Conheça os principais benefícios de cortar o glúten de sua dieta

O glúten ganhou um grande espaço no mercado alimentício atual e muitas pessoas começam a discutir a importância desse tipo de elemento na dieta das pessoas, afetando até mesmo um fornecedor de biscoito de polvilho.

Enquanto alguns possuem intolerância à proteína, é vantajoso até mesmo para quem não possui problemas com a ingestão do glúten.

Relacionado a uma vida saudável e a perda de peso, muitas receitas fitness procuram evitar alimentos com glúten, e algumas dietas que removem completamente a proteína têm feito muito sucesso entre o público que deseja perder peso.

Esse tipo de ação é bem direta e sugere remover completamente de seu cardápio qualquer alimento que possua glúten. Entretanto, por não ser um elemento no qual se fazia muito alarde, uma série de dúvidas acabam surgindo com relação ao consumo.

Por isso, entender o que é o glúten e seus principais benefícios pode ser fundamental para você decidir se uma dieta que remove a proteína da alimentação é a melhor opção para você nesse momento, junto de comprar equipamento de pilates.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O que é glúten?

O primeiro passo para você conseguir uma boa estrutura com uma dieta sem glúten é compreender o que é este elemento e como ele funciona. Em um primeiro ponto, é importante saber diferenciar alguns elementos básicos.

Muitas pessoas pensam que o glúten é um carboidrato, em grande parte porque dietas que eliminam carboidratos costumam eliminar o glúten junto. Entretanto, ele é na verdade uma proteína encontrada em uma série de grãos, como:

  • Trigo;
  • Cevada;
  • Centeio;
  • Aveia.

Alguns desses grãos, como a própria aveia, sofrem contaminação cruzada durante seu processamento. Por conta disso, o glúten está presente em uma série de alimentos, desde pães e massas até bebidas, como é o caso da cerveja.

O glúten é formado de duas proteínas em particular, a glutenina e a gliadina, que ficam dentro destes grãos. Sua função primordial é garantir elasticidade para as massas, permitindo que elas sejam trabalhadas de forma mais adequada.

Além disso, o glúten impede que as massas sejam arrebentadas quando estão sendo esticadas, principalmente durante a etapa de crescimento. Ele cria uma espécie de rede protetora com o gás carbônico, fazendo assim com que a massa aumente seu volume.

Depois de ingeridos os alimentos com glúten, a proteína chega ao estômago como uma espécie de goma, que acaba grudando nas paredes do órgão e muitas vezes pode causar um desconforto na digestão.

Por conta disso, muitas pessoas sofrem com o consumo do glúten, desde aqueles que possuem sensibilidade à proteína, e que acabam passando mal com seu consumo, até os celíacos, que têm intolerância total e fazem opções de substituição em um atacadista de peixes.

Com a doença celíaca, existem muitos desdobramentos do consumo de glúten, como dores abdominais, problemas intestinais e casos mais graves de alergias e dores. Estas pessoas costumam remover completamente o glúten de suas dietas.

A remoção do glúten também é muito interessante para melhorar a saúde e a qualidade de vida, além de ajudar na perda de peso, o que faz com que muitas pessoas acabem adotando dietas sem glúten mesmo que não tenham problemas relacionados a isso.

Benefícios da remoção do glúten

Agora que você consegue entender um pouco melhor o glúten e como encontrá-lo, é hora de identificar seus principais benefícios e como uma dieta sem glúten pode ajudar a melhorar sua vida como um todo.

É importante ter em mente que cada corpo é único e metabolismos diferentes podem ter reações diferentes a uma mesma prática. Por isso, duas pessoas podem ter resultados completamente discrepantes ainda que estejam fazendo dietas similares.

Por isso, é importante que você entenda sua própria realidade e rotina para conseguir trabalhar com esse tipo de dieta, otimizando suas ações e entendendo suas possibilidades dentro de uma estrutura adequada para usar uma máquina envasadora de iogurte.

Vale lembrar que pessoas com intolerância ao glúten, seja essa intolerância leve ou total, não têm escolha a não ser fazer esse tipo de dieta, portanto os benefícios são identificados para pessoas que não possuem nenhum problema com relação ao consumo da proteína.

Melhorias na digestão

Um dos maiores problemas da atualidade está relacionado diretamente a digestão, que acaba com complicações em diversas pessoas. A indústria de alimentos cada vez mais comercializa produtos artificiais, que geram esse tipo de problema.

O excesso de glúten utilizado na produção de uma série de alimentos acaba fazendo com que a ingestão da proteína seja muito alta. Por se formar uma massa elástica no estômago, isso acaba gerando uma sensação de estufamento.

O tempo de digestão acaba sendo muito ampliado, o que além de deixar a pessoa com uma sensação de cansaço, acaba ampliando ainda mais a possibilidade de retenção de líquidos, um problema que afeta milhares de brasileiros.

Quando você elimina completamente o glúten de sua dieta, tem uma sensação de aceleração do metabolismo. Isso acontece porque há uma diminuição no inchaço da barriga durante o processo de digestão.

Essa redução também é muito importante para reduzir o tamanho do abdômen e medidas de roupas em geral, sendo uma importante métrica de emagrecimento para quem está buscando diminuir seu peso, sendo interessante o consumo de açaí atacado curitiba.

Ingestão de calorias otimizada

Embora o glúten em particular seja uma proteína, os produtos que o contém são altamente calóricos, o que acaba sendo muito prejudicial para o controle de peso como um todo. Alimentos como macarrão e bolos podem ser um grande problema para dietas.

Quando você elimina esses alimentos, isso não significa que você terá um déficit em calorias. Na verdade, é possível substituir esses alimentos por uma dieta muito mais saudável, que envolve frutas, verduras e legumes, além de proteínas magras.

Aos poucos, seu organismo se adapta a nova dieta e você consegue um processo natural de emagrecimento, deixando de lado estes alimentos calóricos e optando por um estilo de vida muito mais saudável.

A dieta enriquecida com estes alimentos, como tubérculos, farinhas de amêndoas e castanhas, acabam trazendo uma série de benefícios ao corpo, não só o emagrecimento.

Uma pessoa que muda seus hábitos alimentares acaba com mais energia para trabalhar em uma fabricante de maquinas para industria alimentícia.

Ter uma vida saudável pode depender de outros fatores, como um bom sono ou uma rotina melhor estruturada, mas a alimentação é certamente um dos elementos mais importantes desse tipo de atividade.

Redução de inflamações

A obesidade é um problema mundial, e cada vez mais pessoas estão tendo que lidar com esse tipo de ação. Uma de suas principais causas é a má alimentação, aliada ao sedentarismo, que ajuda ainda mais a lidar com esse tipo de atividade.

A inflamação das células é um dos problemas relacionados a essa doença, e o glúten tem uma parcela de culpa nesse processo, uma vez que ele acaba sendo responsável pelo inchaço por conta de sua digestão demorada.

Com a eliminação do glúten na dieta, você consegue reduzir consideravelmente os processos inflamatórios, entre eles os responsáveis por causar obesidade nas pessoas. As inflamações também estão relacionadas a uma série de doenças.

As inflamações podem gerar comprometimento de diversas áreas do corpo, e por isso é importante manter atenção e cuidado com relação a esse tipo de atividade. Embora o uso de anti-inflamatórios seja uma ação comum, estes medicamentos possuem contra-indicações.

Por isso, o ideal é evitar ao máximo consumir alimentos que possam otimizar esse processo inflamatório, eliminando assim o glúten de sua dieta e possibilitando uma qualidade de vida superior a longo prazo com o consumo de uma distribuidora de carnes para restaurantes sp.

Produtos artesanais

Os produtos conhecidos como glúten-free não são tão comuns no mercado, o que pode parecer uma desvantagem em um primeiro momento. Entretanto, esse tipo de restrição não é muito grande e você consegue encontrar em produtores artesanais todos os itens que precisa.

Dessa maneira, você não só melhora sua qualidade de vida, mas trabalha diretamente com a economia criativa local, conhecendo pessoas que trabalham criando alimentos para pessoas que têm intolerância a glúten e encontrando restaurantes e mercados especializados.

Hoje, existe uma visibilidade muito maior para a dieta sem glúten na grande mídia, e algumas marcas têm se esforçado para trazer produtos de qualidade com preços dentro da métrica de mercado.

Considerações finais

O glúten é um elemento muito comum nos dias de hoje, mas ele pode ser um grande vilão para pessoas com sensibilidade ou intolerância, a ponto de outros alimentos quando colocados em contato com ele podem trazer desvantagens.

Por isso, saber como eliminar o glúten de sua dieta é uma ótima maneira de garantir resultados mais expressivos e otimizar sua alimentação, garantindo um recurso mais saudável a longo prazo com pão de forma integral valor.

Quanto mais você conseguir tirar o glúten de sua rotina, mais adequado ficará sua alimentação, sobretudo se o seu interesse em mudar de dieta é para a redução de peso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up