6 motivos para praticar exercícios físicos

6 motivos para praticar exercícios físicos

Os exercícios físicos são uma atividade planejada, repetida e claramente prescrita, geralmente feitos em uma área de prática apropriada.

Por exemplo, correr para pegar o ônibus é um tipo de atividade física, enquanto correr na esteira é um tipo de exercício físico. Levantar uma sacola de compras é uma atividade física, enquanto levantar pesos é um exercício.

Manter-se fisicamente ativo é essencial para uma boa qualidade de vida, prevenindo doenças e mantendo uma boa saúde física e mental.

No entanto, muitas pessoas não sabem distinguir entre atividade física e exercício físico, que são fatores importantes para atingir esses objetivos.

Idealmente, ambos estão presentes no dia a dia, mas a maioria das pessoas se considera fisicamente ativa, principalmente aquelas que exercem uma profissão como serviços de paisagismo e jardinagem.

Então, para ajudar nesse quesito, este artigo irá falar sobre o que é exercício físico, quais são os benefícios e quais são os motivos para praticar exercícios para melhorar o bem-estar e saúde mental.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Conceito de exercício físico

Embora relacionado ao movimento físico, o exercício físico é uma atividade planejada na qual o movimento é realizado de forma planejada e tem um objetivo específico.

Além disso, a prática deve ser contínua e sob a supervisão de um profissional. Eles são responsáveis ​​por explicar e instruir sobre intensidade, duração, carga, objetivos e outras métricas importantes para a correta execução dos exercícios.

Os programas de exercícios são desenvolvidos com base na avaliação do perfil e condição física de cada indivíduo.

Mesmo aqueles que trabalham com atividades mais “tranquilas” como o desenvolvimento de uma sala planejada para apartamento pequeno se beneficiam.

Ao contrário das atividades físicas, elas envolvem movimentos técnicos, pois envolvem exercícios físicos como:

  • Natação;
  • Corrida;
  • Musculação;
  • Futebol;
  • Basquete;
  • Exercício funcional;
  • Boxe.

Esses são apenas alguns dos diversos exemplos que podem ser citados, porém é preciso encontrar um exercício que se adeque a realidade da pessoa, dessa forma, praticar o exercício se tornará muito mais prazeroso.

O exercício pode ajudar a equilibrar ou construir músculos, perder peso, melhorar a respiração, baixar a pressão arterial e prevenir doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Além disso, o exercício físico pode ajudar a controlar o colesterol, reduzir o risco de obesidade e ajudar a controlar o colesterol.

O exercício físico também é recomendado para o tratamento da depressão. Nela, o organismo libera endorfina, hormônio que promove a felicidade.

É fundamental lembrar que todo exercício físico também é uma atividade física. Assim, o que caracteriza o exercício físico é a finalidade de movimentar o corpo.

Outras atividades envolvem os músculos se movendo para completar uma tarefa, nos exercícios, o objetivo é realizar o próprio exercício.

Os esportes são exemplos de exercícios físicos que envolvem o corpo. Cada método tem seus próprios movimentos corporais específicos.

Os membros superiores de um jogador de futebol são menos importantes do que os de basquete, vôlei ou arremesso de peso.

Em uma academia dedicada à musculação, cada máquina possui um grupo específico de músculos que devem ser desenvolvidos por meio da repetição de movimentos específicos.

As atividades físicas têm benefícios relacionados à saúde, mas também oferecem oportunidades de recreação e prazer, ambos os quais também são benéficos para o corpo humano.

Benefícios de praticar exercícios físicos

Indivíduos que ficam inativos por longos períodos de tempo, deitam-se ou sentam-se, são mais propensos a ter problemas de saúde.

Afinal, manter um corpo ativo é benéfico para prevenir uma série de problemas, mas também traz outros benefícios que fazem bem à vida de qualquer pessoa, principalmente se aliado a uma alimentação mais saudável.

Em seguida, será possível detalhar como as atividades e exercícios físicos melhoram o bem-estar, têm impacto significativo na qualidade do sono e também têm efeito positivo na prevenção de doenças crônicas.

Melhora o bem-estar

Praticar exercícios e atividades físicas libera endorfina, hormônio que está associado à sensação de felicidade e prazer, dessa forma, pessoas que trabalham como enfermeira a domicilio podem se beneficiar muito de praticar exercícios físicos.

Como resultado, quem mantém o corpo ativo tem um efeito positivo no humor, reduz a tristeza e a depressão e aumenta a sociabilidade, essenciais para uma vida mais plena.

Eleva a qualidade do sono

Quem tem dificuldade para dormir ou tem sono ruim por trabalharem em profissões que requerem muita concentração física ou mental, como exame admissional de sangue tem o auxílio da atividade física e exercício físico como companheira.

O exercício regular promove o equilíbrio hormonal, o cérebro consegue produzir e equilibrar substâncias que estão envolvidas no bom funcionamento do corpo e também da mente.

É essencial lembrar que a prática de exercícios libera adrenalina, hormônio que mantém o corpo e a mente ativos. Como resultado, é aconselhável não se exercitar perto da hora de dormir.

Além disso, o exercício regular é benéfico para a qualidade do sono daqueles que tomam medicamentos como remédio homeopático para emagrecer, além de que quem possui um sono de alta qualidade tem uma vantagem maior nos esportes.

Ajuda na prevenção de doenças crônicas

O exercício aumenta a circulação e a absorção de oxigênio pelo sangue, isso aumenta a redução da pressão arterial.

Como resultado, previne o desenvolvimento de doenças como pressão alta e outros problemas cardiovasculares.

O exercício regular também promove a perda de peso e previne complicações associadas à obesidade, a gordura é queimada e evita o acúmulo.

Juntamente com uma dieta saudável de uma franquia alimentação baixo investimento e exercícios regulares, a atividade física e o exercício têm efeito no controle do diabetes.

Como o corpo requer energia para realizar os exercícios, ele utiliza o açúcar do sangue para suprir a demanda, o que controla a doença.

Razões para fazer exercícios físicos

O sedentarismo é uma das principais causas de morte e problemas de saúde nos brasileiros. Nesse cenário, é preciso entender a importância da atividade física em sua rotina diária para ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

O maior benefício é que não é preciso dedicar horas à academia para ter uma melhor qualidade de vida. É possível introduzir gradualmente a atividade física por meio de sessões que aumentam gradualmente a duração até que o corpo se acostume com o novo horário.

1. Melhora a saúde mental

A saúde mental também se beneficia do exercício e da atividade física. Outras modalidades, como esportes coletivos, promovem a socialização, o aprendizado e potencializam o desenvolvimento de áreas do cérebro que previnem sintomas de ansiedade e depressão.

Além disso, as endorfinas são liberadas pelo organismo que também libera hormônios como a serotonina. Ambos são neurotransmissores e têm a capacidade de reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão.

Eles melhoram a memória, o raciocínio e auxiliam na manutenção das emoções, o que é muito benéfico para pessoas que trabalham micropigmentação labial em morenas e outras profissões relacionadas.

2. Reduz o risco de osteoporose

Outras doenças que podem ser evitadas por meio da atividade física e do exercício incluem a osteoporose. Afinal, manter um corpo fisicamente ativo aumenta a musculatura e as articulações.

Este é um benefício significativo, principalmente para os idosos, que são mais susceptíveis à deterioração natural do osso, o que aumenta a probabilidade de desenvolver doenças.

3. Diminui o risco de AVC

O exercício regular também reduz a probabilidade de desenvolver um acidente vascular cerebral, causado por fatores como diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Como a prática de esportes e exercícios tem papel na regulação dos hormônios, um dos benefícios é a diminuição do risco de sofrer um AVC.

4. Aprimora a força muscular

O esforço constante e duradouro promove o crescimento e fortalecimento dos músculos. Logo, em poucos meses, é possível que ganhe massa muscular e que o músculo esteja mais proeminente.

O exercício físico, inclusive, promove a prevenção de lesões. Exercícios que focam na musculação são normalmente recomendados pelos médicos, principalmente para aquelas pessoas que trabalham com fabricação de tag embalagem personalizada.

5. Aumenta a flexibilidade

A prática promove maior flexibilidade. Como resultado, pode-se incluir alguns momentos de alongamento antes, durante e após a atividade física.

Esse cuidado é essencial, pois a elasticidade facilita o fortalecimento dos tendões e ligamentos, isso reduz problemas de encurtamento e melhora a execução das atividades diárias com mais facilidade.

6. Auxilia na qualidade da respiração

Além disso, a respiração é aprimorada por meio da atividade física. O método recomendado é inspirar pelo nariz e soltar o ar pela boca, isso evita que a pessoa fique com falta de ar durante os exercícios.

Ao aumentar a capacidade respiratória, reduz-se a probabilidade de desenvolver bronquite, asma e outras doenças respiratórias.

Considerações finais

Os exercícios físicos ajudam a melhorar muito a qualidade de vida das pessoas que praticam qualquer tipo de atividade.

Os benefícios citados ao longo deste artigo são apenas alguns dos muitos tipos de vantagens que ajudam na saúde mental e física dos indivíduos. Sendo assim, é fundamental que todas as pessoas pratiquem exercícios físicos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up