Mantenha seus ossos sempre fortes! Conheça já tudo sobre a vitamina K2

A vitamina K2 tem grande importância no organismo de diversos seres vivos, ajudando no bom funcionamento de todos os sistemas e no bem-estar geral do indivíduo. Nesse artigo, falaremos sobre como essa vitamina impacta beneficamente no nosso dia a dia e suas diferenças da vitamina K1.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Vitamina K2: o que é?

A vitamina K2, também conhecida como filoquinona, se encontra na família das vitaminas K, tendo grande importância para a coagulação sanguínea e para os processos do metabolismo do cálcio. 

A família das vitaminas K é conhecida pela manutenção do sangue e do cálcio no corpo humano, mantendo uma boa homeostase (ou seja, seu correto funcionamento) e melhorando o metabolismo dos ossos. Apesar de a deficiência causada pela carência da vitamina K2 ser rara, ainda precisa ser vigiada, pois pode ocorrer a partir do uso indevido de antibióticos. 

Com a falta da vitamina K2 no organismo, as fezes ficarão sanguinolentas, assim como a urina e outros problemas hemorrágicos, além de aumentarem os riscos de um acidente vascular e doenças relacionadas ao enfraquecimento ósseo.

Benefícios da vitamina para a saúde

A partir do auxílio no metabolismo do cálcio e seus processos, a vitamina K2 contribui para uma diminuição considerável nos possíveis problemas cardíacos relacionados à calcificação das artérias, além de ajudar no fluxo sanguíneo por tornar a circulação muito mais fácil, fazendo uma longevidade mais alcançável. 

Além de prevenir doenças cardíacas a partir do impedimento de disposição do cálcio nos vasos sanguíneos, ela também fortalece os ossos para uma fratura ser mais difícil de acontecer, e ainda previne a osteoporose.

Obtendo a vitamina K2

A deficiência das vitaminas K são muito raras, mas podem acontecer. A vitamina K2 é encontrada com maior abundância em alguns alimentos de origem animal, produtos fermentados à base de soja e em certos alimentos lácteos, mas também é produzida pelas bactérias do intestino grosso. Geralmente, sua deficiência é ocasionada pelo mau uso de antibióticos. 

Alguns alimentos ricos na vitamina k2 são:

●     Gema de ovo;

●     Fígado animal (fonte de muitas vitaminas lipoproteicas);

●     Leite;

●     Gordura animal. 

Além disso, a ameixa seca e o tomate seco são frutas ricas nas vitaminas K, portanto podem ser boas opções para quem tiver restrição aos outros alimentos citados.

Conhecendo mais sobre a família K

A família das vitaminas K, no geral, é conhecida pelas suas propriedades coagulantes, que atuam nos processos de estimulação da fabricação de proteínas e no auxílio do metabolismo do cálcio do nosso organismo. Ela oferece muitos benefícios para a saúde óssea e sanguínea. 

Antigamente, a família da vitamina K era entendida como apenas uma vitamina, mas após estudos mais aprofundados, foi vista uma necessidade da separação de cada uma de acordo com suas funções. Por isso a vitamina K1 é diferente da vitamina K2, pois exercem diferentes trabalhos na coagulação e homeostase do corpo. 

Além disso, existe a vitamina K3, que é produzida em laboratório, só podendo ser encontrada de modo artificial em suplementos alimentares, para quem apresenta a deficiência de vitaminas K.

Vitamina K1: qual a diferença?

Mesmo sendo da mesma família, as vitaminas K1 e K2 possuem propriedades um tanto quanto diferentes. Enquanto a K2 ajuda a reduzir a calcificação dos vasos sanguíneos, a K1, chamada também de filoquinona, não faz parte desse procedimento. Entretanto, a vitamina K1 evita que ocorram hemorragias pelo corpo, com suas fortes propriedades coagulantes. 

Por mais que tenham papéis diferentes, as vitaminas K1 e K2 trabalham em conjunto para uma melhor manutenção do sangue e na construção de uma homeostase para o organismo dos seres vivos, em conjunto de muitas outras vitaminas e minerais. É sempre necessário um exame de rotina para ficar de olho nas vitaminas do corpo e quais delas estão em falta, pois, elas compõem um papel importante no nosso organismo.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up