Como escolher o suplemento alimentar correto para você?

Suplementos Alimentares como Escolher Corretamente

Na hora de escolher o suplemento alimentar, você sabe o que considerar primeiro? Criamos um guia prático para você.

Com inúmeras marcas no mercado e promessas atrativas em rótulos de produtos, às vezes fica difícil escolher o melhor. Quem nunca comprou algo pela propaganda? No entanto, quando falamos de saúde, esse hábito precisa ser deixado de lado.

O uso de suplementos alimentares, por exemplo, é muito comum entre pessoas que praticam atividade física e atletas, mas muitos resumem o produto ideal apenas pela marca mais popular ou mais cara.

Acontece que um bom suplemento vai além. É preciso considerar pontos fundamentais. Dessa forma você compra o melhor produto com o melhor benefício para o seu corpo. Então vamos descobrir que pontos são esses? Nós destacamos no post abaixo.

Resumo deste maravilhoso conteúdo

Qualidade, eficácia e credibilidade devem ser consideradas sempre

A qualidade, a eficácia e a credibilidade, certamente, são pontos que não estão ligados às suas necessidades nutricionais, mas que contam bastante para a resposta dos suplementos em seu organismo.

Vamos explicar melhor.

Se você compra um item de baixa qualidade pensando que ele trará o mesmo resultado daquela marca mais conhecida, está arriscando. Na hora de escolher o suplemento alimentar ideal para você, não enxergue o produto como um investimento desnecessário. Dessa forma, as chances de acabar com uma marca ruim em mãos diminuem bastante.

Credibilidade e Confiança na Busca por Suplementos

Outra maneira de prezar pela qualidade e credibilidade dos seus suplementos alimentares, é escolhendo um bom revendedor. Evite comprar produtos em locais que não forneçam nota fiscal, que comercializem produtos de procedência duvidosa ou pratiquem preços muito abaixo do mercado.

Também é bom evitar lojas que não tenham uma equipe com pelo menos um profissional da área da Saúde, para auxiliar e tirar todas as suas dúvidas em relação aos produtos disponíveis para compra e a forma correta de utilizá-los.

Não compre produto ilegal

É importante conferir as garantias legais de cada produto que você compra. Todos os produtos precisam ter a descrição de compostos em seus rótulos, juntamente com a quantidade exata de cada ingrediente.

Eles também precisam ter garantia de qualidade, certificando que eles estão aprovados pela vigilância sanitária, seja através de registro ou dispensa do mesmo pelo órgão fiscalizador. Aqui no Brasil, as regras de fiscalização estão disponíveis no site da Anvisa.

A Anvisa também fica responsável por fiscalizar os suplementos alimentares importados. Por isso, confira também se o suplemento que você está comprando possui as especificações necessárias de liberação do órgão.

Todo produto importado necessita ter a rotulagem dos ingredientes e informação nutricional em português, além das especificações do importador. Essa é mais uma garantia que você tem de estar levando para casa algo legal e fabricado com responsabilidade.

O que considerar na hora de escolher o suplemento alimentar ideal?

Alguns pontos facilitam bastante na hora de escolher o suplemento alimentar ideal. Consideramos alguns cuidados importantes, em destaque abaixo.

Conheça as suas necessidades nutricionais

As suas necessidades nutricionais ou ergogênicas são premissas no momento de escolher o suplemento alimentar. Elas indicam quais as deficiências presentes em sua dieta e, se você não as conhece, não dá para saber como complementar corretamente.

É preciso saber, por exemplo, se sua carência é mais proteica, de ácidos graxos ou energética, se você precisa da ergogênese por creatina, se quer queimar gordura com uso da cafeína, etc. Consulte sempre seu nutricionista para que ele liste e avalie isso para você.

Analise o seu orçamento

Existem produtos bons de todas as faixas de preço. Se você tem em mente um valor determinado para compra dos seus suplementos alimentares, dá para escolher o melhor custo-benefício.

Pense em um investimento em longo prazo também. O valor que você gastou em um mês pode ser mantido para os próximos? A troca de suplementos de menor eficiência, consequentemente, trará resultados diferentes.

Saiba mais sobre a eficácia x dosagem de cada suplemento alimentar que você usa

Qual a dose correta para os suplementos

Há um padrão para dosagem de todos os produtos. Contudo, as suas necessidades nutricionais vêm em primeiro lugar, lembra? Se você recebe a indicação de tomar uma dosagem maior ou menor, precisa saber qual a marca que vai responder melhor nessas condições.

É preciso saber escolher o suplemento alimentar também pensando nisso. Além de ter um retorno maior para o seu corpo, você ainda pode se planejar melhor financeiramente.

Por exemplo, imagine que um pote de whey protein dure um mês na dosagem padrão, que é de 30g ao dia. No entanto, as suas necessidades pedem o dobro dessa dosagem. Se isso não entrar em seu planejamento, vai faltar suplemento e comprometer o seu desempenho.

Não fique hesitante em tentar

Você pode escolher uma marca que está no mercado há anos, conhecida, com bons resultados em outros consumidores, mas ainda assim precisa testá-la em seu corpo. O organismo humano é um fator bastante individualizado. Cada pessoa responde aos suplementos de uma forma muito particular e com você não seria diferente.

Se notou que um produto de uma determinada marca não reagiu muito bem em seu corpo, não trouxe os resultados que você desejava, não hesite em trocá-lo. Converse com seu nutricionista e veja qual a melhor opção.

Cuidado com as misturas na hora de escolher o suplemento ideal para você

O mercado de suplementos alimentares está cada vez mais amplo e isso permite uma acessibilidade maior para quem precisa destes produtos. Acontece que esse leque de opções também confunde alguns consumidores na hora de escolher o suplemento alimentar ideal.

Muitos acabam consumindo produtos, de certa forma descontroladamente, causando efeitos que não são os esperados. O segredo da nutrição esportiva não é acumular, mas selecionar o que você vai ingerir.

Importância da escolha correta dos suplementos

Alguns suplementos não têm compatibilidade entre si e você precisa entender isso. Por exemplo, qual a intenção de você usar um suplemento hipercalórico, voltado para ganho de peso em conjunto com um termogênico, voltado para emagrecimento?

Também não se deve ultrapassar a dosagem de proteína indicada. Converse periodicamente com seu nutricionista ou médico, pois eles poderão esclarecer essas questões. Jamais compre algum suplemento sem aconselhamento profissional.

Agora que você já sabe como escolher o suplemento alimentar ideal, o que acha de conhecer os produtos da nossa loja? Nós nos preocupamos com cada um dos nossos clientes. Por isso, temos um nutricionista especialista em nutrição esportiva ajudando cada um de vocês com dicas para escolher sempre o melhor suplemento alimentar.

 

Nutricionista Gustavo Schneider

Nutricionista CRN2 8501 - Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF). Entusiasta do uso de suplementação alimentar consciente e alimentação saudável

Separamos estes conteúdos especialmente para você

Go up