Como garantir o retorno de seus colaboradores a empresa com segurança

O sucesso de uma companhia depende muito da relação que a empresa possui junto aos seus colaboradores, sendo essa conexão a responsável por ditar os rumos a serem trilhados por uma empresa, em busca de se estabelecer ou se expandir no mercado.

Até porque para que os objetivos sejam conquistados se mostra necessário ter uma forte relação com o seu público. Uma conexão é obtida justamente pela  relação entre os consumidores e os funcionários de uma empresa, que agem como uma ponte.

Pois de pouco adianta apresentar um ótimo produto e serviços e o seu público não possui uma noção real sobre essa excelência, sendo a principal função de uma tentante em uma loja por exemplo, ao apresentar os produtos disponíveis aos visitantes do local.

Essa relação entre o público e as empresas não só continua a prevalecer dentro do mercado digital, como tornou-se ainda mais relevante, já que uma uma recepção negativa pode ser o motivo para uma reclamação chegar aos mais distantes pontos digitais.

Fazendo com que um consumidor encontre uma série de avaliações ao buscar no seu navegador por “água sanitária SP”, existindo informações sobre o custo do produto, o tempo de entrega e outros dados referentes a reação do público sobre tais mercadorias.

No mercado atual, um dos grandes desafios de qualquer empresa é justamente fortalecer os laços com as pessoas relacionadas aos seus serviços, seja com o público consumidor ou com o seu coletivo interno, formado por funcionários e parceiros comerciais.

E essa relação passava por um grande processo de expansão, com as marcas buscando alinhar as atividades de suas lojas digitais e físicas, em busca de adotar as melhores estratégias no que se refere ao atendimento de pessoas associadas aos seus serviços.

Mas como nem tudo é possível de ser previsto, o mercado comercial passou por um grande impacto nos últimos anos, com ocorrência de uma pandemia, no que acabou por modificar as atividades de consumo da população.

Fazendo com que certos produtos, como máscara de algodão reutilizável, assumissem as primeiras posições entre as necessidades do consumidor. E se o mercado mudou no período de pandemia, o mesmo vale para sua relação com os funcionários.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

O papel do empregador durante a pandemia

Muitos negócios acabaram por fechar suas portas por causa dos impactos econômicos e  sociais gerados pela pandemia de covid-19. Existindo uma baixa procura por certos produtos, enquanto serviços essenciais continuam a sofrer demandas.

Em alguns casos houve até mesmo um crescimento sobre a necessidade desses serviços, como ocorreu com os materiais de limpeza e proteção, como foi o caso do álcool em gel e das máscaras cirúrgicas descartáveis, entre outros materiais.

Mesmo os negócios que continuaram abertos tiveram que adaptar suas atividades, principalmente aqueles voltados à realização de tarefas em escritório, com os funcionários passando a realizar suas tarefas diretamente de casa, a partir do modelo remoto.

Enquanto algumas atividades podem ser adaptadas para um modelo a longo distância, o mesmo não aconteceu com alguns setores, como no ramo de alimentação, no que envolve  a produção dos pratos em um restaurante.

Ao mesmo tempo que esses estabelecimentos também tiveram que adaptar o serviços, tendo um foco maior aos serviços de entrega, e em um momento posterior da pandemia, com a liberação dos estabelecimentos públicos, modificando a estrutura do local.

Com a alta disposição de materiais como dispenser papel toalha e sabonete líquido em todas as unidades, o que já era de praxe, mas que agora se mostraram essenciais, acompanhado dos totens que disponibilizam álcool em gel.

E foi a partir dessas adaptações que o comércio foi sobrevivendo mês após mês, buscando oferecer a mesma qualidade dos serviços, agora complementados pela sensação de proteção e segurança junto às suas dependências.

De forma a garantir a saúde de todos os envolvidos nessas negociações comerciais, clientes, administradores e principalmente os funcionários, que diariamente ficavam expostos a um número maior de público, até durante o transporte ao trabalho.

A situação começou a mudar a partir da chegada das vacinas, trazendo uma maior imunização ao público, o que aos poucos permitiu a abertura de lojas, a expansão na quantidade de público permitido, além do retorno gradual dos clientes.

Um movimento que fez com que o público passasse a procurar por “máscara descartável de proteção comprar” não apenas para ir ao trabalho ou realizar atividades essenciais, como ida ao médico e ao mercado, mas para passear na praia e ir ao shopping.

Dentro dessa realidade, o meio empresarial pode ter novamente a chance de receber os seus funcionários presencialmente em seus escritórios, por mais que ainda possa existir uma certa resistência por parte desses colaboradores.

Principalmente um longo período de adaptação, sendo exigido aos mesmo um processo de readaptação, recuperando a rotina de sair de casa e se dirigir até o seu trabalho.

Cabe ao empregador não só entender essa situação como também agir para que os seus funcionários sejam bem-recebidos de volta ao ambiente tradicional de trabalho, garantindo o retorno dos empregados que estavam unicamente no modelo home office.

Prepare sua empresa para receber os funcionários

Para garantir que seja possível para sua companhia voltar a receber os seus funcionários no modelo presencial de trabalho, é preciso tomar algumas atitudes, preparando as dependências do seu estabelecimento para receber novamente esse público.

Algo que pode ser conquistado a partir das seguintes etapas:

Descontaminação da empresa

Normalmente qualquer estabelecimento que tenha passado muito tempo fechado precisa naturalmente de uma faxina geral, para que seja possível receber novamente pessoas nesse espaço. E isso se intensifica dentro do período de pandemia.

Além da limpeza e conservação de escritórios em geral, é preciso também contar com o apoio de funcionários especializados nesse tipo de serviço, para que seja possível garantir a higiene constante desse espaço.

Mantendo a higiene local

Junto da higienização do local, se deve adotar medidas que ajudem a garantir uma frequente higienização do local, tanto por parte dos profissionais de limpeza como dos outros funcionários que irão exercer suas atividades nesse espaço.

Entre tais medidas é possível destacar algumas, como:

  • Ambientes ventilados;
  • Distanciamento de mesas e cadeiras;
  • Disponibilização de álcool em gel;
  • Distribuição de máscaras descartáveis;
  • Menor número de pessoas no elevador;
  • Implementação de placas de sinalização.

Um conjunto de simples, mas importantes ações para garantir a higienização do local, estando apto a receber diariamente os funcionários de uma empresa.

Permita o trabalho híbrido

Por mais que o trabalho possa estar voltando aos escritórios, a situação ainda pode ser preocupante para pessoas de idade avançada ou que possuam alguma condições que os colocam em um estado mais frágil de saúde.

Com isso em mente, é importante permitir que alguns funcionários continuem a exercer suas atividades no modelo remoto, enquanto outros já podem se dirigir presencial a tais postos de trabalho.

Opera com um modelo de escalas, para que não existam muitas pessoas fisicamente no mesmo espaço é uma opção relevante, fazendo assim com que esse público se sinta pronto para recorrer novamente aos serviços de uma empresa de uniformes sociais em SP.

Tenha uma comunicação aberta

Trabalhar com canais abertos de diálogo já era uma necessidade do mercado de trabalho antes mesmo do período de pandemia, existindo agora somente uma maior relevância nessa comunicação clara.

Principalmente no que envolve o retorno dos funcionários ao ambiente presencial, para que isso não soe como uma imposição, mas sim como um convite para que eles retornem ao seu modelo de trabalho anterior.

Evite reuniões e eventos presenciais

Por mais que exista um movimento de retorno ao trabalho e de maior socialização, ainda não é o momento de apostar em eventos de grande porte ou grandes reuniões de trabalho. Nesse caso, é indicado seguir com as videoconferências e encontros remotos.

Ainda mais quando se trata de empresas que atuam com um grande público de funcionários, como popularmente acontece com as empresas de serviços terceirizados.

Esteja preparado para o futuro

Assim como a pandemia surgiu de forma inesperada, obrigando as empresas a adaptarem completamente aos seus serviços, outras mudanças podem ocorrer, acompanhando também a revolução tecnológica que domina o mercado atualmente.

Nesse sentido, é importante também preparar os seus funcionários para esse mundo de alterações constantes, oferecendo, por exemplo, cursos e palestras voltadas à elaboração de medidas e atividades que ajudem nesse processo constante de adaptação.

O que vale para todos os tipos de mercado, passando por uma empresa terceirizada de zeladoria, um grupo de gestão condominial ou até mesmo uma companhia voltada ao ramo de tecnologia. Todas devendo se adaptar às mudanças presentes no mercado.

O mais importante é garantir que o seu ambiente de trabalho esteja aberto para receber voamento e os seus funcionários, e que os mesmo se sintam motivados a exercer novamente a sua rotina de atividades, melhorando a sua vida assim como a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

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