7 acessórios para praticar pilates em casa

mulher praticando pilates

O pilates é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos. Seja por sua versatilidade ou resultados satisfatórios, a prática dessa atividade tem se tornado muito popular em todo Brasil. O pilates contribui para a melhora da postura, respiração, fortalecimento muscular, além de ser um importante aliado na perda de peso.

Entretanto, com a correria do cotidiano ou a falta de recursos para investir em uma mensalidade cara muitas pessoas acabam desistindo da atividade. Mas nem tudo está perdido! Você sabia que é possível se exercitar de forma barata e prática com o auxílio de acessórios para pilates em casa?

Seguindo a orientação de profissionais do assunto e contando com os itens corretos para a realização da atividade, é possível sim começar a praticar exercício físicos como o pilates em qualquer lugar, até mesmo no conforto do seu lar! Fizemos um cheklist com os 7 acessórios mais importantes para praticar pilates em casa. Confira!

Resumo deste maravilhoso conteúdo

1. Anel de pilates

Também conhecido como Magic Circle, o anel é um dos acessórios mais tradicionais do pilates. É produzido com uma cinta metálica altamente resistente, revestida com tubo plástico e contém duas alças de pegada em EVA. Por ser feito de um material leve, o anel é fácil de transportar e guardar.

O anel de pilates possibilita a execução de vários exercícios, que atingem diferentes áreas do corpo. É uma excelente opção para otimizar seus treinos, ajudando a fortalecer e tonificar os seus músculos do interior e exterior das pernas, braços e tórax.

2. Colchonete

O colchonete é um acessório indispensável em praticamente qualquer rotina de exercícios físicos. Do alongamento até a tonificação muscular, ele é o acessório perfeito para trazer conforto e segurança para a realização das suas atividades, diminuindo o impacto do corpo com o chão.

O acessório é indicado para a prática de exercícios de solo, podendo ser usado em academias e até mesmo em casa. Ao comprar esse item, você deve estar atento ao tipo que melhor se adapta a sua altura e peso, de forma que o seu corpo fique confortavelmente acomodado. O uso incorreto do colchonete pode afetar a coluna e causar lesões.

3. Bosu

Também conhecida como Meia Bola de Equilíbrio, o Bosu é um equipamento recomendado para a prática de treinamentos funcionais e de reabilitação. O acessório é usado durante a realização de exercícios de agachamento e flexão onde, por meio da instabilidade provocada, o equilíbrio e consciência corporal são trabalhados.

Altamente versátil, o acessório permite a aplicação e realização de exercícios que não são possíveis com o uso de bolas inteiras. O Bosu pode ser utilizado de ambos os lados, sendo eficiente tanto na parte oval quanto na plana.

4. Cadeira

A cadeira é um item simples, mas que pode ajudar muito na prática do pilates. Com o modelo que você já tem em casa é possível aumentar a força do corpo e controlar as suas posturas. Se você busca praticidade em seus acessórios para pilates em casa, essa é a melhor opção.

Com o auxilo da cadeira é possível realizar diversas atividades, como abdominais, agachamento, fortalecimento de tríceps e levantamento de quadril.

Para realizar os exercícios de postura de forma correta, completando os movimentos com um bom desempenho, você deve sentar na beira da cadeira e com a coluna reta, ou seja, sem utilizar o encosto do objeto. Mas cuidado, certifique-se que você está bem equilibrado e evite acidentes.

5. Bola suíça

A Bola Suíça, também conhecida como Bola de Pilates é um dos acessórios mais conhecidos e utilizados pelos praticantes da modalidade. Além disso, também é indicada para a realização de treinamento funcional, musculação, jiu-jitsu ou qualquer outra atividade física que exija alongamento, equilíbrio e resistência.

O acessório é versátil e oferece uma infinidade de possibilidades para inovar e variar os seus exercícios físicos, trabalhando diferentes áreas do corpo. A bola pode ser encontrada nos tamanhos 45 cm, 55 cm, 65 cm, 75 cm e 85 cm. E o que vai definir a escolha do tamanho adequado é a altura do usuário.

Se você busca trabalhar os membros inferiores e musculatura abdominal, coloque a bola entre as pernas e faça movimentos circulares, de descida e subida, apertando a bola com as pernas durante o exercício.

6. Faixa elástica

Faixa Elástica é, sem dúvidas, um dos acessórios de pilates mais populares. É muito usada em diferentes modalidades esportivas, seja por educadores físicos ou profissionais de fisioterapia. Por sua facilidade de uso e transporte, o acessório permite a realização dos mais diversos tipos de exercícios em qualquer ambiente.

As faixas são indicadas para auxiliar o fortalecimento muscular, trabalhar as articulações, resistência, coordenação motora e demais habilidades funcionais. São oferecidas em diferentes tamanhos, cores e níveis de resistência, que variam de acordo com o seu objetivo e nível.

Você pode mesclar o uso do elástico com outros objetos, como a bola. Sentado na bola, posicione as pernas em 90º, prenda a faixa embaixo dos seus pés e utilize os acessórios para trabalhar os membros superiores, através de puxadas constantes.

7. Garrafa pet

A garrafa pet é uma importante aliada para a prática de exercícios físicos em casa, sendo uma excelente substituta dos pesos utilizados em academias. Além do fator sustentável, com o uso das garrafas é possível se exercitar utilizando materiais que você já tem em casa. 

Para começar, o ideal é iniciar os exercícios somente com o uso de água dentro da garrafa, fazendo exercícios de levantamento de peso que vão contribuir para o seu fortalecimento muscular. Com o tempo, no decorrer da prática e à medida que você for se adequando a rotina de exercícios, você poderá controlar o peso da garrafa substituindo a água por outros materiais, como areia ou terra.

Existem diversos acessórios para pilates em casa, você só precisa encontrar o que melhor se adapta aos seus objetivos e necessidades. Lembre-se de sempre contar com a orientação de um profissional qualificado antes de começar a prática de qualquer atividade física, seja em casa ou em uma academia especializada.

Está pronto para começar a praticar pilates sem sair da sua casa? Confira aqui a nossa variedade de produtos e aproveite!

Carlos Bach

Fisioterapeuta - Crefito 139.455-F - Graduado pela Feevale e Pós Graduado em Fisioterapia Neurofuncional (CBES). Possui Formação em Terapia Manual, Método Maitland, Mulligan e Neurodinâmica, além do Método Pilates e Pilates Clínico. Instrutor de Yoga Integrativa e Atleta de Jiu-Jitsu. 

Go up