevenindo contra fraturas. Para o corpo como um todo, contribui para renovação celular e ainda melhora a nossa imunidade, prevenindo contra a anemia.

Sardinha

Assim como o salmão, a sardinha também é rica em ômega-3 e vitamina D, dois compostos que ajudam na saúde dos nossos ossos.

Afinal de contas, contribuem para melhorar a absorção de cálcio pelo organismo, além de fortalecer o nosso sistema ósseo.

Assim como a fisioterapia RPG é excelente para tratar dores, a sardinha contribui para o fortalecimento dos ossos e também pode amenizar esse sintoma.

Fora isso, a sardinha ainda é capaz de prevenir algumas doenças neurológicas, uma vez que é capaz de fornecer uma boa quantidade de energia para o nosso organismo.

Ou seja, pode deixar uma pessoa mais disposta a fazer algumas tarefas do seu dia a dia.

Tomate

O tomate é um outro alimento muito rico em diversos nutrientes que são capazes de trazer benefícios para a saúde dos nossos ossos.

Dentre os principais compostos, o tomate é rico em:

  • Magnésio;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Magnésio;
  • Manganês.

Sendo assim, o tomate pode ajudar sim a prevenir problemas como a osteoporose, uma vez que também contribui para fortalecer os ossos.

Porém, o tomate ainda pode ajudar em outros problemas de saúde, como anemia e alguns tipos de câncer também.

Dessa forma, é o alimento ideal para quem quer uma vida mais saudável.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up