Os cuidados com a saúde vão muito além da estética!

como ter um estilo de vida saudável

Atualmente, os cuidados com a estética têm se tornado uma preocupação comum tanto para as mulheres quanto para os homens, que também se dedicam a cuidar da aparência do rosto e do corpo.

Os cuidados com a saúde são muito amplos, e vão além da aparência e estética. Muitas vezes, ter o corpo em forma e um rosto jovem não é sinal de ser saudável. O conceito de saúde envolve o corpo, a mente e principalmente o organismo.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Medicina do Estilo de Vida

o que é um bom estilo de vida?

Quando você escuta falar sobre saúde, qual é a primeira coisa que surge na sua mente? De acordo com a Organização Mundial de Saúde, “A saúde é a situação de completo bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença ou enfermidade.”

Você já ouviu falar em “Medicina do Estilo de Vida?” Como o próprio nome sugere, trata-se de uma prática de mudanças no estilo de vida, com o objetivo de prevenir, tratar e até mesmo reverter a progressão de diversos tipos de doenças.

Esse novo conceito pretende proporcionar conhecimento e habilidades às pessoas, para que modifiquem hábitos que possam ser prejudiciais à saúde e venham a ocasionar doenças. O método possui evidências científicas de melhora na qualidade de vida.

Fatores de risco para doenças estão associadas ao estilo de vida!

fatores de risco de um péssimo estilo de vida

Já percebeu que as maiores causas de morte são influenciadas pelo estilo de vida e comportamento das pessoas? Sedentarismo, consumo de álcool, fumo, má alimentação… todos esses são vilões quando o assunto é doença.

Dessa forma, as intervenções da medicina do estilo de vida chegam para reverter esse problema, possibilitando uma qualidade de vida melhor, com mais saúde.  

Mudanças para uma vida saudável

mudanças para um bom estilo de vida

Um programa de mudança de estilo de vida integra a nutrição correta, atividades físicas e hábitos saudáveis. Isso quer dizer que não adianta mudar apenas um dos fatores, e sim fazer com que todos atuem juntos para modificar os comportamentos de modo geral.É por isso que não é possível afirmar que uma pessoa com um corpo em forma é saudável! Repetindo: Os cuidados com a saúde estão muito além das aparências estéticas.

Alimentação saudável: Uma das chaves para uma vida de qualidade

por que a alimentação saudável é importante para o estilo de vida

Ter uma alimentação saudável é sinônimo de uma vida mais saudável! São muitos os componentes da alimentação que podem ser relacionados com doenças, como o câncer, problemas cardíacos, obesidades e patologias crônicas.

Dessa forma, alimentos com muita gordura (carnes vermelhas), frituras, molhos, embutidos, entre outros, devem ser ingeridos de forma moderada. Os métodos de cozimento também influenciam, por isso, prefira o vapor, ensopados, guisados, cozidos e assados.

As frutas, verduras e legumes também devem estar presentes em todas as refeições realizadas. É muito importante consultar um nutricionista, para indicar a melhor dieta e o plano alimentar correto, com as quantidades equilibradas de gorduras, carboidratos e proteínas.

Se necessário, é possível ingerir as quantidades necessárias por meio de suplementos alimentares, preparações para complementar a dieta e fornecer vitaminas, nutrientes, minerais, fibras, aminoácidos e ácidos graxos que estão faltando ou não são consumidos de forma suficiente.

Atividade física para manter o corpo em ação!

importância da atividade física para o estilo de vida

A prática de atividades físicas é muito importante para o corpo, pois através dela mantemos o nosso sangue circulando no organismo, filtrando os órgãos e aumentando a secreção de hormônios que proporcionam o bem-estar.

Além disso, realizar atividades físicas regularmente diminui substancialmente o risco de doenças cardíacas, câncer em diversas partes do corpo, diabetes, pressão alta, entre outras patologias que causam risco de vida.

Pessoas de todas as idades, que são sedentárias e inativas fisicamente, podem melhorar a saúde e bem-estar por meio de atividades físicas moderadas de forma regular.

Entre os benefícios das atividades físicas, estão o controle do peso corporal, contribuição para a saúde dos ossos, articulações e músculos, alívio de dores, diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão, além da hipertrofia muscular.

A atividade física regular pode melhorar a saúde e diminuir os riscos de morte prematura pois reduz as chances do desenvolvimento de doença cardíaca coronária, infarto e ataque cardíaco, diminui o colesterol, triglicerídeos e hipertensão, aumenta o colesterol bom HDL, reduz o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2 e câncer de cólon, ajuda a pessoas a manterem um peso ideal, promove o bem-estar psicológico, além de auxiliar a manter as articulações, músculos e ossos mais saudáveis.

Hábitos saudáveis essenciais para viver melhor!

outros hábitos essenciais para seu estilo de vida

Os hábitos saudáveis são muito importantes para que uma pessoa viva mais e melhor! Além da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, são necessárias outras práticas para manter o corpo e a mente em equilíbrio.

O primeiro hábito saudável é limitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois além de prejudicar o funcionamento dos órgãos e causar doenças, utilizar álcool em altas quantidades pode reduzir a capacidade cognitiva e de raciocínio, bem como causar dependência química.

Não fumar também é muito importante, pois esse hábito pode prejudicar potencialmente a saúde, aumentando o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, respiratórias, neurovasculares e diversos tipos de câncer.

Dormir pelo menos 8 horas por dia é fundamental, pois a falta de sono pode ocasionar crises cardíacas, AVC, diabetes, obesidade, aumentar o risco de câncer, problemas imunológicos, agressividade e a falta de concentração nas atividades diárias.

A qualidade do sono também é muito importante, e deve envolver o tempo de demora para adormecer, quantidade de vezes que a pessoa acorda de madrugada e até mesmo quanto tempo você dorme.

Atualmente, viver sem estresse parece totalmente impossível, mas é preciso ter um tempo para desacelerar, pois os efeitos do estresse também comprometem a qualidade de vida e saúde.

Manter o peso ideal e ficar longe da obesidade também são hábitos essenciais para manter a qualidade de vida, pois a maioria das doenças estão relacionadas ao sobrepeso e excesso de gordura.

A união de uma alimentação balanceada, com a prática de atividades físicas e manutenção de hábitos saudáveis integram os cuidados com a saúde além da estética. Adotá-los garante uma vida com mais qualidade e bem-estar, com menor risco do desenvolvimento de doenças crônicas.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Go up