Esclarecemos os principais mitos sobre suplementos

homem tomando suplemento

Os suplementos são produtos que podem ser utilizados como estratégia para aqueles que querem ter uma vida mais saudável. Pessoas que se alimentam de forma inadequada, praticantes de exercícios físicos e atletas são os tipos de indivíduos que podem recorrer a esse recurso.

Sendo assim, a utilização de suplementos alimentares é um tema cercado por diversos mitos. Isso faz com que muitos indivíduos utilizem tais produtos incorretamente ou sem orientação especializada. Outro fator comum é o fato de existirem pessoas que abrem mão dos seus benefícios com receio de que os mesmos sejam prejudiciais à saúde.

Dessa forma, o acesso a informações de qualidade pode ajudar você a descobrir novas estratégias para conquistar uma vida mais saudável. Por isso, vamos esclarecer  os principais mitos sobre suplementos. Gostou da ideia? Então, confira!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Os suplementos substituem a alimentação saudável

Os suplementos alimentares são produtos destinados à complementação alimentar. Eles podem fornecer ao organismo uma série de nutrientes, como proteínas, vitaminas, minerais, entre outros. O seu uso não substitui uma alimentação saudável!

Isso quer dizer que, mesmo que você utilize esses produtos de forma adequada, eles não lhe trarão saúde quando associados a uma dieta desbalanceada, rica em alimentos industrializados e preparações à base de sódio, açúcar e gorduras de má qualidade. Portanto, o equilíbrio alimentar permanece necessário mesmo com a utilização de suplementos.

Esses produtos podem substituir totalmente as refeições

Essa crença, geralmente, vem de pessoas que acreditam na falsa ideia de que a utilização dos suplementos no lugar das refeições promoverá maior ganho ou perda de peso. Esse comportamento está errado!

Ter uma alimentação saudável é muito importante para quem quer ter saúde e peso adequado. Os suplementos devem funcionar apenas como mais um artifício utilizado nessa busca e não como um substituto.

Como já mencionado, eles têm como função o fornecimento complementar de macronutrientes e micronutrientes para o organismo. Portanto, podem ser incluídos na sua alimentação e de forma alguma devem substituí-la.

Só os atletas devem consumir suplementos

É verdade que os suplementos são muito utilizados por praticantes de exercícios físicos e por atletas. Isso se dá pelo fato de que essas pessoas têm uma rígida rotina de treinamento, precisando criar estratégias para melhorar o seu desempenho.

A principal função dos suplementos alimentares é fornecer nutrientes ao organismo quando não é possível alcançar as necessidades nutricionais do indivíduo por meio da alimentação saudável. Suplementos de carboidratos, ácidos graxos essenciais, vitaminas, minerais e de proteína, como a whey protein, estão entre os mais consumidos.

Sendo assim, esse tipo de produto é ideal para aquelas pessoas que devido a uma rotina corrida não conseguem atender às suas necessidades nutricionais apenas por meio da alimentação saudável.

Os suplementos devem ser consumidos apenas por adultos

Como esses produtos se popularizaram devido à sua crescente utilização pelo público praticante de exercícios físicos, acredita-se que eles sejam de uso exclusivamente adulto. No entanto, isso não é verdade!

A utilização de suplementos pode ser necessária para garantir o aporte de todos os nutrientes indispensáveis para o crescimento ideal e saudável quando a criança não se alimenta corretamente.

Além disso, os suplementos são utilizados no tratamento de doenças ou outras disfunções orgânicas, como a dificuldade de produzir ou de armazenar algum nutriente específico, tanto em adultos quanto em crianças.

Ele também é um bom recurso para crianças com restrições alimentares, sejam elas de caráter fisiológico ou comportamental.

Os suplementos causam efeitos colaterais

Esses produtos são compostos por nutrientes naturais encontrados tanto no corpo humano quanto nos alimentos. Por essa razão, eles não causam efeitos colaterais. O que pode trazer malefício ao organismo é o uso indiscriminado dessas substâncias.

O excesso de alguns nutrientes, como a proteína e a cafeína, pode causar efeitos deletérios ao organismo. No caso de excesso de suplementos proteicos, por exemplo, pode haver sobrecarga renal e, com os termogênicos à base de cafeína, alterações cardíacas em algumas pessoas.

É importante, também, ter atenção com a qualidade do suplemento. Um suplemento de má qualidade pode conter aditivos ou substâncias que podem levar a efeitos indesejáveis ou insuficientes. Nesse sentido, a leitura da lista de ingredientes contida no rótulo é muito importante.

Evite adquirir e comprar suplementos que não sejam registrados e regulamentados pelos órgãos brasileiros competentes. Produtos de procedência duvidosa podem prejudicar a saúde.

Essa questão pode ser resolvida com a aquisição de produtos confiáveis e de boa qualidade, que podem ser encontrados em uma loja especializada. A orientação de um bom profissional também é indispensável para a escolha do melhor suplemento e a forma correta de sua utilização.

A utilização desses produtos pode aumentar o peso

O uso do suplemento em si não é responsável pelo ganho de peso dos indivíduos! O ganho de peso é resultado do desequilíbrio no balanço energético. Isso quer dizer que você só tem aumento do seu peso corporal se a sua ingestão calórica for maior que o seu gasto energético.

Suplementos à base de carboidrato, por exemplo, quando utilizados acima da quantidade que o corpo é capaz de queimar durante o treino, podem ser convertidos em gordura.

Desse modo, a utilização do suplemento deve ter sintonia com a sua alimentação, a sua rotina de exercícios e, principalmente, com os seus objetivos. A quantidade de energia e nutrientes ingeridos deve estar de acordo com as necessidades nutricionais do indivíduo.

A ingestão de suplementos pode criar músculos mesmo sem treino

Esse é um dos mitos sobre suplementos mais disseminados entre os consumidores. A verdade é que não existe essa possibilidade sem a prática de exercícios físicos. Portanto, é impossível o ganho de massa muscular apenas com a ingestão desses produtos.

O que ocorre é que alguns tipos específicos de suplementos, quando utilizados em quantidades e momentos adequados, podem otimizar o ganho de massa muscular. Essa estratégia também deve ser planejada de acordo com o objetivo e a rotina de cada indivíduo.

Como você pode perceber, existe uma série de mitos sobre suplementos presentes no imaginário da população. No entanto, esses mitos são criados a partir do uso inadequado desses produtos.

Desse modo, a orientação de um profissional de nutrição é muito importante. Ele poderá garantir que a forma de utilização do suplemento o auxilie na conquista de seus objetivos de forma eficaz e segura.

Gostou destas informações e acha que pode se beneficiar com o uso de suplementos? A nossa equipe conta com a orientação de um nutricionista especializado. Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Go up