Por que consultar um nutricionista?

A procura por um nutricionista profissional torna-se cada vez mais comum, acompanhando uma corrente atual voltando ao universo fitness, com atividades voltadas aos cuidados com o corpo, existindo inclusive influenciadores digitais com foco nesse tipo de ação.

Ou ao menor deveria ser tido uma procura por tal tipo de profissional, já que muitos indivíduos acabam por apostar receitas e dietas milagrosas que encontraram na internet, em busca de alcançar o ideal tido como o corpo perfeito, independente das consequências.

Um movimento que pode trazer sérios danos à saúde da pessoa que procura por tais tratamentos duvidosos, sem a observação de um profissional da saúde, como os nutricionistas, que atuam com os cuidados voltados à nutrição do corpo.

Profissional esse que poderá recomendar um suplemento mineral e vitamínico correto, após reconhecer quais são as reais necessidades físicas que um paciente apresenta, ao invés do mesmo recorrer a produtos de qualidade dúbia, que pode ser encontrado por aí.

Até porque a automedicação sempre pode trazer riscos para o indivíduo, incluindo nesse caso os medicamentos voltados aos cuidados do corpo, seja por questões estéticas ou pelo objetivo de tentar cuidar de um possível distúrbio alimentar, por exemplo.

E a procura por tais tipos de impedimentos por forma voluntária tornou-se ainda maior por causa das plataformas de venda online, sendo fácil encontrar na internet anúncios de remédios milagrosos, por mais que não sigam as qualificações dos órgãos de regulação.

Como na presença de rótulos adesivos que não seguem os padrões estabelecidos pelos grupos responsáveis pela prescrição correta de tais medicamentos, ou qualquer que seja o produto ou alimento que possa causar algum tipo de reação ao seu consumidor.

É justamente para evitar esse tipo de situação de risco que a presença do nutricionista se torna ainda mais importante na vida das pessoas, auxiliando os mesmos até o tratamento indicado para os seus objetivos e a realidade do seu estado de saúde.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Qual é o trabalho de um nutricionista?

Existem muitas discordâncias sobre qual é o real trabalho de um nutricionista, muito por causa  de uma falta de conhecimento acerca das atividades a serem exercidas por esse profissional da saúde, que segue os mesmos direcionamentos da medicina tradicional.

O conceito de capacitação em nutrição está associado a uma das especializações disponíveis dentro da área médica, focada no aprendizado de técnicas voltadas às melhores soluções referentes aos métodos de nutrição do ser humano.

Uma área da medicina que inclusive conversa com praticamente todos os outros setores da área médica, desde a pediatria às especializações voltadas a problemas neurológicos ou do coração. Até porque a recuperação do corpo está muito ligada aos nutrientes consumidos.

Pois por mais prático que seja recorrer a um sistema para pizzaria online, para pedir uma refeição simples e rápida. O consumo desse tipo de alimento de maneira frequente pode acabar por colocar em risco a saúde do indivíduo, com uma alimentação pouco saudável.

Nesse sentido, a função de um nutricionista é apresentar opções de dietas e métodos alimentares que ajudem no alcance dos nutrientes necessários para que possa ser feito o tratamento correto de algum tipo de enfermidade que pode estar atingindo a pessoa.

Como nas doenças cardiovasculares, que podem ser tratados também com uma dieta saudável, evitando o consumo de alimentos calóricos, que possam acabar afetando esse paciente, por meio do entupimento de suas veias com um excesso de gordura.

Por isso, a função de um nutricionista é de tamanha importância, não apenas no sentido de indicar um estilo de alimentação ideal para se alcançar os objetivos do paciente, como perder peso, definir seus músculos ou cuidar de um problema de saúde.

Mas também para adequar esse tipo de alimentação ao perfil individual de cada pessoa, de acordo com as suas necessidades físicas, a partir de uma avaliação do organismo desse paciente, que pode apresentar algum tipo de definição sobre certo elemento nutricional.

Recorrendo a um fornecedor de alimentos sem glúten, para montar sua dieta diária em cima de produtos naturais, que não prejudiquem a saúde do indivíduo e otimizem a relação que o mesmo possui com o seu próprio corpo.

Com base nisso é possível ao nutricionista definir a dieta adequada para o seu paciente, como na descrição das necessidades calóricas diárias desses indivíduos, avaliando os seus  hábitos alimentares e dessa forma indicando os alimentos adequados nesse sentido.

Profissionais que também possuem uma certa importância para a indústria, ao analisarem as informações presentes em etiquetas para produtos alimentícios, de forma a confirmar que tais produtos possam ser recomendados como alimentos saudáveis ao consumo.

E com tamanha importância do profissional de nutrição para o mercado e para os seus pacientes, mostra-se de grande relevância o ato de procurar pelos serviços dessa pessoa qualificada aos cuidados nutricionais do corpo.

Quando procurar por um nutricionista?

Diversos podem ser os motivos que podem levar alguém procurar pela ajuda de um profissional de nutrição, sendo possível destacar as seguintes ações:

  • Perder peso;
  • Ganhar músculo;
  • Prevenir doenças;
  • Tratar de enfermidades.

Para cada um desses objetivos, a presença de um nutricionista pode ser essencial, ajudando o paciente a recorrer às melhores soluções no que envolve a procura por resultados relacionados a cada um dos tópicos citados.

Quase como se o nutricionista fosse um profissional multitarefa, mas a verdade é que todos esses assuntos estão relacionados ao tema em comum que são os artifícios alimentares adotados por um indivíduo. 

Evitando a entrada diária de embalagem para salgados SP em sua casa, optando por opções mais saudáveis, até mesmo com a encomenda de salgados integrais em sua região, seguindo os aconselhamento do seu médico nutricionista.

Dicas que podem ser recomendadas de acordo com o objetivo da sua visita a tal profissional da medicina, sendo importante então destacar cada um dos propósitos citados, no qual a presença de um nutricionista pode se destacar como auxílio a tais objetivos.

Perder peso

É comum encontrar na sociedade pessoas que estão insatisfeitas com o seu corpo, ainda mais após períodos específicos na vida da população, como na pandemia de covid-19 que atingiu o mundo, fazendo as pessoas ficarem em casa, com pouca prática de atividades.

Seja qual for o motivo, quem procura perder alguns quilos extras pode acabar recorrendo a soluções rápidas e de pouco efeito, como dietas restritivas, entre outras ações que podem até fazer a pessoa perder peso, mas junto disso causa uma série de danos ao corpo.

Por isso é importante visitar um nutricionista, que não somente irá receitar uma dieta especial, mas também apresentar uma total mudança de perspectiva a respeito da alimentação do paciente, ajudando no alcance saudável da perda de peso.

Ganhar músculo

Junto a isso, a presença de um nutricionista também pode ser adequada para os indivíduos que buscam não somente perder peso, mas modificar a sua massa corporal, ganhando e definindo músculos junto da prática de atividades físicas.

Uma boa alimentação é essencial para quem busca alcançar o objetivo de um corpo definido, podendo existir uma relação entre os profissionais físicos, como personal trainers, e os nutricionistas, com cada um podendo recomendar os serviços do outro.

Passando a existir uma mudança no comportamento alimentar desses indivíduos, trocando a empresa de embalagem para salgados e alimentos calóricos em sua casa, por embalagem para sushi ou qualquer opção de pedido mais saudável no jantar.

Prevenir doenças

A prevenção contra certas doenças também conversa com os hábitos alimentares adotados pelo indivíduo e uma visita ao nutricionista pode ser a ideal nesse sentido, com tal profissional indicando uma dieta de total prevenção nesse sentido.

Principalmente quando se trata de uma doença crônica, ou de algum problema de procedência familiar, como questões cardíacas, que podem ser amenizadas a partir do consumo de alimentos que possuem nutrientes voltados ao regulamento de tais questões.

Tratar de enfermidades

É comum que as pessoas só procurem o médico quando já estão sentindo só sintomas de alguma enfermidade corporal, ao invés de buscar uma atividade preventiva. Nesse caso, a presença de um nutricionista também pode ser importante.

Ao trabalhar junto de outros profissionais de saúde, o nutricionista pode auxiliar na resolução de algum dano físico como  na indicação de uma dieta otimizada para quem apresenta a falta de um nutriente especial, por exemplo.

Sendo essas as razões que explicam como a presença de um nutricionista pode ser essencial para cuidados relacionados a sua vida cotidiana. Auxiliando em assuntos relacionados à alimentação adequada do indivíduo.

Principalmente para quem trabalha junto de empresas de alimentação, que diariamente fica exposto a um número variado de comidas e aperitivos, que podem fugir do seu cardápio diário recomendado de nutrientes e calorias.

Um nutricionista pode agir como a pessoa indicada nesse sentido, auxiliando o encontro da dieta ideal para cada indício, de acordo com seus objetivos e suas particularidades corporais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up